Convidei para jantar... Nuno Camarneiro




Era final de tarde quando Nuno chegou. Apresentou-se sereno à beira do quintal, onde eu colhia umas laranjas e limões para lhe preparar um refresco. Estava um calor abrasador, e as sombras secavam os dias.
Cumprimentei-o com entusiasmo, deixando os limões rolar até aos seus pés. Que descuidada, tanto nos gestos como nas palavras. Fico sempre assim, quando recebo um convidado especial na minha casa.
Passámos a apanhar um raminho de hortelã na varanda e seguimos até à cozinha fresca, onde lhe preparei um sumo de limão, laranja e hortelã, com bastante gelo.
Nuno na sua simplicidade aceitou mais um copo, enquanto o jantar estava a ser preparado. Falou-me um pouco de si, da sua história e das suas histórias.

" Todas as cicatrizes são troféus, representam vitórias contra o que vem de fora. Devíamos mostrá-las de cada vez que conhecemos alguém, chamo-me assim e tenho sobrevivido. Mostrar os braços, e as costas e os rasgões do espírito, contar-lhes as histórias com abundância de pormenores, o que mais possamos dizer é já supérfluo."

O meu convidado é Nuno Camarneiro, um jovem escritor natural da minha cidade, a Figueira da Foz. Licenciado em Engenharia Física, trabalhou no CERN em Genebra e concluiu um doutoramento em Ciência Aplicada ao Património Cultural em Florença. É investigador e professor, e autor do blog Acordar Um Dia. O seu primeiro romance "No Meu Peito Não Cabem Pássaros", é um livro que me impressionou pela escrita, que já conhecia do seu blog e admirava. Uma prosa claramente poética, invulgar e poderosa. Com poetas escondidos entrelinhas, vamos decifrando pelas palavras e capítulos uma narrativa sublime. Como o próprio diz, palavras em forma de livro, que rodeiam as vidas de Fernando Pessoa, Jorge Luís Borges e Karl (personagem de Kafka). O romance nasce da pergunta - como é que nasce um escritor? - e vagueia pelas mentes criativas destas três personagens.

" Alguns homens são de tripas e escamas, depois de amanhados ficam um pouco que não chega e mal se vê. Há outros em que tudo se aproveita, homens com segredos nas entranhas e na pele, que contam histórias sem fim. São esses os homens bons e às vezes nem homens são, mas cães ou gatos, ou crianças que brincam umas com as outras."

Houve tempo para conversas no terraço, no fim de tarde, por entre um jantar animado e simples. Peixe do nosso mar, grelhado e umas tapas para petiscar. Uma sangria fresca, que o calor ainda aperta e a garganta está seca. E um bolo de fruta para sobremesa. Um upside-down de morango e ruibarbo. Com morangos e ruibarbo da horta.
No meu peito coube o encanto e a felicidade de nos termos cruzado. No livro e no jantar.

"De novo silêncio, tudo foi já dito e entendido por um e pelo outro, agora só o vento quente e os pássaros podem acrescentar sons à tarde. É Verão e os corpos aceitam bem a quietude, os minutos não têm pressa e os dois ficam ali enquanto for necessário."











Upside-Down de Morangos e Ruibarbo
(inspirado nesta receita)

50 gr de manteiga
1/2 chávena de açúcar mascavado claro

1 taça de morangos cortados em metades
1 chávena de ruibarbo em pedaços

2 ovos
1 chávena de açúcar
75 gr de manteiga derretida e fria
raspa de 1 limão
3/4 chávena de buttermilk*
1 e 1/2 chávena de farinha
1 e 1/2 colher (chá) de fermento
1/4 colher (chá) de bicarbonato


Preparação

Untar uma forma redonda e reservar. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Num tacho pequeno juntar a manteiga e o açúcar iniciais e levar ao lume a ferver uns minutos a formar um género de caramelo claro. Colocar no fundo da forma preparada e espalhar uniformemente.
Espalhar os morangos em metades e os ruibarbo em pedaços por cima do caramelo numa camada concêntrica e sem deixar espaços vazios.
Numa taça bater muito bem os ovos com o açúcar e a raspa de limão, até obter uma mistura volumosa, uns 3 minutos com a batedeira. Juntar a manteiga e o buttermilk, mexendo bem. Por fim adicionar a farinha, fermento e bicarbonato de sódio e envolver suavemente.
Colocar a massa por cima da fruta e levar ao forno até cozer (teste do palito).
Deixar o bolo arrefecer uns 10 minutos antes de o virar para um prato de servir.
Servir simples ou com uma bola de gelado de baunilha.

* Para preparar o buttermilk, adicionar uma colher de sopa de sumo de limão a 3/4 de chávena de leite e aguardar uns 15 minutos antes de utilizar.

