Creme de Cogumelos e Castanhas


  

Dias frios e de chuva, de Inverno. Em casa. Pedem conforto, para a alma e para o estômago. E eu dou-lhe todo o conforto que preciso, ou sinto que preciso. Tento comer bem acima de tudo e em variedade, e é fácil quando temos uma horta, coisas que plantamos e colhemos. Depressa temos uma sopa na mesa, que é sempre um aconchego nestes dias frios. Aquecer as mãos e o corpo com uma malga de sopa é uma maravilha.

 

Outras vezes a vontade de uma sopa diferente impera, e sai um creme de cogumelos e castanhas como este, que não vem da horta, mas sabe tão bem. Sabe a floresta, a terra, a coisas selvagens, e é tão cremoso e adocicado. Intenso e rico. Adoro acompanhar com torradinhas de pão de alho e queijo parmesão, e servir com cogumelos salteados por cima, e com mais umas raspas de parmesão. Porque queijo nunca é demais. Perfeito.






 

CREME DE COGUMELOS E CASTANHAS

(serve 4)

Azeite q.b.

½ cebola picada

2 dentes de alho picados

1 alho francês fatiado finamente

450 gr de castanhas congeladas

450 gr de mistura de cogumelos frescos (brancos, marron, shitake)

800 ml de água a ferver (+ se necessário)

Sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de salva fresca e tomilho fresco picados

Queijo Parmigiano Reggiano q.b.

 

Preparação

Colocar um fio de azeite generoso numa panela e a cebola, alho e alho francês e deixar cozinhar em lume brando até amolecer.

Juntar depois as castanhas congeladas e envolver bem e deixar suar com tampa, durante uns 5 minutos.

Juntar depois os cogumelos picados (tendo o cuidado de reservar alguns para depois saltear e servir como topping), o sal e pimenta, as ervas e a água quente. Deixar cozinhar por uns 20 minutos até as castanhas começarem a desfazer e o caldo começar a engrossar.

Triturar com varinha mágica até ficar bem cremoso, se preferir um creme mais leve junte mais água quente e volte a triturar. Ralar um pouco de queijo para a sopa e envolver bem para derreter. Provar e se necessário rectificar temperos.

Servir com os restantes cogumelos fatiados e salteados num fio de azeite, queijo ralado a gosto, tomilho picado e um fio de azeite. Acompanha com umas torradinhas de pão pinceladas com azeite e alho picado, e queijo ralado e tomilho, levando ao forno a tostar.

Bom Apetite!




6 comentários: