Bacalhau Gratinado de Natal // Christmas Baked Cod



E é tempo de natal. De partilhar mesas e dar amor. Do cheirinho a açúcar e canela no ar. De comer em mesas cheias, cheias de boas partilhas, das nossas pessoas e de carinho.
É para mim também tempo de nostalgia, de doces memórias, de sonhar com o natal da infância, e de pensar em quem já cá não está. Esse natal que parecia ser sempre com mais tempo e mais vivido. Feito de sonhos e do campo. De ir apanhar musgo e enfeitar o presépio construído a rigor. Dos pinheirinhos do meu avô Zé. Do forno a lenha aceso todo o dia e pela noite dentro. Da família toda junta à mesa, com comida simples, humilde e verdadeira. Dos filhós da minha avó. De dormir enroscadinha entre o meu avô e a minha avó. De acordar e ainda em pijama ir até à lareira e chaminé e ver o que o menino Jesus me tinha deixado no sapatinho. Que saudades desse natal. Desse calor humano, em que eu me deixava abraçar e permitia sonhar.

Não quer dizer que já não seja um natal tradicional, e nele estejam pedaços de todas essas memórias vividas e saboreadas na nossa mesa. Os tempos são outros, e o tempo parece passar demasiado rápido, tão rápido que quase nem deixa levedar a massa dos filhós e bolo raínha. Tentamos desacelerar, perder o ritmo a que vivemos, para o vivermos. Para este natal só quero isso, tempo. Abrandar o ritmo e apreciar os bons momentos, mimar os nossos e aproveitar o tempo que temos juntos. Enrolar os filhós no açúcar e canela, preparar o arroz doce e comer uma taça ainda morno, comer mais um bombom, abraçar quem devíamos abraçar mais vezes, enviar cartas escritas à mão a quem está longe e passar mais tempo à beira do lume, a conversar e a contar histórias desses outros natais.

E na nossa mesa não pode faltar o bacalhau, este ano bem cremoso, envolvido com camarão e batata-doce num béchamel, e gratinado com queijo no topo. Feito com os meus produtos de eleição Makrochef da Makro Portugal.
Resta-me deixar votos de um feliz Natal a todos os meus leitores e colaboradores, a quem por cá vai passando e deixando uma mensagem, obrigada pelo vosso carinho. Obrigada pelo tempo que me dão. Que seja um Natal cheio de paz e amor, de momentos doces e felizes.










(scroll down for english version)


BACALHAU GRATINADO DE NATAL

3 postas de bacalhau congelado Makrochef
azeite virgem extra Makrochef q.b.
1 cebola Makrochef picada
2 dentes de alho Makrochef picados
1 alho francês Makrochef fatiado (parte branca)
3 chávenas de batata-doce em cubos
1 chávena de cenoura ralada Makrochef
2 chávenas de espinafres frescos Makrochef
2 chávenas de miolo de camarão congelado Makrochef

molho:

75 gr de manteiga Makrochef
40 gr de farinha de trigo Makrochef
500 ml de leite meio gordo Makrochef
noz moscada, pimenta e sal q.b.

cobertura:

queijo parmigiano reggiano Makrochef ralado q.b.


Preparação

Cozer o bacalhau e lascar, descartando peles e espinhas. Cozer as batatas e escorrer.
Num tacho colocar um fio generoso de azeite, a cebola, alho e alho francês e deixar cozinhar lentamente até a cebola ficar mole. Juntar depois o bacalhau, as batatas, a cenoura, o camarão e os espinafres e envolver, deixando cozinhar até os espinafres murcharem.
Entretanto para preparar o molho, colocar a manteiga num tacho a derreter, juntar a farinha e mexer bem para incorporar. Adicionar o leite aos poucos e mexer sempre com um fouet, em lume brando, até o molho engrossar. Temperar com sal, pimenta e noz moscada a gosto.
Adicionar o molho ao preparado do bacalhau e envolver bem. Colocar esta mistura num tabuleiro, alisar a superfície e ralar queijo no topo. Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC até dourar, uns 35-40 minutos.

Bom Apetite!


//


(english version)


CHRISTMAS BAKED COD IN CREAMY SAUCE

3 fillets of codfish
extra virgin olive oil
1 chopped onion
2 minced garlic cloves
1 chopped leek (white part only)
3 cups sweet potato in pieces
1 cup shredded carrots
2 cups fresh spinach leaves
2 cups frozen peeled shrimp

sauce:

75g butter
40g all-purpose flour
500ml milk
nutmeg, salt and pepper to taste

topping:

shredded parmesan cheese to taste


Method

Boil the codfish and then clean it and shred it. Boil the sweet potatoes too.
In a big pan place a generous amount of olive oil, the onion, garlic and leek and let it sautée in low heat until the onion is soft and tender. Add the shredded codfish, the sweet potatoes, carrots, shrimp and spinach and stir, letting it cook until the spinach lose their water.
To make the sauce, place the butter in a pan and let it melt, add the flour and mix very well to incorporate. Add milk a bit at a time, and keep stirring with a fouet, in low heat until it cooks and thickens. Season with salt, pepper and nutmeg to taste.
Add the sauce to the pan with the codfish, and mix everything. Spread on a cast iron tray or cocotte, put some shredded parmesan on top and place it in the oven preheated at 200ºC until it gets golden, around 35-40 minutes.

Enjoy!




10 comentários:

  1. Feliz Natal, Inês, e que 2020 seja um ano maravilhoso!

    ResponderEliminar
  2. Maravilha de imagens!
    Boa entrada de ano.
    janicce.

    ResponderEliminar
  3. Que bom aspecto!
    Feliz Ano 2020,...
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar