Um cabaz de produtos Pingo Doce à minha porta. Fresquinhos e bons. Acompanhados da Revista Sabe Bem, que caso não conheçam é a revista do Pingo Doce, de preço bastante acessível e recheada de boas receitas, práticas, económicas e que agradam aos olhos.
Gosto imenso da revista, porque nela consigo encontrar receitas encantadoras, simples, mas elegantes e com um design apelativo. Quem resiste a uns pães de framboesa com sésamo, umas barrinhas de cereais saudáveis, uma salada de couve-chinesa com tangerina, uma quiche de couve-flor, uns biscoitos de mirtilo ou um bolo de cenoura com laranja caramelizada?
Com eles vinha um desafio (e como eu gosto de desafios!). O de preparar uma receita da revista, usando os produtos do cabaz.
Da variedade de receitas que me despertaram a atenção e curiosidade, escolhi mais um desafio, uns gnocchis de abóbora com pesto de coentros.
Nunca tinha feito gnoochis. E achei que era boa altura de por as mãos na massa, até porque os cubos de abóbora embalados a fresco, já lavados e prontos a utilizar, tornam o processo bastante rápido.
E um pesto de coentros perfumado, ao qual se junta o queijo da ilha que adoro, a envolver a receita. Sabe bem!
Gnocchis de Abóbora com Pesto de Coentros
(receita da revista Sabe Bem, nº17)
para os gnocchi:
1 emb. 300 gr de abóbora aos cubos
2 batatas
200 gr de farinha trigo T55 sem fermento
1 ovo M
sal q.b.
noz-moscada q.b.
pimenta q.b.
para o pesto:
40 gr coentros frescos picados
1 dente alho
20 gr miolo de pinhão + 2 colheres (sopa)
1 dl de azeite
1 colher (chá) de sal
40 gr queijo da ilha ralado
Preparação
Pré-aquecer o forno a 200ºC. Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal, dispor por cima dele os cubos de abóbora e levar ao forno cerca de 20 minutos (até ficarem tenros).
Cozer as batatas com a casca e descascar depois de ligeiramente arrefecidas.
Passar os cubos de abóbora e as batatas cozidas pelo passe-vite para uma tigela. Misturar a farinha, o ovo, sal a gosto, noz-moscada e pimenta e amassar bem.
Numa superfície enfarinhada, formar pequenos rolos com a massa (se necessário juntar um pouco mais de farinha à massa) e cortar em pedacinhos com cerca de 2 cm de comprimento. Poderá marcar os gnocchi com um garfo de forma a ficarem com risquinhas.
Para o pesto, picar as folhas dos coentros com o alho, pinhão (reservando as 2 colheres de sopa), azeite, sal e o queijo, usando um processador de alimentos.
Colocar ao lume uma panela com água e sal e deixar ferver, introduzindo depois e aos poucos os gnocchis, deixando cozer. Quando vierem à superfície, retirar com uma escumadeira para dentro de uma terrina.
Reservar a água de cozedura.
Tostar as duas colheres de sopa de pinhão numa frigideira e reservar.
Diluir o pesto com um pouco da água da cozedura (1 ou 2 colheres de sopa) e envolver os gnocchis neste molho. Polvilhar com os pinhões tostados. Servir de imediato com mais queijo ralado a gosto.
Bom Apetite!
Adoro gnocchi mas ainda não ganhei coragem para fazer em casa, que aspecto delicioso
ResponderEliminarOlá Ginja!
ResponderEliminarPor acaso nunca tinha comprado essa revista! Em fevreeira numa das minhas idas ao Pingo Doce trouxe-a comigo e marquei esta receita para experimentar. Agora ao vê-la reproduzida no teu blog ainda me deu mais vontade de o fazer. Está tão apetecível e esse pesto de coentros parece-me ser tão bom!
Excelente apresentação como sempre e um desafio mais que cumprido! Parabéns por esta maravilhosa partilha!
beijinhos e continuação de boa semana
Adoro gnocchis!! Ficaram lindos e tão apetitosos! Nunca experimentei fazer com abóbora mas deve ser óptimo! beijinho!
ResponderEliminarPor aqui também ando em experiências com gnocchis, são tão booons!!!
ResponderEliminaradorei este prato com cheirinho a italia :))
Salivei.... mais nada a dizer :)
ResponderEliminarQuerida Ginjinha, só o seu texto inicial me encheu de fome diante de tantas delicias que vc mencionou. Sabe que adoro gnocchi? Minha mãe sempre fazia nos meus tempos de menina, claro que só de batatas, e com o tempo fui aprendendo com novos sabores: mandioquinha, mandioca, abóbora etc.
ResponderEliminarOs de abóbora são mesmo deliciosos, pois gosto do sabor adocicado que ele fica. Ficaram tão lindos os seus, principalmente por ser sua primeira vez, ficaram perfeitos e o pesto de coentros enriqueceu muito seu prato, que certamente ficou delicioso e aromático. Gostei muito. Bela apresentação. Beijinhos, ótima semana
Adoro essa revista compro-a sempre,as receitas são sempre muito interessantes.,
ResponderEliminarNunca comi gnocchis mas acho que ia gostar.
Ficaram com um aspecto fantástico
bj
Olha, eu não resistia era a estes gnocchi :) Bem me parecia que tinham alguma coisa laranja...
ResponderEliminarBeijinho
Há duas receitas de gnocchi que quero experimentar este ano: feitos com abóbora e outros com beterraba. Para os de abóbora que um molho de salva e requeijão. Para os de beterraba que algo com pistácios. Os gnocchi de batata já são nossos conhecidos, e gosto muito com um simples molho de tomate e muito parmesão :D
ResponderEliminarE claro, sou fã da revista do PD, trago sempre comigo. Tem sempre boas sugestões, e a relação qualidade-preço não podia ser melhor. Só tenho pena de não ter os primeiros números, para ficar com a colecção completa :(
Pesto de coentros...yuumii!! Deve ser maravilhoso, tenho de experimentar :)
ResponderEliminarFicou um prato lindo e esses pinhões tostados aí por cima estão mesmo a pedir que sejam "roubados" para petiscar.
beijinho*
Adorei esta combinação! Adoro pesto mas de coentros nunca comi.
ResponderEliminarTambém nunca fiz gnocchi, apenas o comi de compra.
Excelente proposta e belíssimas fotos :)
Bjinhos
Por acaso tem bastante bom aspeto! Não costumo comprar a revista, mas até tem receitas e sugestões agradáveis :) E um design muito cuidado...
ResponderEliminarNunca comi e uma vez tentei fazer e não correu muito bem. Tenho que voltar a tentar, adorei.
ResponderEliminarBjs, Susana
Ficaram maravilhosos os gnocchis....Perfeitos!
ResponderEliminarAs fotos abriram-me o apetite, dá mesmo vontade de ir a correr fazer.
Foi sem dúvida uma ótima escolha e o post está 10*.
Bjinhoos
Bem, Inês, estão lindos os gnocchis e ainda mais os admirei depois de ver que foram feitos por ti ( e não de compra). Estão com um aspeto profissional e delicioso. Nunca fiz ,mas parece mesmo uma comidinha de conforto.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Olá querida Ginja!
ResponderEliminarMais uma vez, uma deliciosa receita!
Sou compradora assídua da revista do Pingo Doce e do Continente também. Gosto de ver as fotografias, as receitas e as dicas. Na verdade, já tinha piscado o olho a esta receita, pois também nunca fiz gnocchis, mas o tempo cá em casa tem sido escasso para invenções mais demoradas. Tenho as abóboras, mas não tenho uma varinha de condão que me faça esticar as horas do dia. Fico aqui a olhar para a olhar para a tua pequena festa num prato, tão bonita e elegante. Foi difícil fazer os gnocchis?! Posso-me aventurar?! :)
Um beijinho. Este cantinho está cada vez melhor...
