Mostrar mensagens com a etiqueta Gelados. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Gelados. Mostrar todas as mensagens

Popsicles Cremosos de Limão // Creamy Lemon Popsicles



É verão, e sabe tão bem comer um geladinho. Acho que depois dos bolos e bolinhos, a minha paixão são os gelados caseiros. De todos os tipos, desde os mais gulosos e atrevidos, os super cremosos, ou sorvetes e froyos, os nana icecream, e os gelados de pauzinho.
E claro que tenho alguns sabores preferidos, adoro avelã e chocolate, adoro doce de leite e cookies, mirtilo, pêssego e cheesecake de fruta. Sou bastante gulosa no que toca a gelados.

Estes popsicles, ou gelados de pauzinho são super cremosos. E o sabor a limão é perfeito para refrescar o verão e os dias de sol. E sim, são bastante calóricos e atrevidos, mas um dia não são dias, e um domingo fica sempre melhor com geladinho na mão. Este verão ainda quero fazer um gelado de coco com lemon curd, e experimentar umas versões saudáveis dos famosos 'magnuns'. As ideias são tantas por vezes, mas o tempo nem sempre dá para tudo.
Continuação de um bom verão, de preferência na companhia do vosso gelado preferido.









(scroll down for english version)

POPSICLES CREMOSOS DE LIMÃO
(receita adaptada de Revelando Sabores e Cupcakes a Gogo)

395gr de leite condensado
raspa de 2 limões
sumo de 2 limões grandes (uns 200ml)
200ml de natas
200ml de iogurte natural


Preparação

Numa taça misturar bem o leite condensado com o iogurte, as natas e a raspa de limão.
Adicionar depois o sumo de limão, mexendo bem. Deixar repousar um pouco até a mistura ficar mais espessa e depois então colocar em forminhas de gelado.
Levar ao congelador por umas 5 horas ou mais, até congelar. E desenformar na altura de servir.

Bom Apetite!



//



(english version)

CREAMY LEMON POPSICLES

395g condensed milk
zest of 2 lemons
juice of 2 lemons (around 200ml)
200ml cream
200ml natural yogurt


Method

In a bowl mix the condensed milk with cream, yogurt and zest.
Add the juice of lemons and stir very well. Allow to rest for a while until it gets thicker.
When the mixture is thicker place it in popsicle molds and freeze them for at least 5 hours.

Enjoy!




Gelado de Mirtilos Assados e Mascarpone // Roasted Blueberry Mascarpone Icecream



Verão rima com gelado. Rima com dias mais leves e descansados. Rima com a brisa do mar que se sente nos cabelos e o sol na pele dourada. Rima com jantaradas com amigos e petiscos para saborear lá fora. Rima com viver devagar e ao ritmo das coisas boas. É bom não é? Por mim podia ser sempre verão. O verão desta altura, em que ainda abundam tantas coisas boas como os mirtilos, as melancias, os tomates e as ameixas no pomar e já se começam a ver os sinais de outono, com as abóboras a crescer e as primeiras uvas, maçãs e pêras. Dias quentes e noites mais frescas. E a vontade de neles ficar.

Claro que a vida real não é um sonho de uma noite de verão. E por cá nem tudo é bom só porque é verão. Não se pode ser sempre feliz nem estar sempre bem, mesmo que o verão ajude e muito. 
Opto por vos mostrar as coisas boas do meu verão, que está a passar demasiado rápido, porque são a elas que me agarro. Aos momentos bons que trazem felicidade. E as vidas perfeitas não são reais, estou cansada de as ver. Mas há gelados que o são, perfeitos e reais. Como este de mirtilos assados e mascarpone, super cremoso e rico. Não há como não ser feliz enquanto se saboreia uma taça deste geladinho lilás.Vamos aproveitar as coisas boas deste pedacinho de verão e comer mais gelados!










GELADO DE MIRTILOS ASSADOS E MASCARPONE
(receita adaptada de Sabores y Momentos)

400 gr de mirtilos
100 gr de açúcar
2 colheres (sopa) de sumo de limão
300 ml de natas (com 30% MG)
250 gr de mascarpone
3 colheres (sopa) de mel ou agave


Preparação

Pré-aquecer o forno a 200ºC. Colocar os mirtilos numa skillet grande ou num tabuleiro. Misturar o açúcar e o sumo de limão nos mirtilos e levar ao forno por 20-30 minutos, até os sucos se libertarem e formar uma espécie de compota. 
Colocar numa taça e triturar com a varinha mágica. Deixar arrefecer totalmente.
Numa taça grande vamos bater as natas com o mascarpone e o mel ou agave com a batedeira eléctrica até ficar bem cremoso. Adicionar o preparado dos mirtilos arrefecido e envolver bem.
Colocar esta mistura do gelado no frigorífico até ficar bem fria.
Depois de estar bem fria, colocar na máquina de fazer gelados e seguir as instruções do fabricante.
Colocar o gelado num recipiente hermético e levar ao congelador. Deve ser consumido o mais rapidamente possível para aproveitar a cremosidade e evitar a formação de cristais de gelo. 
Retirar do congelador uns 15 minutos antes de servir.

Bom Apetite!


//


ROASTED BLUEBERRY MASCARPONE ICECREAM

400 gr blueberries
100 gr caster sugar
2 tbsp lemon juice
300 ml whipping cream (30% fat)
250 gr mascarpone
3 tbsp honey or agave


Method

Preheat the oven to 200ºC. Place blueberries on a skillet or a baking sheet. Sprinkle sugar and lemon juice and stir. Roast for 20-30 minutes until juicy. Puree blueberries in a blender until smooth. Set aside to cool.
Whisk the whipping cream, mascarpone and honey or agave in a big bowl with an electric mixer until very creamy. Add the blueberry mixture and stir to combine.
Chill the icecream mixture until very cold. Prepare ice cream in your icecream maker, according to the manufacturer’s instructions. Pour into a freezer proof container, and freeze. 
It should be eaten soon, while most creamy.
Remove from the freezer about 15 minutes before scooping.

Enjoy!






Geladinhos de Cereja, Lima e Iogurte






Antes que se acabem as cerejas e como o verão e os dias quentes pedem geladinhos, cá estão eles para refrescar. Adoro comer gelados todo o ano, mas é nesta altura que me aventuro a preparar mais gelados em casa. Adoro! Sejam eles "nicecreams" e sorvetes, ou daqueles bem pecaminosos e com toppings gulosos.
Desde que me ofereceram a máquina de fazer gelados, que gosto imenso de preparar geladinhos caseiros. E nesta época, as cores e os perfumes das frutas são irresistíveis. Acho que era capaz de comer gelados todos os dias. Adoro gelados!

Ao domingo não falha, um geladinho de cone na mão e duas bolinhas por favor. Enquanto se passeia à beira-mar. Há coisas tão simples que me fazem mesmo feliz, como isto simplesmente.
E para mim gelado é mesmo felicidade. Há tantos sabores por provar, geladarias por conhecer. 
Dos sabores mais ricos e quentes, aos mais frescos e aos mais diferentes (ando viciada num de abacate e lima!).
Estes são super básicos e fáceis de preparar, gelados de pauzinho com fruta e iogurte, que todos podemos fazer em casa e sem máquina. E se não tiverem forminhas, usem copinhos. Pouco doces e fresquinhos, para comer a qualquer altura do dia. Porque ainda falta muito até domingo. E um geladinho vem mesmo a calhar. Já disse o quanto adoro gelados?





Geladinhos de Cereja, Lima e Iogurte
(inspirados no @thekitchenmccabe)

500 ml de iogurte natural (ou grego natural)
1/2 colher (chá) de pasta de baunilha
sumo de 1/2 lima
150 gr de cerejas descaroçadas
2 colheres (sopa) de mel ou agave


Preparação

Colocar 2/3 do iogurte numa taça, adicionar uma colher de sopa de mel ou agave e a baunilha e misturar bem. 
Colocar o restante iogurte num processador, juntamente com as cerejas, sumo de lima e o mel ou agave restante e triturar até ficar bem homogéneo.
Encher as forminhas de gelado com camadas alternadas da mistura de iogurte simples e da mistura de cerejas. Colocar os pauzinhos e levar ao congelador por 8 horas.
Retirar do frio uns 15 minutos antes de desenformar das forminhas e comer.
Nota: ajustar a doçura ao gosto de cada um, colocando mais mel ou agave caso achem necessário.

Bom Apetite!










Gelado de Iogurte com Mirtilos Assados e Crocante



Estava a pensar em receitas de Outono, agora que reinam os marmelos e as romãs na horta. Nos crumbles e assados reconfortantes, nas tartes de maçã e no forno aceso. Mas deixa-te estar sossegado outono. Espera mais um pouco, e dá-nos mais dias de sol. Prefiro fazer uma transição de mansinho. Aproveitar os dias de sol que estavam a reinar neste Outubro, e pensar depois nas noites mais frias. Às vezes é difícil para mim a transição, a mudança.
Mas já aparecem os sinais do outono lá fora. Na luz, nas árvores, nas folhas. A nostalgia do outono carrega levemente o ar, assim que começam a cair as primeiras gotas de chuva, a par das folhas castanhas e douradas.

