Tábua de Queijos Natalícia e um Bom Ano

 

 

Gostava de ter vindo mais cedo, antes do Natal, para vos desejar Boas Festas e um doce e santo Natal. Mas o trabalho acumulou-se até hoje, foi quase impossível parar e respirar com a calma necessária a beleza destes dias. Consegui parar no 24 e 25 e estar com os meus mais queridos, consegui ver o sorriso da minha avó ao ver-me passados mais de seis meses, e esse foi o melhor natal que poderia ter. Muitas emoções este ano, um ano tão atípico. Foram duas as vezes que mudei a minha vida, e tive de me reinventar, de lutar, de criar, de tentar seguir o melhor caminho no meio de uma pandemia. 

Não posso dizer que foi um ano mau para mim, cresci enquanto pessoa e enquanto profissional. Cada vez faço mais o que gosto, e fui desafiada a fazê-lo. Passei por momentos muito felizes, de coração cheio, conheci pessoas maravilhosas e aprendi tantas coisas novas. Pelo meio houve momentos menos bons, perdemos uma amiga querida que lutou contra o vírus mas não resistiu, perdemos abraços e presenças, perdemos momentos. Mas ganhámos outros tantos, tenho em mim a esperança de dias melhores, onde vamos poder voltar a sentir esses abraços, esses momentos de presença de quem está longe e temos saudades. 

Não sou de fazer resoluções de ano novo, nunca o fiz, e muito menos agora com tantas incertezas o vou fazer. Aprendi a viver um dia de cada vez, a encontrar o melhor de tudo em cada situação. Não é fácil não, nem nunca vai ser. Mas se tiverem de fazer uma lista de resoluções, não se esqueçam de colocar uma dose extra de empatia, amor e bondade nela. Não se esqueçam nunca de dizer aos vossos o quanto gostam deles. Sempre. Sejam gratos pelo que têm, e tentem ver o lado bom das coisas. Apreciem os pequenos momentos, e lutem pelos vossos sonhos. Sempre. Muito grata por vos ter desse lado, por ter seguido este caminho e ainda aqui estar hoje, no último dia do ano a desejar-vos o melhor para o novo ano. Que seja um ano de esperança e gratidão, de luta e de resiliência. Um Feliz Ano Novo a todos.

 


 


 

Tábua de Queijos Natalícia

(não é uma receita, apenas uma sugestão de apresentação)

queijos variados:

- queijo da ilha, queijo azul, brie, chévre

- camembert com mel, nozes e alecrim no forno

- queijo fresco e requeijão 

- queijo da serra

enchidos e charcutaria:

- presunto

- salpicão

- chouriço

- salame

frutas da época:

- diospiros e romãs

- arandos frescos

- citrinos

doces e conservas:

- mel

- compotas caseiras

- chutneys 

frutos secos:

- nozes e avelãs

- pistácios

- passas de figo

para servir:

- crackers e tostas

- pão torrado

- grissinis


Preparação

Fatiar os queijos mais duros, e os enchidos. Colocar um camembert num tabuleiro com papel vegetal, fazendo uns golpes na superfície e colocar uma dose de mel, nozes picadas e alecrim picado no topo e levar ao forno até ficar mole. Fatiar a fruta e usar cortadores natalícios para fazer estrelas ou outros moldes. Abrir as romãs e o queijo da serra. Colocar o mel numa tacinha, bem como as compotas e os chutneys. Dispor tudo de uma forma agradável numa tábua de servir. Se possível ao som da vossa música preferida ou natalícia, com velas acesas na mesa, uns arranjos com ramos de pinheiro ou eucalipto e laranjas fatiadas desidratadas e paus de canela, e usar a própria fruta (romãs, citrinos, frutos secos) para enfeitar o ambiente e a mesa.

Bom Apetite e Bom Ano!



2 comentários:

  1. Tão bom!
    Passei para desejar um excelente Ano Novo 2021 e um Feliz Dia de Reis!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar