Bolos e bolinhos. O que seria de mim sem eles? Num bolo consigo transmitir a doçura e afectos que o envolvem, que partilho com quem vem ao meu encontro.
Um simples bolo pode ter muito significado, ou ser apenas uma diversão num domingo à tarde, mais chuvoso, e que pede o calor do forno e um docinho para alegrar o lanche e quem vier a nossa casa.
É mesmo um prazer escolher uma receita, preparar os ingredientes e a massa, ligar o forno, sentir o cheiro que se espalha da cozinha até outras divisões, e que nos avisa que já está quase pronto a sair.
Gosto mesmo muito de oferecer bolinhos. Se há um convite, uma festa, para mim um bolo é como uma prenda, uma partilha à amizade. Uma mão cheia de ternura que se divide por todos.
Mesmo em celebrações e festas, os meus favoritos são sempre os mais simples. Um bolo com base de iogurte ou pão de ló, um bolo de chocolate húmido, em que basta um salpicar de açúcar em pó para o compor, ou uma cobertura com frutas ou calda de chocolate para o vestir a rigor.
As coisas mais simples são sempre melhores. E por vezes até penso em planos mais elaborados, mas não resisto a um bolo de iogurte, bem fofo.
E desta vez a festa é a da Bundtmania, que já faz um ano. Um ano cheio de bolinhos ("I´m in heaven... "). O meu plano inicial era outro (costuma ser sempre assim, começo numa ponta e numa receita e acabo quase sempre noutra), tinha ideia de um bolo de chocolate vestido com cobertura de mirtilos. Mas mudei de ideias, quando num dia já pela noite, entra uma cliente na clínica e me oferece uma sacada de maracujás do seu jardim. Sorrisos feitos. Das partilhas surgem sempre coisas boas.
E o meu pensamento rumou logo a um dos livros mais bonitos na minha estante, o Seasons da Donna Hay e a este bolo. Pode não ser o mais festivo de sempre, mas que é bom é. Que o diga a minha avó, que anda uma gulosa feita. E não resiste a uma fatia ao domingo à tarde.
Bolo de Iogurte e Maracujá
(adaptado do livro Seasons, de Donna Hay)
100 gr de manteiga à temperatura ambiente
1 chávena de açúcar
1 colher (chá) de pasta de baunilha (opcional)
3 ovos
1 chávena de iogurte natural (no original, grego)
2 chávenas de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento
para o xarope:
200 ml de polpa de maracujá
1/2 chávena de água
1/2 chávena de açúcar
Preparação
Para o xarope, preparar os maracujás retirando a polpa até obter os 200 ml. Eu optei por retirar algumas sementes, porque achei demasiadas. Colocar numa panela com os restantes ingredientes e levar ao lume até ferver. Reduzir o lume e deixar cozinhar por uns 15 minutos, até formar um género de xarope. Deixar arrefecer e reservar.
Numa taça colocar a manteiga, baunilha e o açúcar e bater com a batedeira eléctrica por uns 10-15 minutos, até ficar bem cremoso e claro. Adicionar os ovos um a um e bater bem entre cada adição.
Juntar o iogurte e mexer bem. Juntar a farinha e o fermento e envolver bem na massa até ficar homogénea.
Colocar a massa numa forma bundt, untada e polvilhada com farinha e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC, até cozer (teste do palito).
Desenformar e picar o bolo todo com um palito ou pau de espetada fino, e regar o bolo com o xarope de maracujá. Servir morno ou frio.
Bom Apetite!
E assim se faz a perfeição em forma de bolo - simples mas carregado de amor. Também adoro fazer bolos, são. melhor prenda que posso dar a alguém :)
ResponderEliminarOlá Inês,
ResponderEliminarSinto exatamente o mesmo, nada como fazer um bolinho num dia triste e chuvoso para me animar e por tabela animar toda a família, assim que o bolo sai do forno. E tens razão, os bolos simples acabam por ser os que são mais apreciados e que reúnem mais consenso. Só em dias muito especiais e que esteja com vontade para isso é que faço um bolo mais trabalhoso, com cremes e camadas.
Ficou lindo esse bolo vestido com essa calda maravilhosa de maracujás.
Beijinhos
Lindo! Andava mesmo à procura de um bolo simples para fazer amanhã e acho que a minha busca terminou :) Só não tenho é maracujá, sugeres outra calda?
ResponderEliminarBeijinho
Sugeria talvez uma calda de laranja, feita com o sumo e açúcar e talvez um pedacinho de cardamomo e deixava ferver ligeiramente e regava o bolo. Adoro bolos ensopados de laranja. Beijinho.
EliminarQuerida Ginjinha, nada mais gostoso ir para a cozinha e preparar um bolinho perfumado e delicioso como esse, em dias tristes. Animador e gratificante não é? Adoro maracujá, bolos de maracujá, ou qualquer outro bolo com frutos são os meus preferidos. Simples e aromáticos. O seu ficou lindíssimo, parabéns pela participação. Beijinhos doce amiga
ResponderEliminarBem dizem que os anos dão sabedoria, a tua avó é que sabe o que é bom ;)
ResponderEliminarFicou bem bonito o teu bolo, e que bom que deve estar, com esta calda de maracujá, até fiquei com água na boca :)
Beijos
http://coeurdartichautbyannabelle.blogspot.pt
Bom dia Ginja,
ResponderEliminarGosto muito do sabor e crocância da polpa do maracujá em doces, o visual do bolo ficou perfeito, o aroma e sabor ficaram igualmente deliciosos.
Beijo,
Vânia
Inês, esse livro está bem no topo da minha lista, imagino-o divinal! A julgar por este bolo, que toca a perfeição, não deixa dúvidas :)
ResponderEliminarSabes que adoooooro maracujá e sabem ainda melhor quando são oferecios de coração.
Fizeste muito bem em teres mudado de planos :)
Bjss grandes
Adoro maracujá, fiquei a salivar por uma fatia
ResponderEliminarGinja minha querida,
ResponderEliminareu tbm não fico sem bolos, eles estão sempre presentes em minha mesa.
Estou aqui imaginando o sabor e o aroma desse bolo lindo que vc nos proporciona.
Bjs, fica com Deus ♥
"...um bolo é como uma prenda, uma partilha à amizade. Uma mão cheia de ternura que se divide por todos". Que bonito... é isto mesmo!
ResponderEliminarAdoraria partilhar desta prenda, na verdade pensando bem, até partilho, pois estou aqui a sorver cada palavra, cada imagem, tentando desvendar os aromas e paladares. Dizem-me os meus sentidos que é algo caido do céu, amor aos pedacinhos!
Amor para comer devia ser o nome deste bundt.
Bjs
Bem...que espectáculo!! Simplesmente lindo! Adorei a cobertura com as sementes :)
ResponderEliminar-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-
Olá Inês,
ResponderEliminarcomo eu partilho as tuas palavras em relação aos bolinhos, o aroma, o desenformar e a alegria de poder oferecer nem que seja uma fatia fazem dele o presente ideal.
Este ano não tivemos muitas maracujás, não são nossas são do vizinho!!!!
Um bolo de iogurte é sempre uma óptima escolha, aromático e com recordações dos tempos de criança, que saudades.
Um bolinho lindo para duas meninas lindas, vão gostar de certeza, eu adorei a caldinha, fresquinha mas com cores de Outono.
E a culpada do estado de gulodice da tua avó és tu Inês:)
beijinhos
Está lindo e só pode estar maravilhoso.
ResponderEliminarque bolo lindo!!!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Nunca lo he hecho con maracuja pero el aspecto es impresionante.
ResponderEliminarbesazos
Olá,
ResponderEliminarVoltei e meia vou vendo novos blogues que não conheço e encontrei o teu.
Adorei as tuas sugestões, gulosas e com aspectos divinais.
Voltarei mais vezes concerteza.
Beijinhos,
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2014/10/dorie-as-sextas-e-bill-bigs-carrots.html
Tão simples e tão bonito. Adorei!
