Nunca tive muito jeito para fazer donuts. Sempre fui mais adepta de os comer! Apesar de não ter acesso sempre que queria aos donuts de compra, para mim era sempre uma felicidade quando aparecia uma embalagem deles em casa. Sim, eu sempre fui gulosa, mas tudo sem exageros, até porque era raro entrar em nossa casa este género de coisas pecaminosas e embaladas.
Depois mais tarde numa pastelaria começaram a fazer donuts! Simples, com cobertura de açúcar, e eu provei e gostei ainda mais. Nunca mais comprei os embalados.
Entretanto o amor pelos donuts voltou a surgir durante os meus meses em Barcelona. Eu bem procurava refúgio nas tapas, nos churros com chocolate (o que me fui lembrar agora), nas bancas do mercado La Boqueria e nos sumos de fruta natural, mas depois das caminhadas pelas ruas de Barcelona aos domingos de folga, era fácil encontrar em qualquer esquina uma daquelas lojas de donuts bem famosas, onde eu me perdia. Queria provar todos, mas só podia escolher um (de cada vez que lá ia, claro). E assim o fiz, fui provando e saboreando cada um deles, o açúcar, a cobertura, o recheio, os dedos lambidos no final da prova.
Conclusão, aqui há uns tempos deu-me a nostalgia e pensei "não como um donut há anos"e fiz os primeiros com que me cruzei num livro.
E podem pensar depois de ler isto tudo, "então e não havia donuts melhores para fazer?" (ou seja mais pecaminosos e verdadeiramente donuts).
É verdade. Até os podia ter feito, mas tinha uma forma de donuts por estrear e pouca vontade de fazer fritos em casa. E tanta conversa e se calhar o que tenho é mesmo saudades de voltar a Barcelona.
Mas não se deixem enganar, são mesmo docinhos! Acabam por ser mais bolinhos que donuts. Com uma cobertura de glacê de laranja sanguínea. Arranjei estas laranjinhas na Horta do Bairro e foi amor, são doces e sumarentas e fazem um sumo rosa avermelhado lindo.
A receita é adaptada do já aqui falado "Honey and Jam" que adoro. É sem dúvida um livro com o qual me identifico, "baking" pelas estações do ano, com coisas boas a sair do forno.
Adorei o resultado, soube-me a outros tempos, daqueles que se criam nas nossas boas memórias.
Donuts no Forno com Glacê de Laranja Sanguínea
(adaptado do livro "Honey and Jam" de Hannah Queen)
2 chávenas de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 chávena de açúcar
raspa de 1 limão
2 ovos
3/4 chávena de leite
1/2 colher (chá) de pasta de baunilha
1/2 chávena de manteiga derretida
Glacê:
1 chávena de açúcar em pó
raspa de 1 laranja sanguínea
sumo de 1 laranja sanguínea
Preparação
Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar com manteiga uma forma de donuts e reservar.
Numa taça misturar a farinha, fermento, bicarbonato, sal, açúcar e raspa de limão. Juntar os ovos batidos com o leite e baunilha e por fim a manteiga derretida, envolvendo na massa, sem bater demasiado.
Colocar a massa num saco de pasteleiro para ser mais fácil de encher cada forminha de donut, até 3/4 de capacidade.
Levar ao forno a 180ºC até cozerem (teste do palito). Retirar das formas e deixar arrefecer completamente, sobre uma rede.
Para a cobertura glacê, colocar o açúcar em pó numa taça e misturar a raspa e o sumo até ficar bem homogéneo e sem grumos. Se demasiado líquido juntar mais açúcar e se demasiado pastoso, adicionar água até chegar à consistência desejada (eu não precisei de juntar nada).
Quando os donuts estiverem frios, espalhar a cobertura por cima delas, com a ajuda de uma colher. Colocar os donuts em cima de uma rede, com papel vegetal por baixo, até secar ligeiramente.
Bom Apetite!
Que lindos e gulosos donuts,...
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Obrigada Mary, um beijinho.
EliminarFicaram lindos e deliciosos.
ResponderEliminarFantástico ;)
Beijinhos
http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/
São de facto deliciosos, um beijinho.
EliminarPois eu acho uma escolha muito acertada e acho que ficarão muito bem :)
ResponderEliminarBeijinhos
Obrigada Su, grande beijinho.
EliminarUm dia tenho de fazer estes! Adorei a cor da calda! Beijinhos
ResponderEliminarEu também adoro a cor da calda! Tens de fazer, mesmo sem forma, numa de muffins fica bem. Beijinhos.
EliminarAdoro, estes ficaram lindos e perfeitos.
ResponderEliminarGostei do glace, á muito que não vejo dessas laranjas por aqui.
Olá São, obrigada! Adorei o glacê, aliás, comi os restinhos todos que escorreram deles para o papel hehe.
EliminarNunca vi essas laranjinhas, adorava provar! Que cor tão linda. Por acaso nunca fui fã de donuts, lá está, na altura provei dos embalados, não apreciei e caseiros penso que tenha comido apenas uma vez, e aí sim, dá para valorizar :)
ResponderEliminarEstes como são tipo bolinhos, deves gostar!
EliminarAs laranjas sanguíneas vieram da Horta do Bairro :)
Hello querida Inês!
ResponderEliminarSempre que vou à padaria eu compro donuts, não resisto, uma pena que são
fritos, mas logo faça a minha caminhada e como as minhas sementes para
eliminar as gorduras, rs.
A tua receita é bem mais saudável, donuts assados a gente pode comer
sem culpa, rsrs.
Lindas fotos, receita perfeita!
Beijinhos ♥
São tão bons não são? :) adoro donuts!
EliminarOra bem, apesar do açúcar, a vida tem de ser doce, por isso comemos e depois fazemos mais uma caminhada!
Um beijinho.
Inês,
ResponderEliminarAcreditas que ainda hoje estive a pensar em fazer donuts no forno? A revista da Donna hay deste mês vem carregadinha de sugestões deles que, nem sei por onde começar, mas antes tenho de encomendar a forma, pois entre as 50 de bundts, não há nenhuma para donuts, lol!!
Amei estes e ainda bem que não fizeste os fritos, pois embora adore gordices, detesto fazer fritos e donuts no forno serão muito mais a minha onda.
Belo uso deste ás tuas vampiras e olha, conseguiste o tal rosa radioactivo que tanto adoras, lol!!
Acho que andaste a usar corante cor de rosa desta vez... Eheheheeh!!
Beijinhos,
Lia
Lia, tens de mandar vir uma forma!! Adorava ver essa revista da Donna, cheia de donuts. Os próximos serão os da Aimee!
EliminarJá viste como ficou um rosa tão lindinho :) beijinho.
Eu não sou fã de donuts mas confesso que estes me deram vontade de lhes dar mais uma chance, e assados no forno ainda melhor. Já para não falar desse glacé que dá vontade de comer à colher :)
ResponderEliminarBeijinhos ...
Guloso qb
Carla, na realidade acabam por ser donuts só no feitio, são mais bolinhos, por isso vais gostar. Um beijinho.
Eliminar(eu comi o restinho todo do glacé!)
Olá Inês: eu gosto imenso de donuts ( parece que gosto de tudo que é doce,eheh) e estes,no forno, são bem menos pecaminosos, pelo menos comem-se com menos peso na consciência. Estão lindos e com a cobertura rosada fiacarm um mimo!
ResponderEliminarBjn
Márcia
Hehe Márcia, e vão duas gulosas! Obrigada querida, beijinho.
EliminarFicaram uma maravilha e têm a grande virtude de não serem fritos :)
ResponderEliminarFiquei fã!
Beijinhos
Vanda
Vanda, não sou muito de fazer fritos não (mas fiquei a pensar nos tais churros!). beijinho.