Acendi o forno para preparar um gelado. Isto de falar em transição é mesmo assim. Ainda quero gelados, mas já quero forno aceso. Acho que não devo ser só eu.
Juntei as vontades com o livro de culinária mais recente cá em casa, o "Alternative Baker" da Alanna. O que eu adoro esta mulher, o blogue, as receitas, a maneira como ela as capta pela lente, tudo me anima a cozinhar com ela. 
O livro explora sobremesas sem glúten, e dá vontade de fazer cada uma delas na nossa cozinha. E eu assim que o recebi marquei imensas receitas e pus logo mãos à obra com este gelado.

Pensei nos muitos mirtilos que congelei nos meses de Julho e Agosto e coloquei-os no forno, enquanto preparava um género de crisp para dar crocante ao gelado. Depois do forno, a máquina de gelados. Preparei a base super simples e suave de gelado de iogurte grego com toque de baunilha.
Confirmo. Gosto mesmo de gelados. E este então é maravilhoso. 
Junta três coisas que adoro, o facto de ser um gelado, os mirtilos, e aquele crocante que lhe dá outra textura pelo meio. Era capaz de comer isto quase todos os dias. 
Enquanto chove, começo já a pensar na próxima receita que vou preparar deste livro lindo, começo a pensar em maçãs e forno aceso. Que venha a inspiração da estação. 




Gelado de Iogurte com Mirtilos Assados e Crocante

Mirtilos Assados:
250 gr de mirtilos frescos ou congelados
1/4 chávena de açúcar
raspa de 1 limão pequeno
1 colher (sopa) de sumo de limão

Crocante:
1/4 chávena de farinha de arroz
2 colheres (sopa) de farinha de aveia
1/2 chávena de flocos de aveia (sem glúten)
1/4 chávena de açúcar mascavado
1/4 colher (chá) de canela em pó
3 colheres (sopa) de manteiga fria 

Base do Gelado de Iogurte:
1 chávena de natas
1/2 chávena de açúcar
1/2 colher (chá) de pasta de baunilha
2 chávenas de iogurte grego natural 


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Misturar os mirtilos com o açúcar e raspa de limão e colocar num tabuleiro. Levar ao forno, mexendo ocasionalmente e esmagando com um garfo, até a mistura borbulhar fortemente e ficar mais reduzida (uns 30-40 minutos). Retirar do forno, misturar o sumo de limão e colocar numa taça. Deixar arrefecer totalmente (pode ser no frio, por 1 hora ou até 2 dias).

Para o crocante, colocar os ingredientes todos numa taça, cortar a manteiga em pedacinhos e esfregar com as pontas dos dedos até a mistura começar a unir (vai parecer um género de cobertura de crumble). Espalhar num tabuleiro forrado com papel vegetal e levar ao forno a 180ºC por uns 15-20 minutos, até dourar. Ir mexendo durante o processo, para não queimar, e partir os pedaços maiores.
Retirar do forno e deixar arrefecer totalmente. Reservar 1 chávena do crocante para o gelado e o restante para depois servir (mantendo fechado num recipiente hermético).

Para o gelado, numa taça colocar os ingredientes todos e misturar com a batedeira eléctrica até ficar homogéneo e cremoso, e o açúcar dissolver. Refrigerar a mistura, e depois colocar na máquina de fazer gelados, seguindo as instruções do fabricante.
Depois de preparada a base de gelado de iogurte, proceder à montagem. Num recipiente colocar um terço da mistura do gelado, espalhar por cima um terço dos mirtilos e um terço do crocante. Repetir mais duas vezes e com a ponta de uma faca, fazer um swirl na camada do topo, dando um efeito bonito. Tapar e levar ao congelador.
Na altura de servir, deixar uns 10 minutos à temperatura ambiente, retirar bolas de gelado e salpicar com o crocante restante.

Bom Apetite!








Geladinhos de Smoothie de Morango e Granola



Geladinho ao pequeno-almoço. Que boa ideia para começar o dia de forma fresca, saudável e deliciosa. Ainda mais com estes dias de calor. Verdade?
Só apetece ir a banhos no mar e comer gelados, muita fruta fresca, e beber limonadas. Gosto mesmo muito desta estação. O verão, o sol, o calor, os dias grandes, a variedade de fruta, a roupa leve, o andar descalça.
Gosto de todas as estações do ano, cada uma tem o seu encanto, mas esta faz-me sempre muito feliz.
Dias de praia, mergulhar no mar e refrescar. Reunir amigos e fazer grandes petiscadas. Caminhadas pelo campo. Tudo me deixa com mais energia nesta altura do ano.

E apanhar os últimos morangos na horta é sempre motivo para celebrar a fruta, congelar alguns para mais tarde recordar, e aproveitar e fazer uns geladinhos bem frescos. O lema destes dias tem sido mesmo refrescar!
Aproveitei mais uma dose da granola express, para fazer estes geladinhos e comer pela manhã, ou a qualquer hora do dia, a vontade de comer gelados apanha-me sempre a qualquer momento. Com os últimos morangos da horta, biológicos, uma base de smoothie com iogurte e granola a salpicar. Perfeitos.

Vou aproveitando todos os momentos livres para fazer e comer gelados! Uma das coisas boas desta estação sem dúvida, com tanta fruta boa para comer ao natural ou em forma de gelado de pauzinho. 
Ando mais ausente do blog mas não parei de fazer gelados!! Fiquei foi sem computador. O meu portátil avariou. E o novo que escolhi parece estar esgotado em todo o lado. Estar um mês sem computador tem sido libertador e como é verão nem sinto falta dele, mas já sentia falta de vir aqui e partilhar mais uma receita convosco.
Até breve (espero eu!) e comam muitos gelados fresquinhos!








Geladinhos de Smoothie de Morango e Granola

10 morangos
1 banana pequena e madura
1 iogurte natural
1 colher (sopa) de mel
1 chávena de granola (receita aqui)


Preparação

Para preparar a base do smoothie, colocar a banana em pedaços, dois morangos, o iogurte e mel (a gosto) num liquidificador e triturar até ficar homogéneo. Reservar.
Fatiar os restantes morangos e esmagar alguns com um garfo, colocando em seguida nas forminhas. 
Colocar um pouco de granola também. Encher as forminhas com a base do smoothie sem encher demasiado.
Por cima colocar granola em toda a base, em seguida colocar os pauzinhos, fechar as formas e levar ao congelador.
Servir ao pequeno-almoço ou lanche.

Bom Apetite!

Nota: a quantidade de geladinhos depende do tamanho das formas que usarem. Nestas deu para fazer quatro unidades e coloquei a granola na parte de trás dos geladinhos. Se for nas forminhas verticais, coloquem menos quantidade de granola, e em camadas no meio e no fim do gelado, antes de colocar os pauzinhos.




Geladinhos Cremosos de Morango e Chocolate



A vida é muito melhor com um geladinho na mão! Verdade? Adoro gelados, sorvetes, picolés, granitas, 'frozen yogurt' e adoro os dias quentes e cheios de sol que chegaram. 
Chegou o verão e com ele vieram estes geladinhos cremosos, de fruta e chocolate. Perfeitos e deliciosos, super fáceis de fazer, saudáveis e vegan, feitos só com coisas boas. Para animar o início da estação.
É verdade, super deliciosos! Perguntem à minha avó, e são capazes de a encontrar com um deles na mão e outro já na barriga, ela que é super gulosa, amou estes geladinhos.

A verdade é que não passo sem gelados, todo o ano, mas nesta altura gosto ainda mais. Adoro gelados artesanais. Tenho uma gelataria de eleição na minha cidade, com imensos sabores fabulosos, alguns sazonais, cremosos e cheios de fruta. E adoro gelados caseiros, gosto mesmo muito de os preparar. Tenho sabores que adoro, que vão desde bombas como o de doce de leite e o de cheesecake, até aos de fruta ou com iogurte, como o de mirtilos e os de banana, e alguns deles até ao pequeno-almoço os como. Sou de muito boa boca no que toca a gelados!

Agora imaginem um livro lindo, cheio de fotografias de gelados capazes de cortar a respiração, e com receitas vegan, sem lactose, sem açúcares refinados, saudáveis e que não precisam de máquina de fazer gelados e ainda por cima são mega deliciosos!
Pois temos livro, é o "N'Ice Cream"e é inspirador. Gelados do bem, para nos "gulosarmos" este verão.
As autoras do livro Virpi e Tuulia são super queridas e elas próprias uma inspiração. Sigo os seus blogs e fiquei mesmo muito feliz quando através do instagram me ofereceram um saco de pano que criaram para o lançamento deste livro e com o saco veio a surpresa, o livro! Com uma dedicatória super catita. Surpresa boa, muitos sorrisos e muitos gelados inspiradores para experimentar. Começamos com estes super cremosos, com morango e chocolate! Cheira-me que vou ter um verão super nice!






Geladinhos Cremosos de Morango e Chocolate
(do livro "N'Ice Cream" de Virpi Mikkonen e Tuulia Talvio)

camada de morango:
1 lata de 400ml de leite de coco (refrigerada durante a noite)
1/2 colher (chá) de pasta de baunilha
2 colheres (sopa) de maple syrup
1/2 chávena de morangos em pedacinhos

camada de chocolate:
2 bananas maduras
2 colheres (sopa) de manteiga de amendoim
2 colheres (sopa) de cacau em pó
2 colheres (sopa) de cacau cru em pepitas


Preparação

Para a parte com sabor a chocolate, juntar as bananas, a manteiga de amendoim e o cacau em pó e triturar num processador até ficar em puré. Colocar a mistura numa taça e adicionar as pepitas de cacau cru e envolver. Reservar.
Para a parte com sabor a morango, abrir a lata de leite de coco que ficou refrigerada umas horas ou durante a noite e retirar a parte sólida que fica em cima para uma taça. Bater muito bem com a baunilha, o maple syrup e metade dos morangos esmagados em puré. Juntar depois os restantes morangos em pedaços bem pequeninos.
Colocar alternadamente camadas de mistura de morango e mistura de chocolate em forminhas.
Colocar os pauzinhos e levar ao congelador umas horas, até solidificar.
Para desenformar, colocar as forminhas em água quente por breves segundos, e servir.

Bom Apetite!



Geladinhos de Chocolate com Pistácios



Acho que ainda não estou preparada para deixar ir o Verão embora. Apesar de já ser Outono. Não estou preparada ainda para deixar os dias de calor e as mangas curtas, as sandálias nos pés, todas as frutas e cores do Verão. Os amigos que estão cá só nesta altura do ano. Começo a ficar um pouco nostálgica com o avançar dos dias cada vez mais curtos.

Sei que em breve me vou render ao aconchego das mantas e dos casacos e meias, das refeições de conforto, de tanta coisa boa da estação que chegou. Das suas cores inconfundíveis. E dos seus caminhos cheios de folhas castanhas, amarelas e alaranjadas. Que fazem barulho nos pés. Nessa sintonia das coisas simples. Que seguem o seu caminho normal.

As férias de Setembro foram muito boas. Passei-as por cá, entre o Alentejo, a Figueira, Aveiro e o Porto. Houve tempo para tudo. Para passeios, para longas caminhadas e trilhos por descobrir, praias lindas e só minhas por momentos, lugares bonitos que me ficaram no coração. Comida boa, muitos gelados, petiscos e sorrisos. Muitas fotografias. Pegar no carro e seguir por aí fora. Praia e mar, piscina e descanso. Muita preguiça e alguns livros. Estar com quem me faz bem. Rever os amigos que vêm de longe, e abraçá-los.

O regresso ao trabalho foi sereno e cheio de vontade, talvez por estar eu também nesse espírito. Dos dias felizes, dos novos desafios que aí vêm e projectos no trabalho. Um curso novo e aprender mais. E apesar das horas não esticarem e não andar tanto pela cozinha e por aqui como eu gostaria, arranjo sempre um pedacinho para o blog. Alimentar e partilhar, tudo o que me faz bem. 
E enquanto não deixo o Outono poisar aqui, vou fazendo gelados. De chocolate. Porque sim. Porque a vida é sempre melhor com um gelado na mão.








Geladinhos de Chocolate com Pistácios
(do livro Lomelino´s Icecream, de Linda Lomelino)

1 e 2/3 de chávena de leite
2 e 1/2 colher (sopa) de maisena
1/4 chávena de açúcar
2 colheres (sopa) de cacau em pó
50 gr de chocolate negro 70% cacau

100 gr de chocolate negro 70% cacau
1/4 chávena de pistácios picados


Preparação

Numa taça pequena misturar bem a maisena com 1/4 de chávena do leite, até ficar sem grumos. 
Numa panela colocar o restante leite com o açúcar e o cacau, mexer muito bem até ficar homogéneo e levar ao lume até quase ferver. Retirar a panela do lume e colocar a mistura da maisena em fio, enquanto se mexe muito bem.
Voltar a levar ao lume (lume médio a brando) e mexer bem a mistura até esta engrossar (demorará 1 a 2 minutos). Adicionar o chocolate negro em pedacinhos e mexer até este derreter completamente.
Deixar a mistura arrefecer ligeiramente e colocar em forminhas, com os pauzinhos e tapar. 
Colocar no congelador até solidificar. 
Para a cobertura dos geladinhos, derreter o chocolate e colocar numa taça e picar os pistácios.
Desenformar os geladinhos e colocá-los sobre uma folha de papel vegetal. Mergulhar um de cada vez no chocolate derretido e depois salpicar com os pistácios. O chocolate derretido solidifica em poucos segundos. 
Servir imediatamente ou voltar a colocar os geladinhos no congelador devidamente acondicionados, até servir.

