Bolo Gingerbread com Mascarpone e Nozes Caramelizadas

 

Trago um Bolo de Inverno, para estes dias tão frios e gelados. Não sou pessoa de frio, nunca me habituarei a estes dias tão frios, à minha casa de campo gelada que não aquece sem ser com o forno a lenha aceso. Estou sempre a queixar-me do frio, apesar das sete camadas de roupa, meias duplas, pantufas e estar coberta de mantas. Detesto ter frieiras nas mãos. Não conseguir trabalhar com as mãos assim. Sim, eu sei, já chega de me queixar do frio. É Inverno, é tempo dele.

Lá fora, de manhã cedo, vê-se o campo branquinho coberto de geada, e é uma imagem linda de ver, enquanto preparo um chá bem quente para me aquecer. Por estes dias os chás e as infusões são a melhor companhia, a par do aquecedor e das mantinhas. E claro, não me esqueço de ligar o forno, a comida de forno é comida de conforto e ajuda a aquecer o corpo e a alma. Um bolo é sempre a melhor companhia para um chá e aproveitar que o forno está aceso. Bolos de chocolate, de especiarias, com mel e frutos secos são os meus preferidos nesta altura.

Este Bolo Gingerbread feito com melaço e especiarias, recheio de nozes caramelizadas e cobertura de mascarpone foi o nosso centro de mesa na noite de Natal. O styling foi inspirado na Donna Hay, com os veados gingerbread e as árvores de alecrim. Criei a minha floresta encantada de Inverno, e nevou nesse dia. Foi mágico, e nesse dia nem pensei no frio, só nas coisas que me fazem felizes. Não há foto do interior porque só o abrimos à meia-noite, mas ficou bem guloso. Para um lanche mais simples podem optar por fazer só a massa do bolo numa forma bundt, salpicar com açúcar em pó e servir com um chá bem quente. É o que eu planeio fazer por estes dias.






BOLO GINGERBREAD COM MASCARPONE E NOZES CARAMELIZADAS

Bolo:

3 cháv de farinha de espelta branca

1 c.c. de fermento

pitada de sal

2 c.c. canela em pó

1 c.c. gengibre em pó

pitada de noz moscada e cravinho

150 gr de manteiga derretida e fria

1+1/2 cháv de açúcar mascavado escuro

1/2 cháv de melaço

4 ovos caseiros

1 cháv de iogurte grego natural


Nozes Caramelizadas:

150 gr de açúcar

água q.b.

125 gr de nozes em metades


Recheio e Cobertura:

500 gr de mascarpone

200 ml de natas para bater

4 c.s. de açúcar em pó

1 c.c. de pasta de baunilha


Preparação

Para o bolo, colocar numa taça os ovos e o açúcar e bater até ficar volumoso. Adicionar o melaço, manteiga e iogurte e bater bem. Depois juntar a farinha, fermento, especiarias e sal e envolver suavemente até homogéneo. Dividir a massa em duas formas de 20 cm untadas e com o fundo forrado com papel vegetal, e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, até cozer. Depois de cozidos, desenformar e colocar numa rede a arrefecer.

Enquanto cozem os bolos, preparar as nozes caramelizadas. Colocar o açúcar numa frigideira e uns pingos de água, e deixar ferver até formar um caramelo de cor âmbar. Juntar depois as nozes e envolver no caramelo, retirar do lume e espalhar numa folha de papel vegetal até arrefecer. Depois de frio, picar com uma faca em pedacinhos e guardar num frasco.

Preparar o creme, bater bem o mascarpone a baixa velocidade só até ficar cremoso, depois juntar as natas bem frias e bater em velocidade maior até ficar um creme firme. Juntar o açúcar em pó, a pasta de baunilha e bater mais um pouco até ficar cremoso.

Para montar o bolo, cortar cada um dos bolos ao meio de forma a obter quatro rodelas de bolo. Colocar uma das rodelas do bolo num cake stand ou prato de servir, espalhar um pouco da cobertura de mascarpone, espalhando bem até à borda do bolo com a ajuda de uma espátula, salpicar com nozes caramelizadas picadas e em seguida colocar a segunda camada de bolo por cima. Repetir o processo do  mascarpone e nozes nas camadas seguintes e finalizar na quarta camada de bolo. Espalhar o restante creme de mascarpone no topo do bolo e nas laterais e dar um ar "naked" com a ajuda de uma faca ou espátula, raspando algumas partes para revelar o bolo. Decorar com alecrim e bolachinhas gingerbread no topo. Conservar no frio.

Bom Apetite!




7 comentários:

  1. Uau que bolo maravilhoso!
    Passei para desejar um excelente Ano Novo 2021!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  2. Seja muito feliz todos os dias de 2021, cuide da saúde, proteja seus queridos e continue sendo generosa conosco, enviando-nos receitas incríveis, como essa! Carinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Maci,
      votos de um bom ano para si.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. The age of the infant is likewise the essential thought. For instance a structure block toys isn't reasonable for a child as little as 2 or 3 months. The instructive toys in pakistan could be very valuable at beginning phases as well.

    ResponderEliminar