Convidei para jantar...Anthony Bourdain

Preparar uma refeição para alguém é algo muito especial. Transmitimos através da comida a nossa dedicação e afecto pelas pessoas com quem a partilhamos. O cuidado com que é preparada e servida, todo o ritual de nos sentarmos à volta de uma mesa partilhando a refeição e uma boa conversa é algo mágico. Por isso abracei este projecto "Convidei para jantar..." da autoria da Ana, do Anasbageri, com muito carinho e vontade. Um desafio que apela à criatividade e imaginação.
O tema deste mês para a 2ª edição do projecto, foi escolhido pela anfitriã Suzana do belíssimo Gourmets Amadores, no qual escolheríamos um chef e/ou cozinheiro, que gostaríamos de receber na nossa casa.

Convidei o chef Anthony Bourdain, aproveitando a sua última visita a Lisboa para gravar um episódio do programa No Reservations. Sabia que me iria sentir mais à vontade e confiante, por ele ser uma pessoa muito descontraída e curiosa pelas tradições de cada país, sem receios de provar coisas diferentes, já que iria ser uma tarefa bem difícil surpreender alguém que faz da comida o seu trabalho.

Tentei recriar um ambiente de tasquinha na minha cozinha e sala de jantar, tornando-a acolhedora. Usei a loiça de barro e coloquei jarros de vinho de um produtor local no centro da mesa. Pensei para esta ocasião preparar um jantar baseado em entradinhas e petiscos típicos. Um jantar informal, sem regras e etiquetas, sem uma ementa muito elaborada, para se ir petiscando, com boa conversa e bom vinho.
Servi num clima descontraído, saladinha de polvo, pataniscas, jaquinzinhos fritos, salada de orelha, ameijoas à bulhão pato, ovos mexidos com alheira, a famosa punheta de bacalhau (soltou uma grande risada quando eu traduzi o nome) e outras iguarias. Sem esquecer os enchidos portugueses com que ele se deliciou e os queijos nacionais. Ficou encantado com o queijo da serra, e não se cansou de barrar fatias de broa de milho com ele. Toda a refeição foi bem regada por vinho tinto alentejano e um de um produtor local (este mais barato, mas muito do seu agrado).
A minha família sorriu contente por vê-lo comer e beber com tanto gosto. A minha avó em especial (que ainda é do tempo em que se passou fome) ficou deliciada com o seu apetite e mesmo não percebendo inglês disse-lhe: "senhor Tony, coma mais um bocadinho disto..."
Um serão muito bem passado, com valentes gargalhadas e boa conversa. Falámos do seu programa, das suas viagens, das coisas mais estranhas que já tinha comido e das mais deliciosas. De projectos futuros. Da riqueza cultural e culinária. Falámos da música portuguesa, do vinho português, das nossas tradições e da nossa gastronomia. Da qualidade do peixe fresco e do marisco, da doçaria conventual.
Tempo ainda (e estômago) para uma sobremesa. Uma sericaia, doce típico alentejano, servido com ameixas em calda, caseiras. E uns ovos moles de Aveiro. Um digestivo para finalizar.
Disse-me que estava tudo do seu agrado e que tinha gostado particularmente das pataniscas de bacalhau (receita da minha mãe) e que gostaria de levar a receita para a recriar e reinventar no seu restaurante Les Halles em Nova Iorque. Imaginam o meu entusiasmo enquanto a escrevia!
Despedidas feitas e votos de sucesso trocados, e um garrafão do vinho local oferecido com uma certa timidez, aqui fica a receita que o seduziu nessa noite.




Pataniscas de Bacalhau
(receita da mãe)

3 a 4 postas de bacalhau (grandes)
2 ovos
10 colheres (sopa) rasas de farinha trigo
1 colher (sopa) de maisena
1 colher (chá) de fermento
1 pitada de colorau
1 pitada de sal
1 raminho de salsa
leite q.b.


Preparação

Desfiar as postas de bacalhau cru à parte e reservar.
Numa taça bater bem os ovos com a farinha, a maisena, o fermento. Juntar leite até formar um polme. Temperar com o sal e o colorau a gosto.
Adicionar a salsa picadinha e o bacalhau envolvendo bem. Se notar a massa muito pesada, juntar um pouco de leite.
Numa frigideira, aquecer óleo e quando estiver bem quente colocar pequenas porções da massa, deixando fritar de ambos os lados. Escorrer em papel absorvente. Servir.

