Folar Doce de Páscoa

 

Os campos e as árvores em flor, os dias maiores e com sol, são eles que me inspiram nesta estação da Primavera e nestes dias de Páscoa. E como a Páscoa é feita de tradições, por cá gostamos de as manter. Gostamos de preparar folares, doces e salgados. De fazer pão de ló e arroz doce. De comer chocolates e amêndoas. E comer juntos à mesa.

Gosto muito de todas as tradições e receitas de Páscoa, mas o que não dispenso mesmo é este folar doce, fofo e perfumado com erva doce, limão e canela. O cheirinho que invade a casa ao cozer a massa é só delicioso. As torradinhas com manteiga que dias mais tarde se vão comer.

Tudo isto me inspira na nossa mesa. Desejo-vos uma feliz e doce Páscoa.


 

FOLAR DOCE DE PÁSCOA

(receita produzida para a Makro Portugal)

rende 1 folar grande ou 2 pequenos

 

Massa:

200 ml leite morno

2 c.c. fermento seco de padeiro

90 gr de açúcar

575 gr de farinha T65

2 ovos batidos

1 c.c. sal

½ c.c. erva doce

½ c.c. canela

Raspa de 1 limão

90 gr de manteiga amolecida

 

2 ovos cozidos com casca de cebola

1 ovo batido para pincelar

 

Preparação

Colocar todos os ingredientes na taça da batedeira, excepto a manteiga. Com o gancho e em baixa velocidade começar a misturar tudo. Aos poucos juntar a manteiga até incorporar. Depois bater em velocidade alta por cerca de 10 minutos, até a massa ficar bem elástica. Formar uma bola, colocar numa taça, tapar e deixar levedar até dobrar de volume (cerca de 2-3h). Depois colocar a massa numa superfície enfarinhada e amassar ligeiramente. Cortar um pouco de massa para formar 2 tiras longas. Com a restante formar uma bola e no centro uma concavidade, onde se colocam os ovos cozidos. Colocar depois as tiras por cima cruzadas e voltar a levedar por cerca de 1h até crescer bem. Pincelar com ovos batido e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até cozer e dourar.

Bom Apetite!




2 comentários: