Panna Cotta de Morango



Não sei se já vos contei, mas há uns anos atrás, quando ainda nem sonhava em ter um blog de culinária, muitas vezes pesquisava receitas em revistas ou livros, algumas já na net, mas assim que via certos ingredientes na preparação delas, acabava por desistir de as fazer. Passava à frente simplesmente.
Por exemplo, se via ingredientes que não conhecia, mesmo que me parecesse apelativa, acabava por nem ligar, desistia logo da receita. Hoje em dia não sou nada assim, gosto mesmo é desses desafios.
Procurar novos ingredientes, comprar algo que nunca usei em culinária, preparar receitas que antes nunca pensaria em fazer, partir sempre à descoberta na cozinha, tornou-se uma coisa que adoro.



 Outras vezes nem eram os ingredientes que não conhecia, ou mais difíceis de encontrar, mas sim as quantidades de gordura ou o facto de serem fritas. Por exemplo, se vejo uma receita de um bolo com mais de 200gr de manteiga é certo que me arrepio e acabo por a reduzir sempre. Outras vezes são as coisas que por norma não tenho nem uso em casa, como as natas!
Nunca tenho natas em casa é um facto, não uso. Então, como fazer uma panna cotta quando me apetece?
Desenrasco-me com o que tenho em casa e uso outros ingredientes, como foi o caso desta receita do Bill Granger que mal que a vi me apeteceu comer mas tive preguiça de ir comprar natas (ok às vezes também sou preguiçosa nalgumas coisas).


 
Há coisas que nunca mudam, é certo. O não ter nunca natas em casa, o arrepio com receitas cheias de manteiga (mas não resisto a ver a Nigella a fazer as suas maravilhas com a manteiguinha hehe), o fazer fritos só quando o rei faz anos.
Outras mudam e ainda bem. Nestes últimos anos conheci novos ingredientes, provei tantas coisas novas. Arrisquei muito mais na cozinha. E mesmo sabendo que o meu forno não me permite fazer pavlovas lindas e macarons, continuo a tentar, sabendo que as fornadas acabam por sair um desastre.
O mesmo me acontece com a tecnologia. Digo sempre que não, que não percebo nada, que não vou mudar, e se antes por exemplo pouco ligava ao telemóvel, a ponto de não ouvir chamadas e nem saber dele, agora já não passo sem o meu telefone "mais moderno". E o novo vício do instagram.
É isso mesmo, criei uma conta no instagram que podem seguir aqui. E já não passo sem este vício. Isso e as minhas panna cottas sem natas. Ficam mesmo boas, com morangos, fresquinhas, leves e cor-de-rosa.




Panna Cotta de Morango
(receita adaptada do livro "Easy" de Bill Granger)

400 gr de morangos biológicos
250 gr de iogurte natural
185 ml de leite
55 gr de açúcar
4-5 folhas de gelatina (usei 5 mais pequenas)
morangos q.b. para servir


Preparação

Num liquidificador colocar os morangos lavados e cortados em pedaços, adicionar o iogurte e triturar até ficar homogéneo. Passar esta mistura por um coador e reservar.
Hidratar as folhas de gelatina numa taça cheia de água, durante 10 minutos.
Aquecer ligeiramente o leite com o açúcar de forma a dissolver o açúcar.
Entretanto escorrer as folhas de gelatina, e aquecer em lume brando num tacho pequeno, até se dissolverem e ficarem líquidas.
Juntar a gelatina líquida e em fio ao leite aquecido mexendo sempre e rapidamente, para misturar bem.
Adicionar esta mistura à dos morangos e mexer bem.
Colocar em tacinhas ou copinhos de servir, e levar ao frio durante umas horas ou durante a noite.
Servir bem fresco, com morangos em pedacinhos por cima.

Bom Apetite!





44 comentários:

  1. Onde podemos encontrar os frascos? Gostei muito da apresentação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Carina, uso frascos de compota e outros de iogurte, daqueles boiões de vidro.
      Os frascos de compota arranjo na loja Casa, mas tb em hipermercados e até nos chineses.