Bom Apetite!






53 comentários:

  1. Que pataniscas mais apetitosas, são um petisco bem ao meu gosto!

    ResponderEliminar
  2. Ginja podias convidar-me a mim também :) adoro pataniscas!

    Beijinho

    ResponderEliminar
  3. Ginja!
    Sua malandreca! Por isso é que ele me disse que não podia vir jantar cá a casa, já tinha um compromisso em Portugal...
    Mas, com esta receita de pataniscas, não fico zangada... a sorte foi dele que comeu uma bela petiscada.
    Bjnhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois sou, muito malandra :) Mas acho que ele não se importaria de em seguida rumar ao Brasil e petiscar em tua casa! Beijinho.

      Eliminar
  4. GINJA MINHA AMIGA,
    ME IMAGINEI NESTE BELO JANTAR, COM ESTE LINDO RELATO, AMO LER O QUE VC ESCREVE, PARABÉNS!
    QUE DELÍCIA DE PETISCOS, FICARAM BEM SEQUINHOS E TEM GOSTINHO DE QUERO MAIS.....HUMMMMMM....AMEI!

    BEIJINHOS, FICA COM DEUS!

    ResponderEliminar
  5. Giiiiiinja, eu ia convidar o Anthony Bourdain, já tinha o prato feito e o post preparado :(((. Pelos vistos ele gostou mais do teu petisco pois eu ia oferecer-lhe uma febra no pão, que ele tanto gostou aquando da sua visita a Lisboa.
    E agora? Quem é que eu convido?
    Bem, o Anthony Bourdain já deu mostras do seu bom gosto e a prova está nestas tuas lindas pataniscas que lhe deste a comer e que ele preferiu em detrimento da minha febra no pão ;D)
    Beijinhos e Parabéns.
    Maria

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Maria, nada de preocupações! O Tony já me disse que vai com muito gosto jantar contigo essa bela febra :) Isto é chef para ter sempre apetite! Obrigado pelo carinho.

      Eliminar
  6. Perfeitas amiga jà faz bastante tempo que não as realizo, mas adorooooooooooo

    ResponderEliminar
  7. Ginja,

    Que fantástico repasto para o Sr. Tony! Imagino que comeu até mais não poder e adorou sentar-se à vossa mesa. Eu que me perco por pataniscas (embora não sendo grande apreciadora de bacalhau) não me importava nada de ter partilhado este prato. É um convidado de "mão cheia". Gostei muito! Obrigada pela participação!

    Um beijo*

    PS - Maria, o convidado pode ser o mesmo, sem problema nenhum. É só ver se o Tony tem um lugarzinho na agenda. Se lhe falar na febra, antevejo que ele arranja! ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Suzana, adorei receber o sr. Tony! Sei que para comer e experimentar de tudo, não há como ele. Tenho a certeza que depois deste jantar bem preenchido ele ainda passará na Maria para comer a febra :)

      Eliminar
  8. Ginja, eu sei que a inveja é uma coisa feia mas ter tal ilustre convidado para jantar não é para qualquer um :)
    Imagino as histórias que ele não tinha para te contar! Deve ter sido um belo e longo jantar e com petiscos desses...também eu queria ter estado nesse jantar :) beijinhos, uma excelente participação :) Gostei do desafio, também quero participar :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens de participar! Fico a aguardar a tua escolha. Beijinho.

      Eliminar
  9. Olá Ginja;

    nessa bela mesa ainda à lugar para uma Formiguinha?
    Prometo que não incomodo ninguém, é que nem tinha tempo para isso ao deliciar-me com tantas iguarias:)

    Mais um fantástico jantar!

    Adoro pataniscas de bacalhau e já não como há tanto tempo. Deviam estar deliciosas.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ginja, mas que escolha mais arriscada. Confesso que teria algum receio de o convidar - até porque o homem como que nem um abade e praticamente nunca está cheio.
    Acho por isso que fizeste a escolha acertada com esses petiscos todos. E que belas e deliciosas pataniscas :D

    ResponderEliminar
  11. Ginjinha, consegues sempre surpreender-me com as tuas participações! Adorei o convidado (também adoramos esse programa cá em casa) e adorei toda a tua ementa, não podia ser mais encantadora a escolha, cheia de petiscos tão nossos e produtos tão genuínos das nossas belas regiões! As pataniscas estão uma maravilha, a pedir para lhes darmos umas valentes dentadas!! E achei fantástico o garrafão de vinho que ofereceste ao "senhor Tony", que ele adorou de certeza!!! Excelente participação, parabéns!!:)
    Um grande beijinho para ti linda:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O senhor Tony merece! :)Obrigado querida Alice, pelo carinho.

