Creme de Cogumelos e Castanhas


  

Dias frios e de chuva, de Inverno. Em casa. Pedem conforto, para a alma e para o estômago. E eu dou-lhe todo o conforto que preciso, ou sinto que preciso. Tento comer bem acima de tudo e em variedade, e é fácil quando temos uma horta, coisas que plantamos e colhemos. Depressa temos uma sopa na mesa, que é sempre um aconchego nestes dias frios. Aquecer as mãos e o corpo com uma malga de sopa é uma maravilha.

 

Outras vezes a vontade de uma sopa diferente impera, e sai um creme de cogumelos e castanhas como este, que não vem da horta, mas sabe tão bem. Sabe a floresta, a terra, a coisas selvagens, e é tão cremoso e adocicado. Intenso e rico. Adoro acompanhar com torradinhas de pão de alho e queijo parmesão, e servir com cogumelos salteados por cima, e com mais umas raspas de parmesão. Porque queijo nunca é demais. Perfeito.






 

CREME DE COGUMELOS E CASTANHAS

(serve 4)

Azeite q.b.

½ cebola picada

2 dentes de alho picados

1 alho francês fatiado finamente

450 gr de castanhas congeladas

450 gr de mistura de cogumelos frescos (brancos, marron, shitake)

800 ml de água a ferver (+ se necessário)

Sal e pimenta q.b.

1 colher de chá de salva fresca e tomilho fresco picados

Queijo Parmigiano Reggiano q.b.

 

Preparação

Colocar um fio de azeite generoso numa panela e a cebola, alho e alho francês e deixar cozinhar em lume brando até amolecer.

Juntar depois as castanhas congeladas e envolver bem e deixar suar com tampa, durante uns 5 minutos.

Juntar depois os cogumelos picados (tendo o cuidado de reservar alguns para depois saltear e servir como topping), o sal e pimenta, as ervas e a água quente. Deixar cozinhar por uns 20 minutos até as castanhas começarem a desfazer e o caldo começar a engrossar.

Triturar com varinha mágica até ficar bem cremoso, se preferir um creme mais leve junte mais água quente e volte a triturar. Ralar um pouco de queijo para a sopa e envolver bem para derreter. Provar e se necessário rectificar temperos.

Servir com os restantes cogumelos fatiados e salteados num fio de azeite, queijo ralado a gosto, tomilho picado e um fio de azeite. Acompanha com umas torradinhas de pão pinceladas com azeite e alho picado, e queijo ralado e tomilho, levando ao forno a tostar.

Bom Apetite!




8 comentários:

  1. Wow! I'm glad I read your post is all about Mushrooms and Chestnut Cream because it's very interesting. Things we plant and harvest in our vegetable garden We quickly make soup, which is always welcome on these cold days. It's wonderful to warm your hands and body with a bowl of soup. By the way, I used a service that assisted students with paleontology assignment help
    today. I thoroughly examined it, and now I recommend that you do the same.

    ResponderEliminar
  2. Such great content. Are you also searching for Rhabdomyolysis? we are the best solution for you. We are best known for delivering the best

    ResponderEliminar