      Eliminar
  2. Com natas ou com iogurte o que é certo é que sabem sempre bem :P
    Ficaram amorosas as fotos em tons cinza e rosa <3
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  3. Acho que fiquei fã destas panna cottas mesmo sem as provar :)
    É realmente engraçado que à medida que vamos evoluindo na cozinha, vamos-nos deixando de refreios e começamos a experimentar coisas novas e ingredientes diferentes. Eu tenho andado a reduzir a manteiga ao máximo, mas de vez em quando têm de sair umas coisas com a receita original - só para calar a minha irmã que é muito tradicional no que toca aos bolos, e que adora manteiga.
    O instagram também se tornou um vício, mas mais do que isso, uma fonte de inspiração óptima e uma maneira de chegar a mais pessoas ;)

    ResponderEliminar
  4. Essa receita parece muito saborosa, é uma bela sugestão.
    Na Monte Alegre temos ótimas sugestões também.

    Abraços,
    www.montealegrerefrigeracao.com

    ResponderEliminar
  5. TB não costumo ter natas em casa e por isso adorei mais ainda a receita!BJ,Marília

    ResponderEliminar
  6. Olá Inês!

    Há tempos sou admiradora do seu blog, mas nunca havia comentado antes.
    Suas receitas são simplesmente tentadoras e as fotos impecáveis. Enchem os olhos!
    Aqui no Brasil estamos na época de morango e por isso vou levar essa receita comigo.
    Obrigada por compartilhar!
    Beijinhos! =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seja bem vinda Cintya, obrigado pelas palavras!
      Um beijinho.

      Eliminar
  7. Pareces eu a falar :), natas, manteiga e fritos, também não é comigo. Simplesmente não consigo. Novas tecnologias, também já fui mais refractária, agora tolero mais, e reconheço a utilidade de um iPad ou de um telemóvel que tira boas fotos e nos permite estar ligados às redes sociais e afins.Em relação a novos ingredientes, sempre fui curiosa e sempre gostei de experimentar, provar e conhecer, sem preconceitos. Depois, claro que defino as minhas preferências. E por último, quando vejo um novo post teu, sei à partida que vou ter direito a umas imagens lindas, mas por vezes, fico ainda mais maravilhada com as tuas fotos. Hoje fiquei literalmente com o nariz colado ao ecrã para não me escapar nenhum detalhe destas tuas lindas imagens :)
    Beijinhos e continuação de muita inspiração e de momentos felizes e bonitos <3

    ResponderEliminar
  8. Assim como tu comecei com "medo" de muita coisa 😉
    Hoje estou mais destemida e até com mais destreza a mexer-me na cozinha.
    Como já te disse comecei o meu blog porque adorei o teu e continuo a ser fã das tuas receitas, da tuas fotografias e muito da tua praticabilidade 💛
    A panna cotta... Hum, parece mesmo ser DELICIOSA e tenho a certeza que também prefiro o iogurte às natas.
    Muitos beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
  9. Olá Inês,
    Estou contigo no que se refere a fritos, são muito raros cá em casa. Já na manteiga e nas natas, confesso que sou pecadora e nunca faltam no meu frigorífico, porém tenho procurado reduzir o consumo, especialmente quando faço algo que sei que apenas irá ser comido por mim e pelo marido.
    A manteiga em algumas situações pode-se reduzir ou até mesmo substituir por um creme ou óleo vegetal, as natas já experimentei usar nata de soja, nos salgados resulta bem, já nos doces... o iogurte pode ser uma melhor opção e já o tenho feito também. Acho que fizeste muito bem usar iogurte e leite a tua pannacota tem um aspeto divino e garanto-te que irei experimentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Fiquei mesmo com vontade de roubar um desses frasquinhos ;))

    ResponderEliminar
  11. Uma vez uma blogger bastante conhecida nossa disse-me "Não, não Su!! Panna Cotta sem natas, não é panna cotta". Explicou-me depois que o próprio nome significa Natas Cozidas em italiano.
    Ainda assim... estou contigo, porque não uma panna cotta inventada :P
    Eu adoro a cor destes potinhos lindos, e as fotos estão fabulosas ;)
    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei Su, até pensei que ia ter aqui comentários a dizer-me isso! :)
      Fiz aqui um sacrilégio à panna cotta (que bem sei o significado em português, nata cozida), mas é como a prefiro fazer e comer, invenções e preferências. Mas talvez pudesse mudar o nome para panna cotta fingida :) de morango.
      Um beijinho.