      Eliminar
  12. :) uma boa escolha, aposto que não ia ficar nem uma no rpato, pois esse senhor é um aspirador de comida :) Adorei a tua participação um beijo

    ResponderEliminar
  13. Olá Ginja
    Por momentos esqueci que o texto era ficção e pareceu-me um relato muito verdadeiro. Aliás, a ser verdade ter o Tony à sua mesa, com essa ementa, deveria ser muito parecido com a descrição.
    Pataniscas de bacalhau é dos petiscos que mais aprecio. Confesso que poucas vezes as faço porque adoro as da minha mãe e acho que não consigo replicar com a mesma qualidade. Mas vou tentar esta sugestão. Quem sabe?!
    Lembro que é já dia 8 que abrimos a exposição da Mónica Pinto no CAE. Não deixe de vir. Há surpresas ;)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou concerteza! Não poderia faltar a essa exposição :) Se experimentar as pataniscas depois conte a experiência.

      Eliminar
  14. Tão apetitosas que estão!
    Ainda dá para mais 1 pessoa? :)
    Adorei o texto.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Adoro pataniscas, e estas estão super apetitosas! Grande escolha, a ementa tipicamente portuguesa, muito bom !
    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. Olá Ginja,
    Muitos parabéns pelo fantástico post que, além de super cativante, esta super realista. Até consegui ver o cenário e o "Tony" a comer as pataniscas.
    Já vi aqui, esse episódio gravado em Lisboa e vejo sempre programas filmados em Portugl, com muito orgulho e toda inchada :))).
    As pataniscas estão lindas e a adição do colorau dão-lhe um toque super especial.
    Beijinhos,
    Lia

    ResponderEliminar
  17. Ginjinha,
    Com todos esses petiscos e produtos regionais maravilhosos tenho a certeza que ele pediu "bis", não só na comida como também na visita, claro!! Tão bem recebido numa mesa cheia de sabores, aromas, histórias e carinho como a tua...eu também voltava de certeza!!
    Excelente participação, como já nos habituaste! As pataniscas estão maravilhosas, os meus parabéns à tua mãe pela receita! Nunca fiz com a maizena nem com o colorau, vou ter de experimentar, é que ficaram mesmo fofas e apetitosas!
    Um beijinho

    Os cogumelos, óptima ideia, mas não os tinha em casa hehe senão tinham.se juntado à festa ;)Na próxima vez não me escapam!
    Obrigada linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado amiga. Já sabes, quando cá vieres é só pedires que saem umas pataniscas iguais às do Tony só para ti :)

      Eliminar
  18. Ginja, achei a escolha perfeita: do convidado e da receita.
    Eu bem que me juntava a vocês: adoro pataniscas! :))
    Bjs

    ResponderEliminar
  19. ai que delícia,eu adoro bacalhau beijos

    ResponderEliminar
  20. Tão apetitoso quanto as patanicas é o seu texto, é uma diversão ler o que você escreve!
    beijos

    ResponderEliminar
  21. Ainda bem que o teu convidado ficou satisfeito!
    Eu adoro este prato é mesmo uma maravilha! Estão com um ar delicioso estas pataniscas!!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  22. Ginja que brilhante ementa, gostei imenso da tua escolha.
    Pena minha, não ser eu, a tua convidada, assim sendo vou levar a receita das pataniscas que adoro.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  23. Com certeza o sucesso foi grande, pois a receita é muito especial!
    Bjim
    Léia

    ResponderEliminar
  24. Ginja, que delicia de post, levaste a gente para a tua mesa com esse relato. Bela escolha de convidado, mas melhor ainda a seleção de pratos oferecidos deliciei-me com cada um deles de tal maneira que por uma semana inteira vou fazer jejum....e não beber mais vinho, pois passei da conta,,,beijinhos Gina

    ResponderEliminar
  25. Com pataniscas e um convidado desses, deve ter sido um jantar e peras!! :D

    ResponderEliminar
  26. Ginja, adorei a descrição do vosso jantar. Acho que o "Sr. Tony" teria adorado :) A ementa é a cara dele :)
    Ainda ando a magicar a minha participação.
    Um beijo