Bom Apetite!

Com esta receita participo no projecto "Convidei para jantar...", que decorre este mês no blog De Cozinha em Cozinha passando pela Minha, com o tema Escritores Contemporâneos.
Nota: os excertos publicados em itálico pertencem ao livro "No Meu Peito Não Cabem Pássaros" de Nuno Camarneiro.







 

53 comentários:

  1. que bom aspecto!!
    já vi várias receitas com ruibarbo e até tenho curiosidade em experimentar mas nunca vejo à venda...

    ResponderEliminar
  2. Adorei a história e a forma como a escreves! Nunca comprei ruibarbo (quando jogava farmville fartava-me de plantar isso) nem sei ao que sabe (shame on me) mas a avaliar pelo aspecto fantástico deste bolinho é algo que tenho de ir averiguar numa próxima ida ao supermercado!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  3. GOSTEI DO TEXTO ESTA MUITO BONITO,TENS BASTANTE JEITO PARA ESCREVER.
    O BOLO FICOU LINDO ,ADORO MORANGOS AGORA O RUIBARBO NUNCA USEI .
    BOM FERIADO
    BJS

    ResponderEliminar
  4. Excelente o teu texto, tens mt talento amiga, este bolinho ficou uma delicia basta olhar para se aperceber que so pode ser mais que bom, amei!

    bjs

    ResponderEliminar
  5. Olá Ginja, o post está delicioso, uma escolha muito feliz de todos os "ingredientes". Parabéns minha linda!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  6. Ena Ginjinha que belo post amiga, que bela oferta que tinhas no jantar....bjokitas

    ResponderEliminar
  7. Ginja,
    Obrigada por este post, do bolo ao texto, passando pelo escritor que não conhecia, tudo está perfeito.
    Bjnhos e bom feriado

    ResponderEliminar
  8. Querida Ginjinha,
    Como sempre, uma escolha mais que perfeita, tanto do convidado, como do prato que está super tentador e maravilhoso. Perfeição, é o sinónimo para o que sempre atinges em todos os detalhes nos teus posts e este é disso, mais um fabuloso exemplo.
    Beijinhos,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. com o teu blog foi assim - adiction at first sight! Fantástico!
    naturalmente que sigo desde já!
    gostaria de te dar a conhecer também o meu.

    beijinhos e bom feriado!

    http://cottoncandy-peaches.blogpot.com

    ResponderEliminar
  10. Bem, tenho que confessar que o convidado não conhecia, tal como não conhecia a receita com que o presenteaste, mas adorei. Tenho que fazer esse bolo.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Que bolo tão lindo e delicioso=) Adoro morangos e nunca experimentei em bolos, depois disto não há como não experimentar! Acho que o convidado também vai apreciar=)
    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito de conhecer o teu convidado, ainda bem que nos apresentaste!
    Ginga, tens o dom da escrita, escolhes tão bem as palavras, que belo texto...fiquei colada ao monitor e reli algumas partes!
    O bolo, está esplêndido, como tudo o que aqui apresentas.
    BJs

    ResponderEliminar
  13. Este bolo tem um aspeto delicioso! Também gostei muito do pratinho branco e da toalha colorida, muito sweet!

    ResponderEliminar
  14. Querida Ginja,
    lindo texto, ótimas escolhas tanto com o convidado,
    tanto na receita!
    Fiquei imaginando o seu convidado tomando o sumo de laranja, limão
    e hortelã, bem geladinho, hummmmm, que delícia!

    Então vc plantou morangos no seu quintal, pena que moro do outro
    lado do oceano p/ conhecer o seu quintal, mas fica na minha imaginação, rsrs.

    Beijinhos, fica com Deus!

    ResponderEliminar
  15. Bela escrita, belas fotos e magnifico aspeto de um bolo delicioso.
    Dá para sonhar...
    Boa semana e beijinhos.

    ResponderEliminar
  16. Bem...esses moranguinhos...muito bons!!

    Adorei o bolo...a cor...e o sabor deve ser divinal :)

    ResponderEliminar
  17. Has descrito la cita tan bien, que hasta me pareció estar allí! Pero no, finalmente estaba en mi casa sin ese estupendo zumo con hielo! Qué envidia me ha entrado, de verdad, aquí siguen los días grises, tontos con esa lluvia que ni se va ni se queda....ploff!
    Pero bueno, viendo esta dulce tan bueno y colorido entran ganas de aprovechar y meterse en la cocina!
    Me encantan tus telitas y lo sabes! Lo que haría con ellas! Esta la tengo! No puedo evitar decírtelo, adoro el mundo Tilda!
    Besos

    ResponderEliminar
  18. Olá amiga ! Que lindo texto, muito bem escrito.
    O bolo, faço ideia o sabor... Está lindo !... Mas da próxima vez convida-me a mim para jantar, pois adorava provar as tuas comidinhas ! Ih!ih!ih!
    Beijokas

    ResponderEliminar
  19. ficou mt bonito gostei mt do texto bravo bjs

    ResponderEliminar
  20. Adorei este bolo! Nunca tinha visto upside-down cake de morangos, mas desde que vi as fotos fiquei logo com o bichinho para experimentar :) Deve ser delicioso!

