Bruschettas de Espargos e Ovo Escalfado



O Verão começou de forma menos habitual. Chuvas e trovoadas, descida de temperatura. Mas espero que seja por pouco tempo. A inconstância das estações deixa-me deprimida, e a falta de sol também.
Foi muita chuva este Inverno, a Primavera mal se sentiu, e os dias já vão começar a diminuir.
Saudades dos tempos em que havia férias grandes, durante a escola, o liceu, a faculdade. Agora é uma sorte, ter uma semana seguida, de dias para descanso.
As férias ainda cheiram a longe, a dias por esticar. Vamos aproveitando os domingos para caminhar à beira mar e ir à praia, se os dias de sol aparecerem. E para brunchar lá fora.



E um brunch sabe tão bem em dias de verão e mais calmos. Nem precisamos de nada de extraordinário. Bastam uns ovos e um molho de espargos para se fazer do pouco, algo que nos saiba a muito e bem.
Juntam-se frutas em sumos, e o belo do pão alentejano, e está a mesa posta.
Adoro espargos e ovos. Fico mesmo feliz com uma refeição destas. Que se espreguiça da cozinha até à varanda ou não. Os espargos ainda meios crocantes e a gema do ovo a embalar o pão, num sentido mais que perfeito à mesa.




Bruschettas de Espargos e Ovo Escalfado

2 fatias de pão alentejano
azeite q.b.
um molho pequeno de espargos
1 dente alho
raspa de limão
folhas de hortelã
sementes de nigella
2 ovos biológicos
sal e pimenta q.b.


Preparação

Colocar uma panela ao lume com água até ferver. Partir os ovos (um de cada vez) para uma tacinha pequena. Baixar o lume e colocar os ovos, com cuidado. Deixar cozer por uns 3-4 minutos, e retirar da água com uma escumadeira.
Enquanto isso, barrar as fatias de pão com um fio de azeite, e tostar numa frigideira de ambos os lados.
Depois retirar o pão, colocar mais um fio de azeite, o dente de alho picado e os espargos (com a parte mais grossa dos talos removidos). Deixar cozinhar, saltear, até ficarem do vosso gosto. Eu gosto de meios tostados pela frigideira, mas ainda crocantes.
Colocar o pão num prato, colocar os espargos por cima e um pouco de raspa de limão e um fio de azeite.
Colocar depois o ovo escalfado, temperar com sal e pimenta a gosto, e servir com folhas de hortelã e salpicar com sementes de nigella.

Bom Apetite!



 

49 comentários:

  1. Bem Inês fiquei a salivar por uma destas bruschettas deliciosas! Enchem-me as medidas em tudo... Simples e delicioso!

    ResponderEliminar
  2. Adoro bruschettas...dao refeicoes tao simples...esta vou fazer, adoro espargos verdes, mas nunca comi desta maneira, achei uma fantastica sugestao!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  3. Adoro espargos e ainda um dia destes comi mas com ovos mexidos.
    Mas estas bruschetas deixaram-me com agua na boca.
    Estão uma verdadeira delicia
    bjs

    ResponderEliminar
  4. Adoro estas tuas fotos, e a sugestão é maravilhosa! Adoro espargos, pena que sejam tão caros. Mas fiquei aqui a pensar "que se dane, vou comprar espargos que já não como há tanto tempo" :)

    ResponderEliminar
  5. Adoro os ingredientes todos! Para mim, esta é uma refeição perfeita! E tanto como da refeição , adoro as tuas fotos, ficaram fabulosas!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Perfeito. Espargos e ovos, não preciso de mais nada. De certeza que ao comer esta iguaria a mente faz-nos acreditar que estamos de férias.
    O Lucas já tem 5 meses e já era tempo de regressar ao trabalho, ainda assim, não estou a trabalhar a tempo inteiro, assim parece que estou de férias, e é tão bom;)
    Mas deixa lá, ainda vais poder gozar umas boas férias este ano, ou pelo menos assim espero, para teu bem, porque quando estás repousada, ficas inspirada e feliz :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Fiquei com água na boca, que aspecto divinal

    ResponderEliminar
  8. Bem, acho que já almoçava outra vez :)
    As fotos estão demais...o contraste das cores...mal se consegue resistir...
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha!
    Juntaste ingredientes que adoro!

    ResponderEliminar
  10. Absolutamente irresistível ! *s

    ResponderEliminar
  11. Incrivelmente delicioso! Combinações perfeitas!

