Bolo de Ameixas Invertido

 


Um bolo simples, com ameixas do pomar, do que nos traz a estação. Para celebrar 11 anos de blogue. Conseguem acreditar? 11 anos a partilhar receitas e fotografias, quadros e histórias de mim. Quando comecei o blogue estava longe de pensar no quanto eu mudaria, no quanto eu teria a agradecer por o ter criado. É verdade, apesar de nos últimos tempos publicar cada vez menos aqui, só posso estar grata por existir este cantinho meu. Com ele cresci, e cresceu uma nova fase da minha vida, e entretanto passei a trabalhar como food stylist e fotógrafa de culinária a tempo inteiro.

Para quem não sabe a minha formação profissional é em Medicina Veterinária, que exerci durante 12-14 anos, em clínica de pequenos animais. Era uma grande paixão acreditem, mas há toda uma conjuntura que desmotiva os profissionais nesta área (não são só coisas boas não, apesar de amar o que fazia). Entregas-te por inteiro, sem horários, sem fins-de-semana, sem refeições a horas, muitas vezes trabalhas de forma precária, com salários miseráveis. E quando te sentes desmotivado, a paixão morre um bocadinho. Para além da ansiedade e depressão que este tipo de profissão pode causar. Vivi isso tudo, de uma forma ou de outra, apesar de estar rodeada de pessoas incríveis e equipas que deixam saudade.

E a paixão pela fotografia foi crescendo mais em mim, a cada ano que passou. Fui fazendo várias formações na área e cada vez mais senti que este era o meu caminho (pelo menos para já é o que me faz sentido caminhar). A paixão pela criatividade e pelo meu lado emocional ganhou à parte racional e metódica. Eu sou completamente emotiva e uma alma romântica, e isso acabou por se manifestar em mim de uma forma natural. Não foi nada planeado, foi acontecendo, e se não tivesse criado o blogue possivelmente não estaria neste caminho. Por isso tinha de vir aqui celebrar o aniversário do Ananás e Hortelã, e claro com bolinho para a festa. Adoro bolos simples, com sabores sazonais. Este de ameixa com toque de canela é um dos favoritos do momento. Nada de glamour, simplicidade apenas, com as cores do campo onde adoro viver. 

Sigo nesta estrada, ao sabor do que me alimenta a alma e o coração, e o que importa é mesmo o caminho e não o destino, esse não sei se algum dia o irei descobrir. Obrigada a todos os que me acompanham. De coração cheio. Partilho convosco a receita.






BOLO DE AMEIXA INVERTIDO

Massa bolo:

225 gr de açúcar

4 ovos bio

100 ml iogurte natural

50 ml azeite suave

1 cc canela

1 cc fermento

225 gr de farinha trigo com fermento

 

Cobertura:

manteiga e açúcar q.b.

8-10 ameixas


Preparação

Untar com manteiga uma forma de 20-22 cm de diâmetro. Polvilhar o fundo com açúcar de forma generosa. Cortar as ameixas em metades, descaroçar e colocar com a parte do corte virada para baixo na forma. Pré-aquecer o forno a 180ºC.

Numa taça colocar os ovos e o açúcar e bater muito bem até ficar volumoso. Juntar o iogurte e azeite e mexer bem. Por fim a farinha, fermento e canela e envolver bem. Colocar a massa por cima das ameixas e levar ao forno até cozer (teste do palito). Desenformar com cuidado, deixar arrefecer numa rede e servir.

Bom Apetite!





6 comentários:

  1. Tão lindo este post. Que regresses a este cantinho com bonitas e doces publicações. Muitos parabéns!! Beijinho. Ana ( hey strawberry)

    ResponderEliminar
  2. Nunca tinha visto bolo de ameixa …. Ainda vou tentar fazer obrigado

    ResponderEliminar
  3. Is there a way to translate this into English? Thank you

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Google translate.
      INVERTED PLUM CAKE

      Cake dough:

      225 g of sugar

      4 organic eggs

      100 ml natural yogurt

      50 ml mild olive oil

      1 tsp cinnamon

      1 cc yeast

      225 g self-rising wheat flour



      Roof:

      butter and sugar q.b.

      8-10 plums



      Preparation

      Grease a 20-22 cm diameter cake tin with butter. Sprinkle the bottom with sugar generously. Cut the plums in halves, pit and place with the cut side down in the pan. Preheat the oven to 180ºC.

      Place the eggs and sugar in a bowl and beat well until fluffy. Add the yogurt and oil and mix well. Finally the flour, baking powder and cinnamon and mix well. Place the dough on top of the plums and bake in the oven until cooked (toothpick test). Carefully unmold, let cool on a wire rack and serve.

      Eliminar
  4. Nicht nur lecker sonders auch noch ein Genuss für die Augen!
    Danke und viele Grüße,
    Jesse-Gabriel

    ResponderEliminar
  5. Que lindo que ficou😉.Aqui fica o link do meu blog: omeublogueassextas-Ajasmim beijinhos

    ResponderEliminar