Bom Apetite!





Coolers de Fruta e Água de Coco



Para refrescar. Em dias mais quentes que ainda estão por vir. Assim o espero, como pelo descanso das férias. Os últimos dias mais cinzentos e frescos até pediam mais forno ligado e aventuras por bolos e bolachinhas, mas não posso deixar passar o Agosto sem uns coolers de fruta. A ver se chamo um Verão mais quente, mais dias de sol, que pedem algo assim na mão, para nos refrescarmos dos dias quentes e abafados. O sol pelo menos já espreita hoje e a vontade de saborear um geladinho, essa nunca falta.

Estes coolers nem são bem uma receita, são mais uma sugestão para comer fruta de forma fresca e para comer também com os olhos. São tão giros e coloridos! A ideia veio do ebook "Kind Icecream for You" das meninas Virpi Mikkonen e Tuulia Talvio, que é como uma carta de amor aos gelados. Bem recheado de gelados caseiros e saudáveis, sem lactose, sem glúten e sem açúcar refinado. Para intervalar aqui no blog e em casa, com receitas e gelados mais pecaminosos. Um mimo para comer a qualquer dia da semana. Que venha é o calor! 






Coolers de Fruta e Água de Coco
(receita do 'Kind Icecream for You', de Virpi M. e Tuulia T.)

1/2 chávena de morangos
1/2 chávena de mirtilos
1-2 kiwis
1 e 1/2 chávena de água de coco


Preparação

Descascar os kiwis e cortar em rodelas ou pedaços. Cortar os morangos depois de bem lavados, em fatias ou metades. 
Colocar as frutas alternadas em camadas nos moldes de gelado. Encher cada uma com água de coco.
Colocar os pauzinhos e levar ao congelador até ficarem firmes.
Na altura de servir, mergulhar as formas em água quente por segundos, para retirar mais facilmente.

Bom Apetite!



Gelado de Banoffee



Vamos começar Agosto de geladinho na mão. E que gelado bom! Daqueles que nos obrigam a comer mais um pedacinho de tão guloso e fresco que é. Não haveria forma mais deliciosa de começar este mês, que é do Verão, e das receitas mais fresquinhas, quer seja no prato ou no copo, ou neste caso, no cone.
Gosto mesmo muito de gelados caseiros, e desde que uma amiga me ofereceu a máquina de fazer gelados há uns dois anos, não consigo resistir a preparar mais um e mais um, nesta época do ano.

E por falar em gelados caseiros, já conhecem o livro de Verão mais guloso e apetitoso? A verdade é que a Rita Nascimento, chef do La Dolce Rita e autora do livro "A Vida Secreta dos Gelados Caseiros", nos ensina a fazer gelados maravilhosos, super cremosos e alguns bem atrevidos, de forma divertida e cheia de entusiasmo, em casa. Um livro para comer de uma ponta à outra, aviso já. Eu comecei por um gelado de arroz doce, uma das minhas sobremesas favoritas de sempre, passei já duas vezes pelo de morango e agora avancei para o nível maior de gula com este gelado de Banoffee.

A tarte banoffee combina a banana com um rico molho de caramelo e uma base de bolacha. Imaginem agora esta tarte em forma de gelado! Sim, fica maravilhoso, de comer e chorar por mais, por assim dizer. O melhor é mesmo experimentarem e darem a vossa opinião, mas tenho a certeza que vão adorar cada uma das receitas deste livro, se tal como eu, forem "icecream lovers". 
Por cá, seguem-se novos pedidos de gelados a cada semana. E eu não digo que não. Vou logo escolher o próximo sabor a ser testado na minha cozinha, e alimentar a gula desses pedidos com um sorriso maroto e muito geladinho cremoso.





Gelado de Banoffee
(do livro "A Vida Secreta dos Gelados Caseiros" de Rita Nascimento)

200 ml  de leite
200 ml de natas para bater
40 gr de leite em pó
100 gr de açúcar
2 bananas médias maduras
75gr de bolachas digestivas
30 gr de manteiga
200 gr de leite condensado cozido


