Risotto de Abóbora e Cogumelos


Os dias estão lindos e luminosos. O sol abraça-nos nas manhãs de frio e eu fico rendida à minha cidade. A Figueira brilha debaixo do sol e convida a ser explorada.
Junto ao rio, uma ida ao mercado. As frutas e os vegetais repousam em exposição. Uma caminhada com os barcos e as gaivotas em pano de fundo, sentindo o frio na ponta do nariz descoberta. Sabe bem. Aproveitar ao máximo a minha cidade e a sua luz.
Já à noite, o frio convida ao aconchego em casa, às refeições quentes e ao fogão ligado. Foi numa destas noites geladas que preparei este risotto, com uma abóbora manteiga do mercado, que nos reconfortou e aqueceu.


Risotto de Abóbora e Cogumelos

1 chávena de arroz carnaroli
1 chávena de abóbora manteiga em cubos
2 chávenas de cogumelos frescos
1/2 chávena vinho branco
1/2 cebola picada
2 colheres (sopa) azeite
caldo de legumes q.b.
1 colher (sopa) manteiga
3 colheres (sopa) parmesão ralado
tomilho fresco q.b.
lascas de parmesão q.b.


Preparação

Preparar o caldo de legumes e mantê-lo aquecido, durante a preparação do risotto (uma quantidade abundante).
Numa panela, juntar o azeite e a cebola picadinha e deixar refogar até esta ficar transparente. Nessa altura adicionar a abóbora em cubinhos e deixar cozinhar por 5 minutos.
Juntar depois o arroz sem lavar, e fritar um pouco. Adicionar o vinho branco e ir mexendo até o álcool se evaporar e o arroz ficar com pouco líquido.
Juntar então 2 conchas do caldo preparado e ir mexendo o arroz. Adicionar caldo à medida que for necessário, sempre a mexer o arroz.
A meio da cozedura do arroz, juntar os cogumelos partidos em quartos ou laminados e deixar cozinhar. Juntar mais caldo se necessário.
Apagar o lume e só depois juntar a manteiga em nozes e o parmesão ralado na hora. Envolver suavemente e salpicar com tomilho fresco e lascas de parmesão. Servir imediatamente.

Bom Apetite!


37 comentários:

  1. Risotto é daqueles pratos que quero muito experimentar mas nunca tenho "coragem". É sempre para amanhã. para depois, e passam os dias...o teu parece delicioso :)

    ResponderEliminar
  2. Que belo aspeto tem este risotto.Confesso que apenas 2 vezes fiz risotto.Mas é um prato que se come com bastante agrado.

    ResponderEliminar
  3. MINHA QUERIDA E DOCE AMIGA,
    COMO EU GOSTARIA DE ESTÁ AÍ NA TUA CIDADE, DEVE SER MUITO LINDA PELO SEU RELATO. POR AQUI OS DIAS ESTÃO CHUVOSOS E FRIOS NEM PARECE QUE ESTAMOS NO VERÃO, MAS TUDO É FEITO COM CARINHO PELAS MÃOS BENDITAS DO NOSSO QUERIDO DEUS PARA NOS AGRADAR. A NATUREZA É LINDA DEMAIS!
    ESTE RISOTTO FICOU PERFEITO, DO JEITINHO QUE EU GOSTO,DELÍCIA!

    FICA COM DEUS!
    BJS..♥

    ResponderEliminar
  4. Que ricos esses cogumelos!!! Delicioso risotto, que só fiz uma vez e embirrei! A ti saiu-te perfeito!!!
    Beijinhos, Ginjinha, continuação de dias soalheiros! Eu vou acender a lareira que está um gelo aqui...
    Madalena

    ResponderEliminar
  5. Muito deliciosa sua combinação de cogumelos com abóbora num risotto - este um dos meus pratos preferidos para o inverno.

    beijos

    ResponderEliminar
  6. Deliciosa esta refeição e sem duvida mt saborosa!

    bjs

    ResponderEliminar
  7. Ginjinha, que linda a tua descrição...tão reconfortante e apetecível, um passeio com essa paisagem...tal como o teu risotto, que está com um aspecto maravilhoso! Ainda não me atrevi a fazer, mas cada vez fico mais curiosa, esta receita levo comigo para um dia fazer :)
    Gostei muito e que garfada eu dava nesse arroz amiga...!
    Um Beijinho!
    Sofia

    ResponderEliminar
  8. Ginginha,
    Esse risotto ficou com um aspeto super delicioso... Aqui nos USA pelo menos no estado onde moro,esta um sol lindo e bem quentinho : ) Ficou com uma consistência perfeita.

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  9. Doce amiga Ginja, conforme vou lendo seu relato, já vou me aconhegando no seu cantinho, sentando e apreciando as suas delicias, pois tudo que é feito com amor é bem mais reconfortante. E esse seu risotto ficou excelente, saboroso certamente. Amo abóbora, amo cogumelos, só basta fazer não é? Gostei muito querida. Bela refeição...beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Adoro risottos, e este está tão apetitoso!!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  11. Ginja, o risotto ficou mesmo o máximo devia estar uma delicia...um beijinho.