    ResponderEliminar
  27. Que belo texto amiga, muito bem Ginjinha linda....muito bem....bjokitas

    ResponderEliminar
  28. No meu caso, preferia jantar na casa dele...gostava imenso de provar algo preparado por ele.
    Mas tu também estiveste muito bem, as pataniscas ficaram uma maravilha.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  29. Ginjinha adorei o texto, o convidado e a ementa escolhida. Também quero ser tua convidada :D
    Adoro pataniscas!!!
    Bjos docinhos

    ResponderEliminar
  30. Obrigado a todos pelo vosso carinho. Adorámos receber o "senhor Tony" e adoramos estas pataniscas! Até já ando com vontade de repetir a dose :) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  31. Ginja querida, pena não conhecer esse grande chef, adoraria imaginar os olhinhos dele quando deparou-se com sua mesa tao farta e gostosa.
    Vc como sempre consegue e conseguiu nos fazer entrar em sua cozinha e participar dessa bela ementa como se estivéssemos lá de fato. Adorei tudo o que foi oferecido como uma ótima anfitriã que és. Essas pataniscas estão de babar. Adoro bacalhau, nossas mães sempre sabem o que é bom. Lidas ficaram. Beijinhos minha amiga

    ResponderEliminar
  32. Querida Ginja!
    Acho que não fizeste um simples jantar....Foi um BANQUETE!
    Sem dúvida que a nossa gastronomia faz revirar os olhos a qualquer um! Da pessoa mais simples à mais sofisticada!
    Imagino que o Sr. levou que contar! Presenteaste-o com o que de melhor temos no nosso país...Nem esqueceste da decoração....
    Essas pataniscas estão deliciosas...
    Curiosamente foi o meu almoço, mas não de bacalhau!
    Bjocas minha querida, bom fim de semana e bom passeio de Domingo!!!

    ResponderEliminar
  33. MINHA QUERIDA,
    TENHA UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO JUNTO A SUA FAMÍLIA!
    BJS...♥

    ResponderEliminar
  34. Que convidado! O que eu gosto do Sr Tony :) Imagino que este senhor vai passar o mês num virote de casa em casa a provar as nossas delicias :)
    Fiquei encantada com a tua participação e com como descreves o jantar, está fantástico, quem me dera ter-se sentado convosco à mesa.
    bjs e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  35. Está fantástico querida, adorei :)
    Um pratinho bem portugues para apresentar e bem saboroso!

    Beijinhos MissB
    http://arcoirisnacozinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  36. Que bela escolha, e adoro pataniscas!

    ResponderEliminar
  37. EXCELENTE ESCOLHA , ADORO PATANISCAS E AS TUAS FICARAM PERFEITAS.
    BOM FIM DE SEMANA
    BJS

    ResponderEliminar
  38. Ahahah! Ri-me só de imaginar a tua avó a falar com o Sr Tony!! Adoro pataniscas e sericaia! Que bela participação!!!
    Bjinhos ;)

    ResponderEliminar
  39. Ginja, nada mejor que una comida o una cena con la familia y los amigos. Y con lo bien que cocinas todo tenía que estar muy rico. Para muestra estos fritos de bacalao que estimulan el apetito. Besinos amiga.

    ResponderEliminar
  40. Mas que bonitas que ficaram essas pataniscas. Adorei! Alias, adoro. Adoro pataniscas. Fazem-me lembrar a minha avó, que tantas vezes as faz. Beijinho.

    ResponderEliminar
  41. Ginja o texto está óptimo, o convidado tb e a sugestão gastronica 5****
    Parabéns desde já
    Beijinho

    ResponderEliminar
  42. Ginja, que noite tão bem passada, como eu gostaria de ter estado nesse jantar. Uma ementa fantástica em muito boa companhia. E a receita da mãe que se mostrou um sucesso, ainda vamos ver em NY pataniscas portuguesas
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  43. Bem que acredito que as patanisca tenha seduzido o Senhor Tony. A mim seduzem-me muitas vezes :)

    ResponderEliminar
  44. Oh ginjinha, não sei como deixei escapar este teu post! Vou ter de investigar este teu convidado! As coisas que tenho aprendido com este desafio :)
    Bem haja pela partilha e pelas pataniscas, já levo uma para o caminho ;)

    ResponderEliminar
  45. Já tem algum tempo este blog, tem muita criatividade naquilo que faz, pena de bacalhau ter pouco ... pelo menos só encontrei as pataniscas.

    ResponderEliminar