EliminarQuerida Inês, deixaste-me com uma vontade enorme de ir a correr realizar a tão desejada viagem a Barcelona que anda adiada há anos! :) Donuts e churros?! OMG!!! Perdição. Não como donuts há imenso tempo, mas adoro. Também nunca fiz em casa mas tenho uma forma linda para experimentar que trouxe comigo do Algarve em Fevereiro. Acho que esta é a receita perfeita para a estrear, só faltam mesmo as laranjas vampiras, tenho andado a adiar a visita à Loja do Bairro (shame on me!). Passei lá um dia, mas estava de carro e não encontrei estacionamento, desisti.
ResponderEliminarAs imagens estão lindas e fiquei cheio de vontade de ir fazer donuts.
Beijinhos! ♥
Célio, eu ia já e acho que até ficava por lá :) amo Barcelona, e tenho mesmo de voltar.
EliminarTens também uma receita no livro da Aimee muito boa para estrear a tua forma. Manda vir as laranjinhas pelo correio, como eu (só nós para estas pancadas e coisas boas!).
Por cá não encontro essas laranjas... o sumo fica com uma cor mesmo linda. Quanto aos donuts nunca fiz mas fiquei in love pelos teus <3 O teu post deixou-me a salivar e com vontade de rumar até Barcelona...
ResponderEliminarBjinho sweetie
Sweetie Patrícia,
Eliminaras laranjinhas arranjas na Horta do Bairro, eles enviam por isso aproveita. Fazer donuts é mesmo a tua cara, tens de experimentar, aposto que sai coisa mais linda!! beijo.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarRafa, esta massa acaba por ser mais de bolinho e como são feitos no forno, não tem como falhar. Obrigada! E um beijinho.
EliminarInês you did it again...que fotografias bonitas, só apetece esticar a mão e agarrar o ecrã. Nunca fui pessoa de donuts, talvez por não gostar muito de fritos (mesmo em criança) mas estes com a opção do forno são uma excelente ideia! As laranjas são lindas também :) e os pratos tão bonitos e que bem que ficam com o contraste do glacê. um grande beijinho e Barcelona é só um pulinho ;)
ResponderEliminarHouve uma fase na minha vida em que não podia comer quase nada, nem fritos nem doces, e desabituei-me de algumas coisas que tive muitas saudades, e foi difícil conseguir voltar a habituar o estômago a elas, os fritos foram mesmo os piores, e como tinha saudades de um donut nessa altura! Ainda bem que agora já posso comer quase de tudo :)
EliminarÉ mesmo um pulinho! Tu tão longe e eu aqui tão perto.
Um beijinho querida.
Ando com muita vontade de experimentar estas laranjas mas não é fácil de encontrar...ainda não perdi a esperança :) e estes donuts estão maravilhosos e as fotos apetitíveis, mesmo!!!!
ResponderEliminarbjs
Obrigada Ana! As laranjas consegues encontrar na Horta do Bairro. beijos.
EliminarFicaram perfeitos estes teus donuts querida!
ResponderEliminarAcho que no forno são tão bons :)
Assim que chegou a forma também tive logo que experimentar!
Claro que os pecaminosos sabem bem, mas estes estão perfeitos!
Adoro a cobertura, com uma cor tão bonita e tão gulosa!
Um grande beijinho querida
Eu gostei muito desta experiência no forno! Mas ainda quero experimentar de novo os verdadeiros, cheios de pecado hihi.
EliminarUm beijinho linda.
Por acaso nunca fui muito de donuts! Lembro-me de que quando ia de férias em pequena com a minha família havia quem comesse sempre donuts nas estações de serviço, mas eu não era lá muito fã. Acho que desses iria ser :D
ResponderEliminarEu sou uma scone, cake and donut girl :) um beijinho.
