Bolo de Limão, Alperce e Amora, com Creme de Mascarpone e Caramelo Salgado

 


Um bolo para celebrar. Celebrar o verão e dez anos do blogue. São dez anos de "Ananás e Hortelã", de histórias e receitas, memórias e sabores, partilhas de bolos e bolinhos, e tão mais que isso. Apesar de não estar tão activo como há uns anos atrás, merece sempre ser celebrado. Até porque foi este o caminho que me levou a mudar de vida, me fez crescer com ele e me fez apaixonar pelo que faço hoje em dia.

Celebrar sempre as pequenas coisas da vida, e as grandes também. Os bons e doces momentos, que aqui partilho. Só vos posso agradecer por continuarem desse lado, porque este caminho não se fez sozinho, foi sempre na vossa companhia. E eu gosto mesmo desta partilha, não só das receitas, mas do que elas contam, das fotografias e dos cenários percorridos, de todas as fatias de bolo que foram cortadas. 

Hoje o bolo é vosso, é nosso, e quero que se sintam em casa. Sentem-se neste jardim, e sirvam-se de uma fatia. Um bolo com uma massa de limão, recheado com geleia de alperce, creme de mascarpone e compota de amora. Decorado com fruta do verão, e pintado de caramelo salgado. Uma ode ao verão e aos dias longos passados lá fora no jardim, aos dias de festa. Vamos celebrar juntos. Obrigada.






 

BOLO DE LIMÃO, ALPERCE E AMORA, COM MASCARPONE E CARAMELO SALGADO

Bolo:

5 ovos grandes

2 chávenas de açúcar

raspa de 3 limões

3/4 chávena de óleo

1 chávena de iogurte grego

1 colher (chá) fermento

3 chávenas de farinha com fermento

 

Recheio:

1 chávena de compota de amora

1/2 chávena de geleia de alperce

 

Creme e Cobertura:

500 gr de mascarpone

300 ml de natas para bater 

3 colheres (sopa) de açúcar em pó

1 colher (chá) de pasta de baunilha 


Caramelo Salgado:

200 gr de açúcar

200 ml de natas aquecidas

75 gr de manteiga

1 colher (chá) de flor de sal



Preparação

Para o bolo, untar com manteiga e forrar com papel vegetal o fundo de duas formas redondas com 20 cm de diâmetro. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Numa taça colocar o açúcar e a raspa de limão e massajar bem. Adicionar os ovos e bater por 5 minutos, até ficar bem volumoso. Adicionar o óleo e o iogurte e misturar bem. Por fim a farinha e fermento e envolver até ficar homogéneo. Dividir a massa pelas duas formas e levar ao forno até cozer (teste do palito). Depois de cozer, desenformar e deixar arrefecer totalmente sobre uma rede.

Para o creme mascarpone, colocar o mascarpone na taça da batedeira eléctrica e bater até ficar cremoso. Adicionar as natas bem frias e bater até ficar volumoso e bastante firme e consistente. Adicionar depois o açúcar e a baunilha e envolver mais um pouco. Reservar no frio.

Para o caramelo salgado, aquecer o açúcar com uns pingos de água e deixar caramelizar até ficar dourado. Juntar as natas aquecidas e mexer até ficar homogéneo. Fora do lume adicionar a manteiga e a flor de sal e mexer bem até incorporar. Deixar arrefecer.

Para montar o bolo, cortar a meio cada um dos bolos, de forma a obter quatro rodelas de bolo e alisar cada uma delas se necessário. Colocar uma delas numa base para bolos e pincelar com geleia de alperce aquecida previamente. Barrar com parte do creme de mascarpone e depois espalhar 1/3 da compota de amora. Colocar nova camada de bolo por cima e repetir os passos até à última rodela de bolo. Começar a barrar o bolo nas laterais e topo com o creme mascarpone. Ir raspando com ajuda de uma espátula nas laterais para dar o efeito semi naked.

Colocar o bolo num prato de servir e regar com o caramelo salgado, deixando escorrer um pouco pelas laterais. Enfeitar o topo com alperces e amoras. Deve ser conservado no frio.

Bom Apetite!


 




9 comentários:

  1. Está muito bonito �� Parabéns pelos 10 anos percorridos e pelas partilhas de receitas tão boas!!
    Só tenho uma critica, porque não põe as medidas em gramas também?! Nunca sei ao certo qual a medida da chávena.
    Continuação de muito sucesso ☺️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Lurdes, muito obrigada.
      Muitas vezes uso a medida de chávena sim, mas uso a medida cup universal, em que 1 chávena corresponde a 250ml.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Minha querida como sei quantas tem as suas chávenas? Não pode por também em gramas? Muito obrigada

    ResponderEliminar
  3. Que bolo divinal. Ficou lindíssimo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2021/07/esparguete-com-salsichas-frescas.html

    ResponderEliminar
  4. Eu testei e juro que é uma delicia!

    ResponderEliminar