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  12. Olá Inês, adorei a receita, também gosto muito de aspargos. Mas não entendi como são feitos os ovos! Você os coloca para cozinhar com casca ou em algum recipiente próprio? Pode tirar a minha dúvida? Aguardo, beijos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Juni, o ovo escalfado é simples de fazer. Num tacho colocar água a ferver. Quando ferver, diminuir o lume, e retirar o ovo da casca e colocar numa tacinha pequena (para assim ser mais fácil de se manter inteiro ao colocar na água). Colocar o ovo na água e ver se fica coberto de água, e deixar cozer por 3 a 4 minutos. O ideal é ficar com a gema ainda líquida. Beijinho.

      Eliminar
  13. Ai meu deus, adoro espargos!
    Fotos lindas!

    Sónia

    ResponderEliminar
  14. Que idéia maravilhora, fora que a apresentação ficou linda!!!! Beijos!

    ResponderEliminar
  15. que maravilha! um dos meus petiscos preferidos ;)))

    ResponderEliminar
  16. Querida Ginja,

    Já comia essas bruschettas! Que delicia! Ovos e espargos são das minhas combinações favoritas para um brunch ou jantar de domingo descomplicado. Mas normalmente faço com ovos mexidos, a forma favorita de saborear ovos cá por casa. Escalfados só mesmo quando trago ovos caseiros frescos lá da aldeia.
    As fotos estão soberbas, como sempre! Quase que conseguimos saborear daqui essas fatias de pão tão bem acompanhadas ;)

    Um beijinho e, ah, adoro essa skillet! Ando a ver se encontro uma aqui para casa mas não está fácil...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se soubesses as aventuras que esta skillet já passou, até te rias :) sim, com ovos mexidos é outro favorito! Beijinho.

      Eliminar
  17. Gosto tanto de espargos e com esse ovo hummm, está de salivar!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  18. Sabes bem que não gosto nada de brunchs hehe nadinhaaaa ;)
    por acaso no meu último brunch comi uns ovos mexidos com espargos que estavam uma maravilha :) por isso só fico a sonhar com estes :) beijos enormes**

    ResponderEliminar
  19. Querida Ginja
    Aqui na Itália o clima está igual ao clima de Portugal! Hoje mesmo pela manhã choveu muito e após o almoço fez-se muito sol - vai entender!
    Essas bruschettas são as mais especiais que já vi e comeria as duas de uma só vez:-)
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  20. Olá Inês,
    Como eu aprecio esta tua sugestão! Muito repetida por aqui, nestes dias indefinidos mas que desejamos que sejam de verão. E com um supermercado a fazer preços simpáticos aos espargos, é abusar que a pechincha não dura sempre ;)
    Um beijunho,
    Guida

    ResponderEliminar
  21. Parece-me tãaaaaao bem, Inês! ;)
    Não que não goste, mas não sou grande consumidora de espargos, já de bruschettas... faço imensas vezes de várias formas e sabores, adoro!
    Estas tuas estão, claro está, magnificas :)
    E saudades de férias - FÉRIAS, também se manifestam por aqui! ;)

    Bjinhosss

    ResponderEliminar
  22. Oi Ginja,
    Por aqui é o inverso, nunca mais aparecem uns dias menos quentes, a constância da temperatura é sufocante.
    Lindas fotos das bruschetas, são um jantar perfeito, amei as fotos.
    Beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  23. Oh minha querida amori, cá eu, com chuva ou sem chuva, com calor, Verão ou Inverno, adoro espargos e adoro estas tuas bruschettas que estão de fazer salivar qualquer cidadão desprevenido que aqui entra e olha, essa skillet, está um mimo sim senhor. Caso para dizer #oteuhomemfazmilagresedosbons!!
    As fotos, como sempre, espectaculares, claro!
    Um beijinho grande minha querida amori bastardi,
    Lia.

    ResponderEliminar
  24. Ginjinha querida gosto tanto, mas tanto de aspargos, pena que os danadinhos por aqui são tão caros! Eles assim crocantes e tão verdinhos me dá agua na boca, ainda mais com esse ovinho por cima, é de fato um delicioso brunch.Já me fartava como vcs dizem hehehehe. Bela apresentação nunca cansarei de repetir isso. Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Olá Inês: sabes que nunca provei espargos? Por cá são absurdamente caros!!! No entanto, adorei o teu "brunch" com o belo pão alentejano, os ovos e os espargos. Não conhecia as sementes de nigella (???)
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  26. Gosto muito de espargos e esses ovos escalfados estão perfeitos. Uma excelente sugestão!

