Bolo de Limão com Glacé // Lemon Drizzle Cake



São tempos estranhos estes que vivemos. Estamos em isolamento social há mais de dez dias (no meu caso) e é importante protegermo-nos e aos nossos. A minha rotina mudou bastante ao ficar em casa, e confesso que ando um pouco perdida, às vezes sem saber o que fazer, e outras preocupada com a incerteza do futuro, de como vai ser daqui a uns tempos. Mas é importante acima de tudo pensar nas pequenas coisas, no bom que temos neste momento. Viver o presente, cuidar de nós para estarmos bem e ajudar assim a que os outros estejam bem.

O facto de estar na minha casa de campo deixa-me mais tranquila. Tenho um jardim, um pomar e uma pequena horta, onde posso passar parte do tempo quando está sol. Saber que os meus estão bem, para já. Aproveito para por leituras em dia, experimentar receitas há muito em lista de espera, fazer aquele curso online que deixei de lado, e continuar alguns trabalhos a partir de casa. Cozinhar com o que temos, adaptar receitas, e aproveitar tudo ao máximo. Não desperdiçar nada, e trazer para casa só o essencial para uns dias. E permitir-nos pequenos prazeres, como fazer um bolo a meio da semana, porque estamos em casa. 

Porque a Primavera chegou e o limoeiro está cheio de limões, sai um bolo de limão do forno, para o nosso lanche. Daqueles bem simples, para todos termos os ingredientes à mão. Com ou sem cobertura de glacé. O importante é mantermo-nos ocupados com as nossas "terapias", no meu caso dar uso ao forno, meditar e fotografar. Da cozinha vão saindo receitas simples, como esta. E sopas e pratos leves e nutritivos. Vamos saber esperar, e reflectir. Compreender e aceitar. Ser prudentes e ajudar. Que seja a esperança, o bem e o amor a ganhar a este vírus. 

(Receita para a Makro Portugal)










(scroll down for english recipe)


BOLO DE LIMÃO COM GLACÉ
(receita com ingredientes da @makroportugal)

250 gr de açúcar
raspa de 2 limões
sumo de 1/2 limão
125 gr de manteiga derretida e fria 
4 ovos caseiros
125 gr de iogurte grego natural
250 gr de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó

calda:
sumo de 1 limão grande
75 gr de açúcar

glacé:
100 gr de açúcar em pó
sumo de limão q.b.


Preparação

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar uma forma com manteiga e reservar. 
Colocar o açúcar e as raspas de limão numa taça e esfregar com as pontas dos dedos até parecer uma areia molhada e perfumada. Juntar os ovos e bater com a batedeira eléctrica por uns 5 minutos até ficar volumoso. Adicionar depois o sumo, a manteiga e o iogurte e bater bem. Por fim peneirar a farinha e o fermento e envolver suavemente na massa até ficar homogénea. Colocar na forma e levar ao forno até cozer.
Preparar a cobertura misturando o açúcar com o sumo de limão e aquecer ao lume até derreter. Assim que desenformar o bolo e com este ainda quente, pincelar o topo do bolo com esta calda e deixar absorver.
Depois de frio, preparar o glacé. Colocar o açúcar em pó numa taça e aos poucos colocar sumo de limão e ir mexendo, e colocando mais sumo de limão até obter uma consistência espessa e esbranquiçada. Com uma colher, espalhar o glacé pelo bolo e servir.

Bom Apetite!


















(english recipe)


LEMON DRIZZLE CAKE

250g caster sugar
zest of 2 lemons

juice of 1/2 lemon
125g butter unsalted, melted and cooled
4 free range eggs
125g plain greek yogurt
250g all purpose flour
1 tsp baking powder

drizzle:
juice of 1 big lemon
75g caster sugar

icing:
100g icing sugar
lemon juice as needed



Method

Preheat oven at 180ºC. Grease a bundt pan and set it aside.
Place sugar and lemon zest in a bowl and working with your finger tips, rub it until fragrant and moist. Add eggs and beat with electric mixer for 5 minutes until light and fluffy. Then add the juice, butter and yogurt and beat well. Sift flour and baking powder into the batter and slowly mix it well. Put batter in pan and bake it at 180ºC until golden.
Prepare the drizzle mixing sugar and lemon juice, heating it in a saucepan until it dissolves. When the cake is cooling, gently brush it on the cake.
After cooling, make the glaze, mix sugar with a bit of lemon juice, and add more juice until you have the right consistency for the thick white icing. Drizzle over the cake and serve.

Enjoy!






4 comentários:

  1. A minha vida não mudou grandemente com a situação actual - fora ter marido e filho permanentemente em casa, o que obrigou a uma adaptação a novas rotinas e esquemas de trabalho. Nesse aspecto, tudo tranquilo, o miúdo estuda sózinho, o pai dá as aulas online, eu continuo a escrever, editar e preparar o lançamento de mais um livro. Mas tenho aquela sombra constante do medo do futuro, da forma como tudo isto vai afectar a economia, e consequentemente a nossa sobrevivência. Tento não pensar nisto, e normalmente vivo os meus dias um de cada vez e com o entusiasmo de quem adora o seu trabalho, mas o medo está lá.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por uma lado é bom estares bem, mas essa incerteza do futuro também me deixa angustiada. Vamos viver um dia de cada vez, e fazermos o que podemos, estamos juntos por um lado. Vai ser difícil mas acredito que consigamos. Força Ruth e um beijinho.

      Eliminar
  2. Que bolo maravilhoso, adorei :) vou guardar.

    ResponderEliminar