Não é mesmo nada fácil fazê-los e acertar, eu tentei algumas vezes antes de conseguir acertar e fazer com que não soubessem a farinha.
ResponderEliminarA tua combinação está genial e muito apelativa... como tudo o que fazes :)
Beijinho grande
Por acaso há já algum tempo que não compro a revista porque não tenho feitos compras no PD, mas gosto muito da revista! Apelativa e económica :)
ResponderEliminarNunca fiz gnocchis, acreditas? Os teus ficaram perfeitos, uma refeição cheia de sabor com um aspecto delicioso :)
Beijinhos*
Olá Inês, nunca comi gnocchis nem nunca fiz.... Agora que vi estes, fiquei mesmo com vontade de experimentar :)
ResponderEliminarOs teus ficaram mesmo muito apetitosos!
Bjinhos
Olá Inês,
ResponderEliminareu já fiz gnocchi e com uma receita antiga, era do chef Silva e por acaso gostei bastante mas nunca mais fiz, acho que não agradou a todos, como diz o meu pai qualquer dia estás a meter tuli creme na comida:)
Gosto muito da revista do PD e do Continente também, gosto das fotos e das receitas e o curioso é que são as únicas que se assemelham a revistas internacionais e cozinha.
Estão perfeitos e com esse pesto Inês deve ser uma delicia , claro que com o queijinho ficam bem mais cremosos.
Está tudo perfeito e com umas fotografias lindas.
beijinhos
Ginja minha querida,
ResponderEliminaressa massa parece com nhoque, ou melhor é nhoque com outro nome, rsrs.
Sou amante de abóbora de todos os ingredientes que vc nos proporcionou, tanto
na massa e molho, tudo perfeito!
Espero que os dias tristes passam rápido, que venham os dia de alegrai!
Fique com Deus!
Um grande beijo,
Andréa
Bom dia Ginja,
ResponderEliminarFoi um desafio bem interessante, foi vencido com muita mestria, como a Andréa diz os nhoques ficaram lindos e deliciosos, lindas fotos e visual.
Beijo,
Vânia
Escolheste bem, Inês. Essa receita tinha ficado debaixo de olho nessa revista, e agora com as tuas fotos lindas, a minha vontade de aventurar-me a fazer gnocchis caseiros aumentou! Parece-me que vai ser necessário muita paciência e tempo para eu conseguir algo parecido com o que tu fizeste :)
ResponderEliminarBeijinhos
Não sou fã de gnocchis, mas tb não digo que não. Apesar disso os teus deixaram-me com vontade de comer e experimentar fazer os meus. Se calhar ainda me torno fã.
ResponderEliminarbeijinhos
sara
Querida Inês,
ResponderEliminarfiquei um pouco triste ao ler o comentário? Está tudo bem? Gosto muito de ti (apesar de não te conhecer), não quero dias sem sentido! Desejo mesmo que todos os dias tenham sentido, muito sentido, que sejas sempre feliz, que escrevas sempre tão bem, que tires fotografias tão inspiradoras e que me deixam sempre com vontade de as provar! Por isso qualquer coisa já sabes, estarei aqui!
Quanto aos gnocchis ficaram mais que lindos! Nunca fiz! Adorei vê-los! Estão mesmo perfeitinhos!
E esse pesto? Magnífico :) Eu adoro coentros! Um pesto de coentros é divinal :)
E com o queijo aí em cima :D
Um grande beijinho
Minha amiga querida e linda,
ResponderEliminarSabes que adoro os teus gnocchis e adorei tanto esta receita com este pesto divino que tenho mesmo de experimentá-la!!
Já te tinah dito, conheço a revista e acho que tem excelente qualidade e a ver pelas receitas que enumeras, até dá vontade de ter esse número e experimentar tudo!!