    ResponderEliminar
  12. Uma maravilha!
    Tambem faço com o carolino.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Gosto da sugestão e da envolvência do sol de inverno
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. As manhãs frias de sol sabem tão bem. :) Nunca comi risotto e ando muito curiosa por experimentar. É engraçado que vejo muitas receitas de risotto com abóbora, e a tua com os cogumelos deve ficar deliciosa. Beijinho

    ResponderEliminar
  15. Ginja, no estaría mal compartir un platín de este rico arroz contigo, para rematar con unas golosinas tan ricas como las trufas que haces, regado con un vasín de oporto, jejeje!!! Me pòngo las botas guapa. Besinos.

    ResponderEliminar
  16. Um belo risotto fizeste e mais ideias me deste! Ficou óptimo para saborear neste dias de sol, embora tenha ouvido um zum zum que vem aí um frio de rachar. Mas isso não importa! Um risotto é imteporal. bjs

    ResponderEliminar
  17. Olá Ginja!! :)
    Que belo risotto!!
    Gostei imenso do aspecto, um dia atrevo-me!
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  18. NUNCA FIZ RISOTTO MAS ACHEI O TEU UMA DELICIA.
    BJS

    ResponderEliminar
  19. Ginja, o teu risotto ficou muito rico. Cheio de sabor e cremosidade. Em dias assim sabe tão bem cozinhar perto do fogão mexendo com a colher de pau devagarinho e ver a comida a ser transformada. Por acaso ontem também fiz um risotto que adorei, cada vez estou mais rendida! Gostei imenso do teu.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Ontem fiz para o jantar um rosotto de abóbora com oregãos, ficou delicioso.
    Esse teu pratinho está bem apetitoso.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Adoro risotto. Pode ser de qualquer coisa menos de nabo, ou fígado! E este ficou com um aspecto interessante, já roubava uma lasquinha de parmesão :)

    ResponderEliminar
  22. E por aqui, estä um frio de rachar, ir ao mercado nem pensar pq as frutas estão geladas e eu nego-me a tirar as luvas..

    Mas à noite é o mesmo conforto, adorei a receita, era prato que comia no sofá a ver um filme.:)

    bjs e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  23. que bom aspecto Ginjinha...linda a foto....bjokitas

    ResponderEliminar
  24. Belíssimo! Ainda hoje comi um, de couve-flor e brócolos. São tão reconfortantes. A tua cidade também é muito bonita. Passei por lá o verão passado e comi uma "Brisa" :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Que aspecto maravilhoso e apetitoso!!
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia

    ResponderEliminar
  26. Que belo risto Ginja! Deve estar muito saboroso! Beijos, Paula

    ResponderEliminar
  27. Eu adoro risotto!
    Diz-me uma coisa, a abóbora não ficou demasiado cozinhada? Como no frango que fiz há uns dias achei que cozeu demasiado, queria testar em risotto, e não sei se ponho no início ou a meio da cozedura...
    O aspecto do teu risotto é maravilhoso :)
    um beijo kida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xana, eu coloquei logo no início do risotto e não ficou demasiado cozida. Até ficou "al dente" :) Depende do tamanho dos cubos talvez. Esta abóbora achei que demorou mais tempo a cozer que o normal (também estava com receio de colocar logo de início e ficar "espapaçada"). O tempo total de cozedura foram uns 20 minutos acho eu.
      Um beijinho e quero ver esse risotto!

      Eliminar
    2. :) Vou experimentar com certeza... Acho que o meu risotto leva é mais tempo a cozer, tb nunca estive a contar o tempo... lol
      Uma beijoca e bom domingo

      Eliminar
  28. Agradeço a todos pelos comentários! Pela simpatia e pelo carinho demonstrado. Este risotto é delicioso. Ofereceram-me ontem mais uma abóbora manteiga, parece que estou com sorte e vou voltar a repetir a dose! Beijinhos e bom fim-de-semana.

    ResponderEliminar
  29. Hummmmm adoro um belo risotto!

    Beijinhos e bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  30. Que belo risotto! E que saudades dessa paisagem, gaivotas, barcos...
    Bjinhos e bom domingo!

    ResponderEliminar
  31. QUERIDA GINJA,
    TENHA UM ÓTIMO FINAL DE DOMINGO!
    BJS..♥

    ResponderEliminar
  32. Querida Ginja,
    Este prato é ideal para dias que pedem refeições que nos aquecem da cabeça aos pés. Cá nos Açores não sentimos assim tanto frio, mas os risottos também vão aparecendo na nossa mesa.
    Um beijinho e boa semana.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  33. Ginja,
    Este risotto está muito apetitoso. Eu adoro risotto, é uma comidinha reconfortante! Beijinho e Boa semana!

    ResponderEliminar