ResponderEliminarAi os bolinhos, ai ai ai... confesso que não tenho assim tantas saudades quanto isso. Mas continuo a gostar de ver receitas de bolos e pensar de que forma os posso alterar (sem as manteigas e os açucares e com farinhas integrais... não é muito fácil, não é não!)
ResponderEliminarQue bolinho lindo!
ResponderEliminarPor vezes, os bolos mais simples são realmente os melhores. Este está tão apetitoso que comia já uma fatia, sem dúvida!
Beijinhos e bom fim-de-semana.
Todo o bolo que leve iogurte é logo à partida um bolinho mágico.
ResponderEliminarFaço-te companhia na partilha de bolinhos para festas.
Beijinhos gordos
Cláudia
Parece que adivinhaste meu pensamento ao postar esta receita! Hmm que delícia!
ResponderEliminarBJ e bom fim de semana,
Marília
2a foto- extermínio de maracujás em massa :P
ResponderEliminarNeste ponto acho que sou o contrário de ti... nunca fiz um bolo de iogurte por iniciativa própria (e mesmo sem ser não me lembro da última vez que fiz), e prefiro fazer coisas mais desafiantes tipo éclairs, cupcakes ou isso... Não que corram sempre bem, claro, mas prefiro fazer coisas mais desse género :) Não que não reconheça o charme de um bolinho a um domingo à tarde, claro, e percebo bem porque é que a tua preferência recai sobre esses :) Ainda por cima os teus bolos têm sempre um ar sofisticado e original, esse parece tãão bom ;)
Esses sacos de fruta caseira que nos oferecem sabem tão bem, não é? Há dias ofereceram-me um saco de maçãs que me arrancaram um sorriso de orelha a orelha.
ResponderEliminarLindo, o teu bolo simples, mesmo a pedir uma chávena de chá e dois dedos de conversa.
Um beijo,
Ilídia
olá, Inês. mais uma receita fantástica. assim que a vi, soube que tinha que a fazer este fim de semana. nada melhor que um domingo de chuva para ligar o forno. ficou ótimo. obrigada. :)
ResponderEliminarTambém gosto tanto de bolos e bolinhos, Inês !
ResponderEliminarE concordo que os mais simples se tornam os mais saborosos e até os mais desejados, com oseu aspecto bem caseiro e nada artificial ! :)
Este teu está lindo (a forma ajuda :) ) apenas não usaria os maracujás, ainda hoje a minha mãe me queria dar um saco deles e recusei.
Eu e os maracujás não somos bons amigos :) mas reconheço que essas sementinhas deram especial encanto ao bolinho de iogurte que levas à festa ! :)
Beijinho
Bolos e bolinhos?! Autênticos pecados da gula! Deliciosos e de aspecto como sempre, maravilhoso! Este é mais um que vou registar. Beijinhos, Manuela
ResponderEliminarEu adoro maracujás!
ResponderEliminarJá fiz um bolinho de maracujá e gostei tanto! Não levou iogurte! Quando os maracujás crescerem no quintal da minha avó (que já só deve ser para o ano) vou experimentar o teu de certeza :)
A cobertura fica tão simples e tão boa, não fica? Com um sabor intenso a um fruto tão bom!
A escolha de chocolate com a cobertura de mirtilos, que também me parecia deliciosa, fica para uma próxima já que motivos para fazer bolinhos há sempre (e a tua avó agradece!).
E há melhor presente que um bolinho?
Um beijinho querida!
És uma pessoa tão linda, tão querida, adorei conversar contigo e conhecer-te :)
Adoro bolos molhados e este com maracujá deve ser divino :)
ResponderEliminarRevi-me quando li "costuma ser sempre assim, começo numa ponta e numa receita e acabo quase sempre noutra" :) igualzinha!
Lindo lindo!
Bjinhoos
Que bolo lindo!! Muito bom ganhar presentes né? E estes maracujás são muito fofos.
ResponderEliminarFicou com um aspecto delicioso!!!