    ResponderEliminar
  27. Inês querida,

    ainda esta semana me lembrava das férias grandes eram assim chamadas, lembro-me dos dias que pareciam nunca ter fim e mesmo estando nelas acordava sempre tão cedo, recordo-me do dia em que tive uma bicicleta só para mim, não dormi nessa noite e de manhã acho que nunca pedalei tanto.
    Por aqui combinávamos idas à praia ou íamos apanhar sol para os terraços:)
    Agora as férias de Verão são curtas uma semana apenas mas acho que ainda me sabem melhor por estar sempre a falar e a pensar nelas e sem dúvida que as aproveito muito mais.
    Deixa-me dizer te que consigo sentir o cheiro, olhar para esses ovos dá a sensação que estão mesmo aqui ao lado, que fotos tão nítidas, perfeitas mesmo, em criança pensava que se entrasse pela televisão conseguia apresentar o telejornal e agora fico com pena de não poder esticar a mão e apanhar uma destas tuas bruschettas.
    Gosto de espargos e aqui também fazemos assim mas sem ovo colocámos queijo da Serra e umas nozes em caramelo.
    Sabores tão nossos aqui presentes, um petisco com ares de Inverno mas que sabe tão bem num final de dia nestes dias quentes que se aproximam, perfeitas.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Que bom aspeto! Acho que nunca fiz ovos escalfados, parecem muito bons :) Tenho de fazer :) Essa descrição é deliciosa :)

    ResponderEliminar
  29. Que cores lindas! E adorei a frigideira :)

    ResponderEliminar
  30. Olá Inês,
    o que vejo nestas fotos gosto de tudo, tudinho!
    As estações estão muito malucas, mas há sempre um jeitinho de sermos felizes.
    Bjs

    ResponderEliminar
  31. Olá minha querida,
    lendo o seu relato, senti saudades do verão.
    Bem que eu gostaria de saborear essas delícias que fez, deu água na boca!

    Bjs, sucessos sempre!

    ResponderEliminar
  32. Parece-me tão bem :D
    A combinação de espargos com ovos é infalível logo estas bruschettas só podem ser maravilhosas. Estou a morrer de inveja, tb quero um brunch assim :D
    bj

    ResponderEliminar
  33. Eu também adoro as férias! E esta tua receita é uma das minhas favoritas nos pequenos almoços de Verão :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  34. Uma receita absolutamente fantástica e uma apresentação excelente! Foi de facto uma mais valia ter descoberto o seu blog! Um abraço, Manuela (do blog Cem Manias)

    ResponderEliminar
  35. Podia alimentar-me deste género de refeições para SEMPRE. Tem ovos e legumes, mas é preciso mais? :)

    ResponderEliminar
  36. Boa noite, Inês!
    Que bruschettas apetitosas! Até mesmo eu que não sou grande fã de espargos me sinto tentada a provar uma! ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  37. O que dizer? Até fico a salivar, adorei a combinação, as fotos e o aspecto!! perfeito!
    ____________________
    aculpaedasbolachas.com

    ResponderEliminar
  38. Que beleza e que tentação esse ovinho escalfado!!!
    Beijinhos, bom sábado!

    ResponderEliminar
  39. "Mentha spicata" >> http://www.youtube.com/watch?v=6fQ_cxNHY08
    para ti >>
    .

    ResponderEliminar
  40. Ginja, sempre a dar um toque de deixares o nosso apetite muito aguçado
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  41. Bom aspeto
    http://17968perguntassibreciencia.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  42. Que belas fotos. Essas bruschettas estão lindas e apetecíveis!
    Beijinho grande

    Sílvia

    ResponderEliminar
  43. Que lindas fotos, parecem de um livro :)
    As bruschettas estão com uma cara ótima, dá vontade mesmo de molhar o pãozinho neste ovo.
    Por aqui o inverno já sumiu e os dias mais quentes voltaram - espero que não por muito tempo.
    beijos

    ResponderEliminar
  44. Fabuloso, não encontro outras palavras para descrever este petisco!

    ResponderEliminar
  45. Olá!
    É sempre bom encontrar uma conterrânea pela blogosfera!
    Tenho uma dúvida em relação as espargos, noutros cozinhados, costumas temperar ou quase ao natural?
    eu e os espargos andamos a ver se gostamos um do outro :P

    ResponderEliminar