Preparação

Para o crocante de bolacha, triturar bem as bolachas e juntar a manteiga derretida. Misturar até parecer areia molhada. Colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal e pressionar de forma a ficar com 1 cm de altura. Vai ao forno pré-aquecido a 170ºC por 8 minutos ou até dourar mas sem queimar. Deixar arrefecer e partir em pedacinhos. Reservar.
Para o gelado, colocar num liquidificador o leite, as natas, o leite em pó e o açúcar e bater muito bem. Adicionar depois as bananas em pedacinhos e voltar a bater até ficar homogéneo. Colocar no frio.
Entretanto bater muito bem o leite condensado cozido com uma vara de arames para ficar mais fácil de usar em lista, e reservar.
Colocar a mistura do gelado de banana na cuba da máquina de fazer gelados e seguir as indicações do fabricante.
Quando o gelado estiver pronto, colocar um terço dessa mistura num recipiente. Espalhar um terço do crocante por cima e mexer para distribuir uniformemente. De seguida, espalhar um terço do leite condensado cozido em lista, e com a ponta de uma faca misturar para obter um efeito marmorizado. Repetir esta operação por mais duas vezes, e levar ao congelador.
Retirar do frio uns 10-15 minutos antes de servir.

Bom Apetite!




Gelado de Ananás e Hortelã



A Nestlé convidou-me a desenvolver uma receita com leite evaporado. O leite evaporado Nestlé é ideial para molhos e cremes ligeiros e é uma boa alternativa às natas por ter apenas 6% de matéria gorda.
Torna alguns pratos que costumo fazer, como strogonoff de seitan e cogumelos e caril de peixe e espinafres, bem mais leves e menos calóricos, mais saudáveis e com aquela textura cremosa que tanto gosto. 

Para além de molhos e cremes, toda a sua cremosidade pode ainda ser utilizada em sobremesas ligeiras. Adoro sobremesas de fruta bem frescas e leves nesta altura do ano. Lembro-me que desde sempre se utiliza o leite evaporado Nestlé em mousse de morango ou ananás na nossa casa. O verão combina com receitas assim, cheias de fruta, leves, frescas e deliciosas.

E o verão combina com gelados! Adoro. Refrescar nestes dias de calor é a palavra de ordem, de preferência com um geladinho na mão. Por aqui já sabem, gosto muito de preparar gelados caseiros, desde os mais tradicionais, passando pelos picolés, sorvetes e frozen yogurt.
E um gelado de ananás e hortelã com leite evaporado foi das melhores ideias para esta estação. É fresco nos sabores, bem leve na textura, e ao mesmo tempo cremoso, como uma nuvem gelada.









Gelado de Ananás e Hortelã

4 chávenas de ananás maduro em pedaços
6 folhas de hortelã fresca
150 ml de água
100 gr de açúcar


Preparação

Começar por preparar a calda de açúcar, colocando num tacho a água e o açúcar e levar ao lume, mexendo e deixando ferver por uns 5 minutos. Retirar do lume e deixar arrefecer totalmente.
Num liquidificador colocar o ananás descascado e em pedaços juntamente com as folhas de hortelã e a calda fria, e processar até ficar um líquido cremoso e homogéneo.
Entretanto juntar o leite evaporado (que ficou pelo menos 6h ou durante a noite no frigorífico) à mistura e voltar a bater, até ficar bem volumoso.
Passar esta mistura para a máquina de gelados e seguir as instruções do fabricante.
Colocar o gelado numa caixa ou recipiente para levar ao congelador por umas horas até ficar firme.



Bom Apetite!



Gelados de Iogurte com Morango e Ruibarbo


Adoro gelados, sorvetes, sobremesas geladas. Assim que chega o calor, faço gelados caseiros, para ter à mão de refrescar. No Inverno também gosto muito de comer um geladinho, mas com menos frequência, e prefiro os sabores mais quentes como os frutos secos, chocolate, caramelo e clássicos como a baunilha. Num dia frio, uma bolinha de gelado com um fio de chocolate negro derretido, granola ou amendoins crocantes consegue arrancar sorrisos aos gulosos da casa. Já no Verão que se aproxima, nos dias bem quentes, procuramos mais os sabores frescos da fruta.

Aproveitar a fruta da época e fazer gelados, coloridos. Se possível, que sejam menos calóricos, feitos com iogurte natural e adoçantes naturais como o mel e o maple syrup. Fazer sorvetes e granitas, e sentir aquele "brain freeze" que refresca. Tão bom!
Lembro-me quando era criança, só muito tarde provei um gelado de compra. O que eu costumava fazer era sumo de fruta e congelava com pauzinhos. Adorava sumo de laranja em forma de gelado, era divertido fazer e desenformar. E mais tarde lembro-me de também congelar iogurtes e servir gelados. 




Confesso que é um vício comer gelados. Adoro. E se há dias em que apetece um gelado feito a preceito, com ovos, natas, cremoso e pecaminoso, na maioria das vezes tentamos que sejam mais saudáveis. Menos calóricos, menos açúcares refinados, usando fruta da época ou congelada, mas nem por isso menos saborosos.
Um clássico que veio para ficar é sem dúvida o gelado de banana. Ter bananas bem maduras congeladas, e em poucos minutos temos um gelado delicioso e saudável para comer. Juntem-lhes outras frutas, cacau, canela e até ao pequeno-almoço podemos comer um geladinho!
Depois temos os 'frozen yogurt' e os gelados de pauzinho como este, com camadas de iogurte natural, morangos e ruibarbo numa compota ligeira. Bem leves e frescos. 
A receita de hoje enquadra-se na Semana da Obesidade Infantil, que decorre no blog Palavras que enchem a barriga. Uma proposta de um doce mais saudável para as crianças. Apelativo nas cores, gelado fresquinho, delicioso e sem culpas.




Gelados de Iogurte com Morango e Ruibarbo

1 e 1/2 cháv de morangos cortados
1 e 1/2 cháv de ruibarbo fatiado
sumo de 1/2 limão
2 colheres (sopa) de mel
250 ml de iogurte natural
1 colher (sopa) de maple syrup


Preparação

Colocar os morangos cortados em pedaços e o ruibarbo fatiado numa panelinha e levar ao lume com o sumo de limão e o mel. Deixar ferver em lume brando, mexendo de vez em quando, durante uns 15 minutos ou até amolecer e ficar em compota ligeira. Triturar com a varinha mágica ou no liquidificador e reservar no frio até arrefecer completamente.
Misturar o iogurte com o maple e fazer camadas alternadas da mistura vermelha com a de iogurte até quase encher as forminhas. Fechar e colocar o pauzinho. 
Levar ao congelador por uma horas até solidificar. E retirar do frio uns 10-15 minutos antes de desenformar e saborear.

Nota: se não tiverem ruibarbo ou não encontrarem, podem sempre usar a mesma quantidade em mais morangos ou outra fruta a gosto. Cuidado com as folhas de ruibarbo que são tóxicas, caso o plantem em casa, e as crianças vos ajudem na preparação da receita. Para os que têm dúvidas se as crianças muito pequenas podem comer ruibarbo, devido aos oxalatos, pelas informações que li e com alguns ingleses que falei, não há qualquer problema, desde que não seja em doses exageradas e que seja cozinhado.

Bom Apetite!






Geladinhos de Chocolate e Doce de Leite



Dos pequenos prazeres da vida. Dos sabores que nos trazem sorrisos. Da vida mais doce. Dos gelados de verão. Assim vamos fazendo alguns dos nossos dias da estação.
Chocolate rico da Casa Grande e doce de leite em camadas. São sabores que nos unem num gelado de pauzinho, mais quentes que os de fruta, mas igualmente deliciosos e muito mais gulosos. 
Afinal, há que ter dias doces, a meio de um verão que teima em não chegar em força, com alguns chuviscos.
E as desculpas para comer mais um pedacinho de bom chocolate nunca são demais. 
Estes comem-se logo de enfiada, saboreando bem o contraste das camadas e toda a sua doçura, antes que se derretam! 
Alguém é servido?





Geladinhos de Chocolate e Doce de Leite

250 gr de chocolate negro Deli&Co (Casa Grande Chocolatier
150 ml leite (usei leite de coco caseiro)
1 colher (sopa) de geleia de agave
200 gr de doce de leite
120 ml de iogurte natural


Preparação

Derreter o chocolate em banho-maria ou no microondas. Adicionar o leite e o agave e misturar bem, até ficar homogéneo e brilhante.
Colocar a mistura no frio, até ficar mais grossa (uns 30-45 minutos).
Entretanto numa taça misturar bem o doce de leite com o iogurte e colocar num saco de pasteleiro para ser mais fácil de usar.
Colocar metade da mistura de chocolate em 4 copinhos redondos, usando uma colher pequena.
Dividir a mistura de doce de leite pelos 4 copos numa camada uniforme (com o saco pasteleiro será bem mais fácil de manusear a mistura sem sujar as laterais).
Colocar a restante parte de chocolate por cima da camada de doce de leite.
Tapar os copinhos com película aderente e fazer um buraco no centro da película, onde se coloca o pauzinho bem até ao fundo do copo.
Levar ao congelador por algumas horas até solidificar. Servir imediatamente depois de sair do frio, desenformando do copinho.

Nota: estes gelados derretem muito facilmente. Podem fazer a mistura e moldar o gelado numa taça ou tabuleiro pequeno, em vez de copos e servir com colher. Podem usar leite normal ou de coco. O agave é a gosto, não achei necessário mais que a quantidade colocada aqui, mas podem colocar mais ou nem colocar.

Bom Apetite!