EliminarTambém adoro donuts, já não como desde que sou vegetariana mas cá pra mim eram mesmo daqueles fritos e recheados e cheios de açúcar em pó!! Aaai, olha deixaste-me cheia de vontade, não faço fritos em casa mas parece que se pode abrir um excepção para isto eheh :P essas laranjas são lindas, nunca encontrei aqui :( mas tenho imensa vontade de experimentar! Beijinhooo*
ResponderEliminarSempre podes fazer uns vegan :) já vi umas receitas bem fixes e saudáveis. Aqui não era para ser saudável, era mesmo para saber bem e lamber o açúcar hehe, mas o forno também ajudou. Um beijinho. As laranjas encontras na Horta do Bairro!
EliminarQuerida Inês,
ResponderEliminarQuero lhe desejar muitas felicidades e muitos anos de vida pela
passagem do teu aniversário, que Deus te abençoe a cada dia de
sua vida, dando-lhe tudo de bom que você merece!
Parabéns!
Feliz semana!
Beijos ♥
Obrigada linda Andréa, pelos votos, muito obrigada.
EliminarUm beijinho e boa semana.
Magníficos, passar por aqui é sempre uma alegria, uma inspiração, eu gosto muito de doughnuts embora por estas bandas eles sejam mais tipo bola de berlim, uma amiga minha foi aprender a fazer os afamados doughnuts da Bread Ahead no Borough Market aqui em Londres, dizem que são os melhores da cidade... não sei se são mas sei que são deliciosos e é claro ela já contrabandeou as receitas XD Eu ainda acho que o bom donut tem um buraco no meio e frito ou no forno é sempre uma delícia. Essas laranjas são maravilhosas, nunca provei... o passatempo do meu pai é a agricultura vou desafia-lo para me arranjar uma destas laranjeiras é mesmo do outro mundo ^_^
ResponderEliminarAdorava aprender a fazer esses doughnuts do Bread Ahead, que máximo! Olha, era bem giro ele plantar uma laranjeira dessas, também vou pesquisar sobre isso. Um beijinho.
Eliminarinês, eu já me tinha cruzado com esses donuts no facebook e fiquei a olhar para eles com aquela cara de "preciso de uma forma de donuts!". já não é a primeira vez que tal pensamento me ocorre, por isso logo logo tenho de tratar disso. já as laranjas sanguíneas, essas é que nunca as vi à venda, mas parecem-me uma excelente combinação para estes donuts! beijinho
ResponderEliminarMaria, estou a imaginar-te a fazer uns donuts no forno, muito mas mesmo muito saudáveis :) até versões salgadas!! não era giro? tens que comprar uma forma, e as laranjas são da Horta do Bairro. um beijinho.
EliminarQuerida Inês... Adorei a receita! Mas esse cor de rosa está demais... Vou imprimir a ultima foto emoldurar e por na minha cozinha!
ResponderEliminarAdoro as tuas fotos!
Beijinho grande
Ah que querida Manuela :) eu fiquei deliciada com este tom de rosa, mesmo as laranjinhas não sendo super vermelhas ficou mesmo como eu queria.
EliminarUm beijinho.
É verdade querida... eu sou adepta de Donuts!
ResponderEliminarConfesso que já entraram na minha casa dos embalados, mas nunca quando vivia com os meus pais. Eles não são nada dessas coisas :-)
Já tentei fazer uma vez, mas não gostei do resultado e tal como tu, a ideia de "frito" não me agradava lá muito! Também devo ter escolhido mal a receita! Enfim
Também tenho estas forminhas, talvez com a tua receita (já testada) eu me resolva ;-)
Beijinho enorme e até breve.
C
Experimenta fazer com a tua forminha sim! Esta ou outra receita, é super divertido e a tua C. vai adorar :)
EliminarUm beijinho linda.
epá. só de aspecto comia uns 3 seguidos!!! que lindas cores!!!
ResponderEliminarAlho Francês - Blog Verde
Hehe :) que bom!
Eliminar