      Eliminar
  12. Olá Inês!
    A tua panna cotta de iogurte morango parece-me ser uma ótima opção, pois é mais saudável e de certeza que ficou deliciosa! As fotos estão maravilhosas!
    Tens mesmo muito jeito para a cozinha e não só!
    uma beijoca

    ResponderEliminar
  13. Olá!
    A sobremesa parece ser deliciosa :) parabéns!
    Fiquei com uma dúvida: a gelatina dilui-se na taça com água, e depois essa água é levada a aquecer, e vertida posteriormente no leite?
    Obrigado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      a gelatina é hidratada numa taça com água (colocas as folhas numa taça grande cheia de água durante 10 minutos), depois escorres a gelatina e descartas a água. Só vai ao lume a gelatina, em lume brando, até derreter e ficar líquida, e posteriormente adicionas ao leite em fio sempre a mexer.

      Eliminar
  14. eu confesso que ainda sou daquelas que foge de receitas que têm ingredientes que me são desconhecidos ou então quando simplesmente têm ingredientes que nunca mais acabam. Mas esta receita pareceu-me super fácil e saborosa, por isso não vou resistir em fazer, e adorei a apresentação.:)


    http://letrad.blogspot.pt/ - Another Lovely Blog!

    ResponderEliminar
  15. Adoro as suas fotografias e os seus doces.
    Beijinhos,
    Fernanda.

    ResponderEliminar
  16. Mas que bem amiga, e ainda bem que chegaste à blogosfera com receitas e fotos maravilhosas, bjokitas

    ResponderEliminar
  17. Bom dia Ginja,
    Também nunca utilizei natas em minhas receitas, adorei essa panna cotta, não só ficou linda como também muito leve e deliciosa.
    Beijo, bom final de semana,
    Vânia

    ResponderEliminar
  18. eu tb me arrepio quando vejo bolos que levam óleo. Imagino-me logo a despejar uma garrafa de óleo fula garganta abaixo... brrrrr!
    Tenho que fazer panna cotta com iogurte, ai tenho tenho!

    ResponderEliminar
  19. Uma delicia aliada a uma apresentação super bonita! Muito obrigada por disponibilizar esta receita. Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  20. Mais uma receita cheia de bom aspecto!

    ResponderEliminar
  21. Excelente twist na panna cota original :)
    Esta é das minhas.
    Tive q rir qd dizes q n fazes bolos com mais de 200g de manteiga, eu faço o mm! lolol
    bj
    sara

    ResponderEliminar
  22. Que belo texto! é engraçado, no início passava horas a pesquisar ingredientes estranhos de que nunca tinha ouvido falar e que hoje são presença constante na minha despensa.
    De vez em quando tento aperfeiçoar uma versão de panna cota com agar agar mas ainda não fiquei completamente convencida com o resultado.. Fiquei com vontade de experimentar uma versão da tua receita, iogurte e morangos soa demasiado bem!

    ResponderEliminar
  23. Olá, Inês!
    Revi-me completamente no teu texto, do princípio ao fim :)
    A parte da manteiga e das natas e os fritos há muitos anos atrás eram consumidos sem pensar muito nas quantidades, mas a partir de uma altura em que começamos a ter consciência de que o que ingerimos interfere na nossa saúde, as quantidades de certos ingredientes começaram a pesar na hora de fazer uma receita. De facto uma das razões porque ainda não experimentei fazer uma panna cotta têm a ver com a quantidade de natas...estás a ver porque adorei esta tua falsa?? Vou experimenta-la breve, breve que ando com muitos morangos bio dos bons!
    Confesso que ainda não me rendi ao instagram, já é difícil arranjar tempo para acompanhar os blogs e o face, por isso ando a evitar mais vícios tecnológicos ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Olá querida amori,
    De volta ao mundo virtual, cá estou a visitar o meu cantinho favorito!
    Adoro panna cotta, adoro o Bill, adoro-te a ti e tive muitas saudades tuas e adoro manteiguinha e a Nigella, lol!!!
    Ficaram lindas e com um aspecto de come-me as tuas panna cottas.
    Um beijinho grande amori,
    Lia.

