Geladinhos de Iogurte e Mirtilo // Blueberry and Yogurt Popsicles


 
Antes que se acabem os mirtilos, deixo-vos uma das minhas receitas preferidas para fazer no verão. Geladinhos de pauzinho com iogurte e fruta. Sabem sempre tão bem, quer seja ao pequeno-almoço como ao lanche. Para comer sem culpas e adaptar a outras frutas que mais gostem, durante esta estação. Ficam deliciosos com qualquer fruto do bosque, com maracujá e pêssego por exemplo, e também manga.

O tempo parece passar demasiado rápido, mesmo nestes tempos estranhos que vivemos. Julho passou a voar, deixou algumas feridas mas também muitas lições de vida. Ainda não tenho a certeza onde vou chegar, mas sei agora que prefiro antes viver e focar-me no caminho que percorro. Aprender a cada passo e a cada momento, e fazer mais do que me deixa feliz. E nos intervalos, saborear o verão e todas as coisas boas que ele tem, como estes geladinhos.











 (scroll down for english recipe)


GELADINHOS DE IOGURTE E MIRTILO

500ml de iogurte grego natural
200gr de mirtilos frescos
3 colheres de sopa de açúcar mascavado
3 colheres de sopa de agave
sumo de 1/2 limão


Preparação

Preparar a compota de mirtilo, colocando os mirtilos e o açúcar numa panela e levando a lume brando, e deixando cozinhar por uns 15 minutos, mexendo até formar uma compota ligeira. Triturar com a varinha mágica e deixar arrefecer totalmente.
Numa taça misturar o iogurte com o sumo de limão e o agave. Depois misturar ligeiramente metade da compota de mirtilo, fazendo um efeito swirl com uma faca, e sem misturar demasiado.
Encher as forminhas de gelado alternando esta mistura com a restante compota de mirtilo, e colocar os pauzinhos, tapar e levar ao congelador por 4 horas ou até solidificar.
Retirar do frio uns 15 minutos antes de desenformar.

Bom Apetite!


//


(english recipe)

BLUEBERRY AND YOGURT POPSICLES

500ml plain greek yogurt
200g fresh blueberries
3 tbsp mascavado sugar
3 tbsp agave syrup
juice of 1/2 lemon


Method

Prepare the blueberry jam, cooking the blueberries and sugar on low heat, for around 15 minutes until the mixture resembles a light jam. Blend it until smooth and leave it to cool.
In a bowl mix yogurt with lemon juice and agave. Then mix gently half of the blueberry mixture, creating a swirl effect with a knife, without mixing it too much.
Then fill your popsicle moulds, with this mixture plus the rest of the blueberry jam, making layers.
Cover them and freeze for at least 4 hours. Take it off the freezer 15 minutes before unmolding.

Enjoy!





6 comentários:

  1. são tão lindos que dá pena comer... naaaaaah!!! Eu comia e não tinha remorsos nenhums eheh

    ResponderEliminar
  2. Adoro mirtilos , esses gelados ficaram uma tentação.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tão bons os mirtilos, obrigada São.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. Olá Inês, receita mesmo simples, saudável e que lindos que ficam !! Ideais para o Verão ou no meu caso que adoro gelado, uma oportunidade para aproveitar e provar com outras frutas ! As fotos lindissimas :)) Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma boa ideia, fazer com outras frutas. Assim de repente apetece-me fazer com manga maracujá.
      Um beijinho.

      Eliminar