Bolo Semi Naked de Limão e Mirtilos // Lemon Blueberry Semi Naked Cake




Celebro este mês os 9 anos do Ananás e Hortelã.  São 9 anos de partilhas, receitas e histórias. Com tanto que mudou pelo caminho, que torna esta celebração ainda mais especial. Nunca pensei comprometer-me com este cantinho por tanto tempo, nunca pensei que ao fim destes anos ainda aqui estaria a escrever. Mas de facto estou, e muito feliz por isso. 

Acredito que devemos sempre celebrar com bolo, e por isso fiz este bolinho de limão e mirtilos, com cobertura de mascarpone, e muitas flores em sinal de festa. Há bolos que tornam tudo mais especial à mesa. E apesar do distanciamento social, quero juntar-vos todos na minha mesa e partilhar convosco uma fatia deste bolo.

Agradecer a todos os que por aqui passam, desde sempre e também os novos leitores. Muito grata por fazerem parte deste caminho, uma viagem cheia de boas partilhas e muitos afectos. Sem dúvida que criei e quero continuar a criar boas memórias nesta nossa mesa. Sem vocês não seria tão especial, tão bom. Por isso agradeço e convido-vos a juntarem-se à festa do Ananás. Vamos celebrar.













(scroll down for english recipe)

BOLO SEMI NAKED DE LIMÃO E MIRTILOS

Bolo:
3 ovos caseiros
150 gr de açúcar
raspa de dois limões
120 ml de iogurte natural
50 ml de azeite suave
250 gr de farinha de espelta branca
1 colher de chá de fermento
75 gr de mirtilos frescos

Cobertura e recheio:
250 gr de mascarpone
150 ml de natas para bater (35% MG)
1 colher de sopa de açúcar em pó
3 colheres de sopa de compota de mirtilo
compota de mirtilo q.b.


Preparação

Untar com manteiga duas formas redondas com 15 cm de diâmetro e forrar o fundo com papel vegetal anti-aderente. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Numa taça bater muito bem os ovos com o açúcar e raspa de limão até bem fofo e volumoso. Adicionar o iogurte e azeite e bater bem, e juntar depois a farinha e fermento e envolver na massa até homogéneo. Por fim, juntar os mirtilos à massa e envolver. Colocar metade da massa em cada forma e levar ao forno até ficar cozido. Desenformar e deixar arrefecer totalmente antes de cortar.
Preparar a cobertura e recheio, batendo ligeiramente o mascarpone, adicionar depois as natas bem frias e bater até ficar bem volumoso e firme. Juntar depois o açúcar em pó e as três colheres de compota de mirtilo e envolver bem. Reservar no frio. 
Nivelar os bolos e cortar os dois bolos a meio, e colocar a primeira rodela num prato de servir. Espalhar um pouco do creme de mascarpone e barrar a superfície. Colocar depois um pouco de compota de mirtilo e alisar. Repetir com as restantes rodelas de bolo até chegar à última. Cobrir o bolo com a cobertura de mascarpone e começar a colocar lateralmente alisando com uma espátula de forma a criar o efeito semi naked, com parte do bolo a ficar visível. Depois de coberto, enfeitar com mirtilos frescos e flores a gosto. Conservar no frio até servir.

Bom Apetite!


//


(english recipe)

SEMI NAKED LEMON BLUEBERRY CAKE

Cake:
3 free range eggs
150g caster sugar
zest of 2 lemons
120ml plain yogurt
50ml mild olive oil
250g white spelt flour
1tsp baking powder
75g fresh blueberries

Icing and filling:
250g mascarpone cheese
150ml whipping cream chilled
1 tbsp icing sugar
3 tbsp blueberry jam
more blueberry jam to taste


Method

Grease two 15 cm in diameter round baking pans and line the bottms with greaseproof paper. Preheat oven at 180ºC. 
In a mixing bowl whisk eggs, sugar and lemon zest until very light and frothy. Add olive oil and yogurt and beat well. Add the flour and baking powder and mix. And finally add the blueberries and mix them gently in the batter.
Divide batter evenly on the two pans and bake until cooked.  
Remove from oven and let it cool completely on a wire rack.
For the filling and icing, beat mascarpone on low speed until creamy, then add the whipping cream and beat well on high speed until firm. Add sugar and blueberry jam and fold until creamy. Refrigerate until using.
Level the cakes and cut them in half. Place the first layer of the cakes on a cake stand and spread a bit of the mascarpone cream on top. Then put some blueberry jam and spread. Pop the second layer of cake on top and repeat until you get the fourth layer.
Spread the rest of the icing on top and sides, giving it a semi naked look, by using a spatula, and uncovering bits of the cake. Garnish with fresh blueberries and flowers if you like. 
You can store the cake on the refrigerator.

Enjoy!






5 comentários:

  1. Que bolo lindo, Inês!! Muitos parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ruth, pelo carinho e por estares sempre aí.
      Um beijinho.

      Eliminar
  2. Os meus Parabéns Inês, é com muito gosto e agradecimento que te acompanho aqui, com carinho e alegria das partilhas á mesa :) Este bolinho é uma celebração linda, cuidada e certamente deliciosa.
    Um grande beijinho e muitos mais aninhos a partilhar e principalmente a ser feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada Cláudia,
      é um prazer ter-te aqui na minha mesa :)
      Um beijinho enorme.

      Eliminar
  3. Lindo,bolo,deixo uma sugestão, seria mais fácil colocar as suas receitas em Português,assim mais gente tentava fazer a receita em casa

    ResponderEliminar