Creme de Ervilhas e Hortelã // Creamy Pea and Mint Soup



Adoro sopas, cremes e caldos. São pratos de conforto e sustento, de nutrientes e vitaminas, de legumes e coisas da horta. Gosto de ir variando as cores da minha sopa no prato, gosto da sensação de agarrar uma malga de sopa ainda quente, gosto de ver o fumo a sair da panela, gosto de comer sopa quente em qualquer estação do ano. Ainda me lembro quando antes ao vir às sextas para o campo, a minha avó nos recebia sempre com uma sopa à lavrador, muito rica e com cheiro a fumo. Era feita à fogueira, na nossa "cozinha" lá fora, e era deliciosa.

Estes dias em casa têm sido motivo para experimentar mais e mais sopas, jantar uma sopa e uma peça de fruta, e fotografar mais sopas. São pratos bonitos de empratar, e ainda mais saborosos de comer. Esta é uma das minhas preferidas na Primavera, com as ervilhas da estação. O toque da hortelã combina mesmo bem, e dá-lhe uma certa frescura. Um creme simples e perfeito para experimentarem estes dias, e basta não colocarem o chouriço e têm uma opção vegetariana na mesa. 
Caramba, gosto mesmo de sopas.

(receita desenvolvida para a Teka Portugal)










(scroll down for english recipe)

CREME DE ERVILHAS E HORTELÃ

(serve 4)
1/2 cebola picada
1/2 alho francês picado
azeite q.b.
1 batata descascada e em cubos
750 ml de água quente 
sal e pimenta q.b.
500 gr de ervilhas congeladas
folhas de hortelã q.b.

topping:
iogurte natural
folhas de hortelã picadas
croutons caseiros
chouriço picado


Preparação

Numa panela colocar um fio de azeite generoso e a cebola e o alho e deixar refogar lentamente, até amolecer. Juntar a batata, a água quente e deixar ferver por 15 minutos. Juntar depois as ervilhas, o sal e pimenta a gosto e deixar cozinhar por mais 5 minutos. Fora do lume juntar umas seis folhas de hortelã (ou mais, conforme o gosto) e triturar com a varinha mágica até ficar bem homogéneo e cremoso (coloco sempre o meu avental da Chefatwork para não me sujar nesta fase).
Se estiver demasiado espesso, juntar mais água quente. Passar por um coador e servir quente com um fio de iogurte natural, croutons, hortelã e chouriço picadinho e tostado.

Bom Apetite!



//



(english recipe)

CREAMY PEA AND MINT SOUP

(serves 4)
1/2 chopped onion
1/2 chooped leek
olive oil
1 potato peeled and cut in pieces
750 ml boiling water
salt and pepper
500 g frozen peas
mint leaves (to taste)

topping:
plain yogurt
chooped mint leaves
homemade croutons
chopped chorizo


Method

In a pot, put a generous amount of olive oil, the onion and leek, and cook in low heat until tender. Add the potato and water and let it cook for 15 minutes.  Then add the peas, salt and pepper to taste and let it boil for more 5 minutes. Remove from heat, add about six mint leaves (or to taste) and blend it all, until smooth. If it´s too thick add some more hot water. Pass the cream through a sieve and serve it warm with a bit of yogurt, some croutons, chooped mint and toasted chorizo.

Enjoy!





8 comentários:

  1. Sopa mais linda Inês, adoro a sazonalidade na cozinha :) As sopas, ou caldos, ou cremes, eu adoro, pratos muito simples mas recheados de sabor e muitas vezes memórias. Também comia uma sopa a lavrador na casa da minha tia avó deliciosa..acho que nunca vou conseguir recriar aqueles sabores porque estão ligados a emoções, a pessoas..
    Beijnho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cláudia, adoro também comer por estação, toda essa sazonalidade e o que vem da horta. A memória do sabor daquela sopa é incomparável e por mais que tentemos recriar, nunca será a mesma sopa :) cheia de afectos.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Num dia frio como o de hoje essa sopa seria muito bem vinda , ficou linda.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi já a pensar no frio e chuva que vinham hoje que achei bem partilhar esta sopa de conforto.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Olá, Inês!
    Que sopa cremosa! E fotos lindas, como sempre! Já tinha saudades de passar por cá :)
    Bjs
    Paula

    ResponderEliminar