Bolo de Limão, Alperce e Amora, com Creme de Mascarpone e Caramelo Salgado

 


Um bolo para celebrar. Celebrar o verão e dez anos do blogue. São dez anos de "Ananás e Hortelã", de histórias e receitas, memórias e sabores, partilhas de bolos e bolinhos, e tão mais que isso. Apesar de não estar tão activo como há uns anos atrás, merece sempre ser celebrado. Até porque foi este o caminho que me levou a mudar de vida, me fez crescer com ele e me fez apaixonar pelo que faço hoje em dia.

Celebrar sempre as pequenas coisas da vida, e as grandes também. Os bons e doces momentos, que aqui partilho. Só vos posso agradecer por continuarem desse lado, porque este caminho não se fez sozinho, foi sempre na vossa companhia. E eu gosto mesmo desta partilha, não só das receitas, mas do que elas contam, das fotografias e dos cenários percorridos, de todas as fatias de bolo que foram cortadas. 

Hoje o bolo é vosso, é nosso, e quero que se sintam em casa. Sentem-se neste jardim, e sirvam-se de uma fatia. Um bolo com uma massa de limão, recheado com geleia de alperce, creme de mascarpone e compota de amora. Decorado com fruta do verão, e pintado de caramelo salgado. Uma ode ao verão e aos dias longos passados lá fora no jardim, aos dias de festa. Vamos celebrar juntos. Obrigada.






 

BOLO DE LIMÃO, ALPERCE E AMORA, COM MASCARPONE E CARAMELO SALGADO

Bolo:

5 ovos grandes

2 chávenas de açúcar

raspa de 3 limões

3/4 chávena de óleo

1 chávena de iogurte grego

1 colher (chá) fermento

3 chávenas de farinha com fermento

 

Recheio:

1 chávena de compota de amora

1/2 chávena de geleia de alperce

 

Creme e Cobertura:

500 gr de mascarpone

300 ml de natas para bater 

3 colheres (sopa) de açúcar em pó

1 colher (chá) de pasta de baunilha 


Caramelo Salgado:

200 gr de açúcar

200 ml de natas aquecidas

75 gr de manteiga

1 colher (chá) de flor de sal



Preparação

Para o bolo, untar com manteiga e forrar com papel vegetal o fundo de duas formas redondas com 20 cm de diâmetro. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa taça colocar o açúcar e a raspa de limão e massajar bem. Adicionar os ovos e bater por 5 minutos, até ficar bem volumoso. Adicionar o óleo e o iogurte e misturar bem. Por fim a farinha e fermento e envolver até ficar homogéneo. Dividir a massa pelas duas formas e levar ao forno até cozer (teste do palito). Depois de cozer, desenformar e deixar arrefecer totalmente sobre uma rede.

Para o creme mascarpone, colocar o mascarpone na taça da batedeira eléctrica e bater até ficar cremoso. Adicionar as natas bem frias e bater até ficar volumoso e bastante firme e consistente. Adicionar depois o açúcar e a baunilha e envolver mais um pouco. Reservar no frio.

Para o caramelo salgado, aquecer o açúcar com uns pingos de água e deixar caramelizar até ficar dourado. Juntar as natas aquecidas e mexer até ficar homogéneo. Fora do lume adicionar a manteiga e a flor de sal e mexer bem até incorporar. Deixar arrefecer.

Para montar o bolo, cortar a meio cada um dos bolos, de forma a obter quatro rodelas de bolo e alisar cada uma delas se necessário. Colocar uma delas numa base para bolos e pincelar com geleia de alperce aquecida previamente. Barrar com parte do creme de mascarpone e depois espalhar 1/3 da compota de amora. Colocar nova camada de bolo por cima e repetir os passos até à última rodela de bolo. Começar a barrar o bolo nas laterais e topo com o creme mascarpone. Ir raspando com ajuda de uma espátula nas laterais para dar o efeito semi naked.

Colocar o bolo num prato de servir e regar com o caramelo salgado, deixando escorrer um pouco pelas laterais. Enfeitar o topo com alperces e amoras. Deve ser conservado no frio.

Bom Apetite!


 




6 comentários:

  1. Está muito bonito �� Parabéns pelos 10 anos percorridos e pelas partilhas de receitas tão boas!!
    Só tenho uma critica, porque não põe as medidas em gramas também?! Nunca sei ao certo qual a medida da chávena.
    Continuação de muito sucesso ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lurdes, muito obrigada.
      Muitas vezes uso a medida de chávena sim, mas uso a medida cup universal, em que 1 chávena corresponde a 250ml.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Minha querida como sei quantas tem as suas chávenas? Não pode por também em gramas? Muito obrigada

    ResponderEliminar
  3. Minha querida como sei quantas tem as suas chávenas? Não pode por também em gramas? Muito obrigada

    ResponderEliminar
  4. Que bolo divinal. Ficou lindíssimo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2021/07/esparguete-com-salsichas-frescas.html

    ResponderEliminar