Sopa de Abóbora, Gengibre e Coco // Pumpkin, Ginger and Coconut Soup



Era um dia chuvoso, como os dias desta semana. Um dia de Inverno, frio, de chuva e vento lá fora. Cá dentro apetecia conforto. Conforto em forma de uma sopa, de uma malga que aquece as mãos e nos sacia o corpo e a alma. 
Nestes dias apetecem-me ainda mais as sopas, bem quentes e cremosas. Com legumes da época ou com o que houver por casa. Como temos imensas abóboras, e de vários tipos, optei por uma sopa cremosa com abóbora assada. Adoro sopas com legumes assados, ganham todo um outro sabor e riqueza. E sabem tão bem nestes dias de chuva.

Enquanto aproveitava o forno a lenha aceso, que aquecia a casa nesse dia chuvoso, coloquei a abóbora menina em pedacinhos num tabuleiro, com ervas a gosto, uma pitada de sal e um fio de azeite. Foi ao forno a caramelizar. Depois foi só juntar tudo num processador, e servir de imediato. Com uma boa dose de coentros picados, umas sementes de sésamo tostadas e claro, sem nunca faltar o pão torrado. Não é preciso muito para tornar um dia destes mais saboroso e quentinho, convidando o sol em forma de sopa colorida, para a nossa mesa. 








(scroll down for english recipe)


SOPA DE ABÓBORA, GENGIBRE E COCO

1 kg de abóbora menina
50 gr de gengibre fresco
200 ml de leite de coco Makrochef
250-400 ml de água quente ou caldo de legumes
sal e pimenta q.b.
azeite q.b.
tomilho seco q.b.
coentros frescos q.b.
sementes de sésamo tostadas q.b.



Preparação


Descascar e cortar a abóbora em pedaços pequenos, de igual tamanho. Colocar num tabuleiro, salpicar com um pouco de sal, tomilho e fio de azeite. Levar ao forno a 180ºC até ficar mole e dourada nas pontas, caramelizada.
Colocar a abóbora, o gengibre em pedacinhos, o leite de coco e a água ou caldo de legumes (junte primeiro pouca quantidade, e ajuste depois caso queira mais líquida ou mais cremosa) num processador e triturar até ficar bem cremoso e homogéneo. Provar e temperar se necessário.
Servir com um fio de leite de coco, coentros frescos picados, pimenta e sementes de sésamo tostadas.

Bom Apetite!



//


(recipe in english)


PUMPKIN, GINGER AND COCONUT SOUP

1 kg pumpkin
50 g fresh ginger
200 ml coconut milk
250-450 ml hot water or vegetable broth
salt and pepper
olive oil
dried thyme
fresh coriander
toasted sesame seeds


Method

Peel and cut the pumpkin in equal size bites. Place them on a tray, season with a bit of salt, thyme and a drizzle of olive oil. Roast them in an oven at 180ºC until soft and golden.
Place pumpkin, ginger, coconut milk and water or vegetable broth in a food processor and blend until smooth and creamy (adjust the quantity of water or broth if you want the soup more creamy or less).
Taste and season if necessary.
Serve with a bit of coconut milk, fresh coriander, pepper and sesame seeds on top.

Enjoy!



10 comentários:

  1. Olá Ruth, então vai adorar a receita original. Veja em https://glutenfree.pt/sopa-de-abobora-e-gengibre-no-forno/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor, vá ler bem a receita que fala (que aliás é de uma pessoa que conheço pessoalmente) e veja que usa iguais quantidades de abóbora e cenoura, para além de caju para tornar mais cremosa a sopa, e laranja, nada semelhante ao que apresento. Não me parece de todo a mesma sopa, mas quem sou eu. Aliás se formos ver na internet há centenas de sopas com abóbora assada e com leite de coco. É só uma sopa e uma sugestão. Agradeço que vá passear,e não levante falsos testemunhos.

      Eliminar
  2. Que sopa interessante e que fotos bonitas =D

    deaprendizachef.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Daniel, é uma sopa bastante reconfortante.
      Um abraço.

      Eliminar
  3. Que maravilha, deu vontade de provar!
    Beijinhos e bom fds,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  4. Adorei a sugestão Ines, uma sopa reconfortante para estes dias tão chuvosos. Obrigada por partilhares a tua experiencia culinária (e não só) aqui no blog, é uma verdadeira inspiração! As fotos são lindissimas, gosto muito da combinação das cores. Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Cláudia, por escreveres e dares a tua opinião.
      Sopinha mesmo muito reconfortante, obrigada.
      Um beijinho.

      Eliminar