    ResponderEliminar
  25. Tão bom aspecto (como sempre!) e tão à verão! :)
    Também me acontecia desistir de receitas porque não conhecia os ingredientes, agora também já não :)
    Ahh e ainda bem que aderiste ao instagram :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  26. Eu adoro todas as sobremesas que são fingidas. :) E cada vez mais gosto das tuas fotos. Estão cada vez mais lindas. :)

    ResponderEliminar
  27. Adorei tudo ; ) peço desculpa pela ousadia, mas aonde podemos encontrar esses frascos com tampa? Ao tempo que os procuros. Tudo de bom e muito sucesso : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia,
      os frasquinhos são frascos normais de compota!
      Alguns arranjo na loja Casa, mas tb em hipermercados e até nos chineses.

      Eliminar
  28. Que coisa mais fôfa, Inês!
    Eu não sou assim a maior fã de Panna Cotta mas com este aspecto e o saborzinho dos morangos, provava sem reservas. ;)

    Bjinhoss

    ResponderEliminar
  29. Que delicia de texto Ginjinha. Era como você, antes de ter o blog, pesquisava por horas receitas e mais receitas, mas não via muita graça. Sempre gostei de cozinhar, mas depois que criei o blog essa vontade de cozinhar multiplicou-se e com ela veio a curiosidade de conhecer novos ingredientes, especiarias que nunca tinha utilizado, novas receitas, e ainda tem algumas que tenho muita vontade de fazer mas tenho medo de me arriscar. Queria ser como você, que gosta de desafios e se entrega com vontade. A sua panna cota ficou maravilhosa, a cremosidade parece um veludo, e a apresentação como sempre espetacular. Que belos morangos. Amei a receita e levo comigo. Beijinhos Ginjinha, uma linda semana

    ResponderEliminar
  30. Eu assustava-me com ingredietnes novos e não mudava as receitas nem um milimetro, agora seguir uma receita à risca é uma sorte! :P

    Ficou linda a tua pannacota e os morangos fazem de qualquer sobremesa algo delicioso :)
    Se não usas natas há outro ingrediete que podes usar, o leite de coco. Quando estava a tentar fazer o meu cheesecake não pus agar-agar suficiente então aquio saiu uma espécie de pannacota :P

    beijinho**

    ResponderEliminar
  31. E são tão bons os desafios!
    De vez em quando sabe bem fazer uma dessas receitas cheias de manteiga da Nigella! eheh... Quando o rei faz anos como dizes :)
    E que lindas pana cottas! Fantásticas, sem natas! Muito menos peso na consciência! Acho que até se podem comer 3 em vez de 1 :)
    Estão tão bonitas que apetece ir aí buscar uma! :)
    E o instagram é um vício fantástico! eheh
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  32. Woooooow! Adoro la panna cotta, es tan fácil de preparar y esta tan rica. Las fotos son maravillosas ♥
    Un beso y disfruta del veranito!

    ResponderEliminar
  33. Que maravilha, Inês! Uma panna cotta ligt é o céu! Se consegues sabor e textura, com muito menos calorias, tenho de experimentar!
    Ficaram lindas e apetitosas!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  34. Olá Inês,

    acontecia-me o mesmo, e pior é que nem me dava ao trabalho de ir procurar o que era, realmente agora é diferente e ainda bem que assim é, e sabe tão bem aprender cada vez mais, sem dúvida que esta mudança foi desde que comecei a descobrir o mundo dos blogs.
    As novas tecnologias também não gostam muito de mim e ainda não tenho o meu tlm para o Insta, o google play não funciona, e fui eu trocar o meu velhote para agora ter de esperar!!!
    Quanto à manteiga aqui também reduzimos sempre há dias fiz os brownies de beterraba do livro Cake e reduzi e muito a manteiga e ficaram mesmo muito bons.
    Quanto às natas por acaso usamos:( :(
    Olha que bela e gulosa ideia essa a tua de mudares as natas para iogurte, certamente é uma panna-cotta mascarada mas o importante é o sabor dela, agora o nome não importa.
    Importa é que podemos comer mais um copinho por ser bem mais saudável.
    Lindas e dá vontade de fugir com o tabuleiro.


    beijinhos

    ResponderEliminar