ResponderEliminarBeijinhos, boa semana!
Ai se a minha mãe vê este post hehe ela ADORA maracujás. nunca dá para fazer nada com eles porque ela come-os antes que lhes consiga por as mãos em cima hehe mais um bolo lindo lindo querida :) beijinhos*
ResponderEliminarInês,
ResponderEliminartambém gosto de levar um bolinho para celebrar a amizade de quem me convida.
Adoro bolos simples como o teu mas de sabores que nos agradam e adoçam conversas entre amigas. Mas também gosto deles mais elaborados pelo simples prazer de dar asas à imaginação.
O teu ficou lindo como já nos habituaste e adivinha-se soberbo.
Bjns
Isabel
Querida Inês,
ResponderEliminarSabes bem o quanto amo este bolo e o quanto adoro as tuas participações na nossa Bundtmania.
A combinação é perfeita e o bolo e fotos, lindas como sempre.
Eu também adoro fazer bolos. Embora para comer, seja mais de pão e salgados, fazer bolos é algo que me deixa feliz. A minha mãe costuma dizer: Deixem-na fazer um bolo por dia e vão ver que nunca está de neutra, lol!!
Um beijinho minha querida linda,
Lia.
Gosto muito de bolos assim, iogurte deixa o bolo tão fofinho!!! As fotos ficaram muito lindas!!! O sabor maracujá é incrível!!! Beijinhos
ResponderEliminarQuerida Ginja
ResponderEliminarEsse bolo é um dos mais perfeitos que já vi! Também gosto de bolos simples e esse xarope foi a estrela da receita!
Fui olhando para a foto e salivando - hehehehe!
Pena que aqui na Itália o maracujá custa tão caro, pois é importado. Que sorte a tua ter ganhado uma sacada:-)
Te desejo uma linda noite.
Bjim
Léia
É fantástico como os bolinhos nos trazem emoções tão diferentes!
ResponderEliminarAdorei este bolinho fantástico! :D Parabéns. Bom Trabalho!
Oh pitufinha, eu sou como tu! Tirem-me os bolos e os bolinhos e eu sou como tu!!!
ResponderEliminarAhhh isso é que não! Não sei o que seria de mim! E quando nao os faço sinto um vazio! Mas depois vejo bolinhos assim como o teu, que me enchem o olho e a alma! E olha, tu dizes que não é de festa, mas eu nao concordo! Um bolinho é sempre motivo de festa e este é!
E muita razao tem a tua avó! Com uma neta que faz bolinhos assim, so podia ser uma gulosa! E com isto ja me lembrei da minha Avó, que sempre foi uma gulosa! E sempre me lembro dela quando comia um docinho! Este ano nas ferias pude levar-lhe um dos meus bolinhos e já te posso assegurar que nao ha melhor que ouvi-la dizer, o bom que estava!
Obrigado por te juntares a nós!
Beijinhos,
Mena.
Olá Ginjinha! Querida, eu adoro o teu estilo das fotos! Ficam tão bonitas sempre!
ResponderEliminarE que bolo lindíssimo! Parece tão fofo e úmido! Humm, dá um pedacinho? ;))
Também concordo que os bolos mais simples são realmente os melhores!
Adorei essa cobertura com sementes de maracujá!
Obrigada pela ótima receita!
Bom fim de semana!
Beijinhos***
Que bolo bonito e com sabores irresistíveis!! Não há quem resista a um bom bolo, quanto mais simples melhor para podermos apreciar o seu sabor ao pormenor :)
ResponderEliminarBeijinho*
Que bolo lindo,e imagino o sabor maravilhoso!Posso imaginar o perfume enquanto assa..
ResponderEliminarObrigada pela receitinha!
Beijinho
Onde posso arranjar uma forma dessas? Obrigada :)
ResponderEliminarOlá Ida, esta foi-me oferecida, mas consegue encontrar online na amazon.
EliminarUm beijinho.
Muito obrigada :) realmente por cá não encontrei nada beijinhos
Eliminar