    ResponderEliminar
  21. Até pode ser upside down mas só o nome porque adorei tudo. O texto, a inserção de testo, o bolo e fiquei fã do candidato (que não conhecia)às tuas delicias culinárias.
    Parabéns Ginja, Muito bom mesmo
    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. olá ginja, gostei muitttoooo do teu texto=) e claro, tb gostei da receita do bolo e então as fotografias, nem se fala...fiquei com vontade de repetir esta receitinha!!

    ResponderEliminar
  23. Ginjinha querida que belo texto, não conhecia seu convidado, mas gostei de conhecer e vou conhecer seu blog, adorei o bolo ficou lindissimo e úmido como gosto e com certeza seu convidado voltará mais vezes. A apresentação como sempre um verdadeiro primor e pura delicadeza.Bjinhos

    ResponderEliminar
  24. Amiga ginja, deixaste-me, literalmente, a salivar, por este bolinho, com uma aspeto, super saboroso!! Parabéns, ficou perfeito!!
    Quanto ao texto, está relamente muito bem escrito e foi uma bonita homenagem ao escritor...
    Bjoca e bom fim-de-semana
    Cady

    ResponderEliminar
  25. Bom dia Ginja! Não conhecia o escritor que convidaste, mas devo dizer que os excertos que transcreveste são verdadeiros teasers, que incitam a conhecer melhor o resto do livro. Gostava mesmo muito de experimentar essa receita devido ao ruibarbo, mas não o encontro em lado nenhum! Mas não faz mal, não vou desistir, para já contento-me por ver o efeito lindo do teu upside down cake e dar uma dentada imaginária numa boa fatia!

    ResponderEliminar
  26. Não conhecia o escritor nem o upside down cake :) mas fiquei deliciada com o texto, o bolo, os morangos húmidos hmmm
    beijinhos****

    ResponderEliminar
  27. Ginja,
    Aqui está mais uma surpresa. Um autor que desconhecia por completo e uma escrita tão significativa e envolvente. Que bom que o convidaste dando-o a conhecer. O teu texto está muito bonito e o bolo, nem se fala. Muito obrigada pela participação.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Nossa, que pecado... Que delícia!!!!
    www.fazergourmet.com.br

    ResponderEliminar
  29. Para variar, mais uma sobremesa com um aspecto delicioso!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  30. Ginja, a escolha do bolo vem co uma dupla da qual sou fã, morangos e ruibarbo.
    E a escolha do convidado trouxe-me a vontade de conhecer melhor os textos do Nuno. Vou lá ao blogue espreitar.
    :) Bjs

    ResponderEliminar
  31. Minha amiga,
    tenha um final de semana abençoado junto a sua família!

    Beijos ♥

    ResponderEliminar
  32. Fiquei com vontade de conhecer este teu conterrâneo. Gostei muito do que li. Tanto dos excertos que partilhas como do que li no blogue (que vou passar a acompanhar). Obrigada por mais esta descoberta.
    Um beijo
    P.S.: Também gostei muito do bolo, mas ruibarbo, nos Açores, só se o cultivar. Tenho de pensar nisso :)

    ResponderEliminar
  33. hmmmm, este upside-down deixou-me com os olhinhos em bico. Agora que o bom tempo está a chegar estou mais lambareira do nunca!!!! Praia só se for vestida de orca :p

    ResponderEliminar
  34. Adorei! Tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar
  35. Uma belíssima participação, com uma receita que até faz o pino!...
    Babette

    ResponderEliminar
  36. que delicia, esta sobremesa conquistou -me num de imediato :) adorei a historia e as fotografias. um beijinho e um bom fim de semana

    ResponderEliminar
  37. Ginja, amiga, tus cenas y comidas con amigos son fabulosas. Lo narras todo con tanto cariño que apetece participar en ellas. Un postre estupendo, con una pinta deliciosa. No conozco el ruibarbo. Tu huerto tiene de todo.Y es cierto que las cicatrices forjan el alma... Me gusta la sencillez de tu descuido. Genial. Besinos.

    ResponderEliminar
  38. Olá minha doce Ginjinha:)
    Gostei muito de conhecer este teu conterrâneo, não conhecia nem o autor, nem a obra, mas do pouco que mostras parece-me que vou gostar e vou ver se leio esse livro:)
    Amiga, as tuas participações são sempre um encanto, a forma como as imaginas e descreves transmite sempre uma serenidade e alegria únicas, dá vontade de também fazer parte! E que bem se deve ter sentido o convidado com um jantar assim a saber a verão, com o maravilhoso peixinho fresco, a bela e indispensável sangria e, por fim, um bolo de cortar a respiração! Ainda não experimentei ruibarbo, mas a curiosidade é tanta...! Adorei tudo, o texto, o jantar, o suminho deliciosamente aromatizado com a hortelã e claro, o bolo, o teu lindo, lindo bolo!!
    Um grande beijinho minha linda e um excelente fim de semana, cheio de coisas boas:)

    ResponderEliminar
  39. Minha talentosa ginjinha, nao conhecia o Nuno, adorei o teu textos e os pequenos excertos do livro dele, vou cuscar ao blog :)
    O bolo, esta fantástico, espero que essa fatia da tua foto estejavreservada para mim :)

    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  40. Ginja que prazer encontrar o seu blog e suas deliciosas receitas! Já estou te seguindo! Quando puder venha também visitar o meu blog, será um prazer!!
    Bjossss
    Mel

    ResponderEliminar
  41. Ginja, voltei aqui para te dizer que fiz a massa deste teu bolo, mas com uma cobertura diferente.
    É um bolo delicioso, húmido e muito saboroso, todos gostamos muito cá em casa.
    Bjs

    ResponderEliminar
  42. Hum...que bom aspecto, deve ser uma delícia. Super chic e super elegante...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  43. Ginga, mais uma vez soubeste receber um ilustre convidado. Não o conheço, mas fiquei com vontade de o conhecer... vou espreitar o seu blogue. O bolo esse, não tenho palavras para o descrever... divinal (talvez seja esse o adjetivo mais adequado).

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  44. Obrigado a todos mais uma vez pela vossa simpatia e presença! Sinto o vosso carinho e gostava de o poder retribuir com uma bela e enorme fatia deste upside-down a cada um. Obrigado pelos comentários. Leiam o Nuno, ele merece, um escritor e uma escrita sublime e poética. Beijinhos.

    ResponderEliminar
  45. Amiga, que delicia, aceito um pedaço, deu água na boca!!
    Beijos, boa semana
    Ana Claudia
    www.anaclaudianacozinha.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  46. MINHA AMIGA,
    TENHA UMA SEMANA ABENÇOADA JUNTO A SUA FAMÍLIA!
    BJS ♥

    ResponderEliminar
  47. Querida Amiga Ginja.
    No meu peito também cabe o encanto e a felicidade de ter te conhecido através deste blog.... É sempre muito prazeiroso ler teus post e este como os demais sempre me encantam com a sutileza que escreves. Consegues descrever de uma maneira que a imagem se transporta para a nossa mente como se estivessemos junto no mesmo lugar e mesma hora.É tão mágico que às vezes continuo a pensar como seria o desenrolar do encontro. Adorei!!!! Não conhecia esse escritor, mas vou procurar seu livro. Acho que deve ter ficado encantando de como o recebeste, e com certeza voltará sempre... Além de poder se deliciar com essas iguarias como esse delicioso bolo, ainda poder desfrutar da tua companhia e continuar a divagação de histórias sem fim...
    Beijinhos da amiguinha Gina

    ResponderEliminar
  48. Ginja adorei esta receita vou ter de experimentar uma delicia beijocas:)

    ResponderEliminar
  49. Ginjinha querida, obrigada por sua visita sempre tão carinhosa, passando para lhe desejar uma semana de muita paz, sáude e alegrias. Bjos

    ResponderEliminar
  50. Esta cremoso,com um aspecto tão agradavel e convidativo:)...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  51. Ginja amei o bolo!!! Gosto tanto de ruibarbo e tenho pena de não encontrar por aqui :(
    bjinhos*

    ResponderEliminar
  52. Ginjinha, que bolo mais perfumado e hospitaleiro!!! Deverei ir ao blog do Nuno? Deverei, deverei!
    Beijinhos, bom finde!
    Madalena

    ResponderEliminar
  53. Uma participação fantástica amiga, apesar de não conhecer esse escritor gostei imenso da forma como o descreves e nos mostras retalhos que nos aguçam a curiosidade...tenho de ir espreitar o blog!
    O bolo...ficou lindíssimo, com uma cor que apetece MESMO roubar uma fatia e confesso que se o pudesse fazer comia logo 2 ou 3!!Também fiz um bolinho com morangos, como bem sabes :) e têm algumas semelhanças...imagino que tenhas te deliciado em cada pedaço! nham nham eheh
    As fotos estão fantásticas!
    Beijinho

    ResponderEliminar