Beijinhos minha linda,
Lia.
Nunca fiz gnocchis, estes têm um aspecto divinal. Qualquer dia aventuro-me na experiência e nessa altura faço como muitas das vezes, venho aqui inspirar-me :)
ResponderEliminarEstão lindos e mais lindos ficaram por eu saber que foram uma espécie de terapia. Um beijo enorme, minha querida. Gosto muito de ti! You know! :)
Maria Inês deixaste-me com água na boca!
ResponderEliminarNunca fiz, nem comi gnocchis, le estes que aqui mostras têm cá um aspeto, hummmmmm! Acho o pesto de coentros irresistível.
Eu também gosto bastante da revista do Pingo-doce, concordo com tudo o que dizes a seu respeito.
Xi-coração
Nunca fiz gnocchis mas andava cheia de vontade de experimentar! Ficaram com um aspeto delicioso e o pesto, bom... maravilhoso!
ResponderEliminarBeijinhos
Bom dia querida!
ResponderEliminarNossa, meus olhos foram diretamente para os pinolis (pinhão), pois eu amo!!!!
Certamente o teu desafio foi um grande sucesso, pois os teus gnocchis ficaram divinos!
Te desejo um ótimo fim de semana.
Bjim
Léia
E que surpresa agradavél não? Eu também gosto muito da revista deles... as receitas são muito boas e o facto de ser mais rústica do que as outras também ajuda muito. Adodo rústico! :) Os teus gnocchis ficaram a chamar por mim. Nunca provei sequer! Beijinhos.
ResponderEliminarÓptimo aspecto... vou experimentar (=
ResponderEliminarBom final de semana minha doce e querida amiga!
ResponderEliminarBjs ♥
Aí está mais uma coisa que nunca fiz: gnocchis. Talvez até me aventure. Acho que a minha pequenita iria divertir-se a marcar a massa com um garfito. Team work, portanto.
ResponderEliminarQuanto a pesto, já fiz vários, mas nunca de coentros. Hei de experimentar a receita pois tem tudo de bom aspeto.
Aqui na ilha não exite Pingo Doce, portanto, esta revista não aparece por cá. Temos Continente e alguns supermercados locais e vai dando para quem decidiu morar "nestes calhaus rodeados de água".
Beijinhos para ti, que és uma inspiração para mim.
Patrícia
Também sou fã da revista Sabe Bem, tem receitas excelentes e uma imagem muito bem cuidada e com muito bom gosto. Com este teu prato lembrei-me que já não como gnocchis há muito tempo... E adoro. É uma excelente receita para colmatar esta falha ;)
ResponderEliminarR de Rita
Nunca fiz mas imagino-me tal como tu disseste, cheia de farinha por todo o lado, e eu eliminei a farinha de trigo da minha dieta :) Mas ficaram lindos, e aposto que muitos bons.
ResponderEliminarQue coincidência, na semana passada também fiz, mas de batata doce e rúcula, e ficaram óptimos. Os teus estão com um ar delicioso :)
ResponderEliminarBeijinhos
Inês,
ResponderEliminarEstão lindas as fotos dos gnocchis, prato que adoro (pedia imenso quando estive em Itália) !
Estão muito apetitosos e assim com o pesto, terão ficado uma maravilha, imagino ! :)
Também gosto muito do Pingo Doce, da qualidade dos seus produtos e da sua revista que já compro há uns meses largos !
Tal como também a do Continente traz propostas muito interessantes ! :)
Beijinhos
Lindos e apetitosos :) E podes mandar um pratinho pro meu jantar :)
ResponderEliminarbeijinhos
Eu já não tinha vindo aqui? Juro que pensei que tinha... mas como estava guardado nos posts para ler... fiquei na duvida! Falamos tanto que nem sei o que faço! Adorei tudo és uma verdadeira Pingo doceira :) beijos e anima-te!
ResponderEliminar