Bolo de Abóbora e Canela com recheio de Queijo Creme // Pumpkin Cinnamon Cake with Cream Cheese Filling

 

Antes que chegue o Natal e o Inverno, deixo-vos a receita deste bolo de Outono. Um bolo de Abóbora e Canela, com um recheio delicioso de queijo creme e baunilha. Um bolo simples, daqueles que eu mais gosto, e que tinha mesmo de partilhar convosco. Este foi o primeiro bolo que escolhi preparar, para celebrar o livro mais bonito de sempre na minha cozinha. O livro "Baunilha" da minha querida amiga Patrícia do blog 'Coco e Baunilha'.

Este livro é muito mais que um livro de receitas doces da Patrícia, é um livro ao sabor das estações do ano, muito rico visualmente, com fotografias de encantar, capazes de nos prender a ele. Arte e poesia em forma de receitas e fotografias, que nos despertam os sentidos. Tão à imagem da doce Patrícia e do seu incrível trabalho. É sem dúvida um livro inspirador no panorama nacional. 

Muitos parabéns Patrícia, adoro o teu livro, que é sem dúvida o mais esperado deste ano tão estranho. E vai para sempre ocupar um cantinho especial na minha cozinha e no meu coração. E será capaz de iluminar os dias de Inverno que se avizinham. Ponham o chá ao lume, enquanto vos sirvo uma fatia deste bolo.





 

(scroll down for english version)

 

BOLO DE ABÓBORA E CANELA COM RECHEIO DE QUEIJO CREME

400 gr de puré de abóbora manteiga

4 ovos caseiros

300 gr de açúcar amarelo

200 ml de óleo vegetal (usei 150 ml)

360 gr de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento

1/2 colher de chá de bicarbonato

1 colher de chá de pasta de baunilha

1 colher de chá de canela em pó

1/2 colher de chá de sal

 

Recheio:

200 gr de queijo creme

1 ovo caseiro 

50 gr de açúcar

1/2 colher de chá de pasta de baunilha

1 colher de sopa de farinha de trigo


Preparação

Preparar o recheio, misturando o queijo creme com o açúcar, ovo, baunilha e por fim a farinha até ficar bem cremoso e homogéneo. Reservar.

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma bundt grande e reservar.

Numa taça bater os ovos com o açúcar e a baunilha até obter um creme fofo, uns 5 minutos. Adicionar o puré de abóbora e o óleo e bater bem. Depois juntar a farinha, fermento, bicarbonato, canela e sal peneirados e envolver suavemente na massa.

Colocar 2/3 da massa na forma, espalhar o recheio por cima o meio da massa, evitando as bordas. Cobrir com a restante massa. E levar ao forno até cozer, cerca de 40 minutos. Desenformar e deixar arrefecer numa rede.

Bom Apetite!


//


(english version)

PUMPKIN CINNAMON CAKE WITH CREAM CHEESE FILLING

400g pumpkin puree

4 free range eggs

300g golden caster sugar

200ml vegetable oil

360gr all purpose flour

1 tsp baking powder

1/2 tsp baking soda

1 tsp vanilla paste

1 tsp cinnamon

1/2 tsp salt


Filling:

200g cream cheese

1 egg

50g caster sugar

1/2 tsp vanilla paste

1 tbsp all purpose flour


Method

Make the filling, mixing cream chesse, sugar, egg and vanilla and then add flour and mix until creamy. Set aside.

Preheat oven at 180C and grease a big bundt cake tin.

In a bowl whisk eggs, sugar and vanilla until light and fluffy, around 5 minutes. Add pumpkin puree and oil and beat well. Then add sifted flour, baking powder and soda, cinnamon and salt, and fold in gently.

Place 2/3 of the batter in the cake pan and then spread the filling, careful not to reach the sides. Place the rest of the dough. Cook it in the oven for around 40 minutes. 

Enjoy!




3 comentários:

  1. Oh obrigada querida amiga, fico de coração cheio com as tuas palavras! As fotos estão um encanto, o bolo lindo e perfeito com esse recheio no meio! ❤️😘🙏

    ResponderEliminar
  2. Oh obrigada querida amiga, fico de coração cheio com as tuas palavras! As fotos estão um encanto, o bolo lindo e perfeito com esse recheio no meio! ❤️😘🙏

    ResponderEliminar
  3. Good and healthy food is very important specially for kids life and their growth and when they play their physical and mentally health improve. So toys also play important role like baby toys in kid's life

    ResponderEliminar