Lollipops de Parmesão





E as festas continuam. As mesas continuam cheias. De sabores e de pessoas queridas e amigas. É sempre bom ter uma mesa em celebração, e mesmo que eu não ligue à passagem de ano, acho que qualquer motivo é bom para reunir amigos à mesa. Para petiscar e dar gargalhadas.
E por falar em petiscos e amigos reunidos, não consegui resistir a esta receita da Lorraine. Queijo parmesão e sementes numa camadinha fina, estaladiça, perfeita para ter à mesa de ano novo e ir petiscando ao sabor de uma boa conversa. Lollipops salgados!




Este ano que passou foi bom, apesar de ter momentos menos bons. Foi um ano em que me fartei de trabalhar (eu sei, isso é bom sinal hoje em dia), e andei mesmo esgotada e com alguns problemas de saúde. A precisar de pequenas lufadas de ar fresco para continuar. O blog ajudou-me muito nesse aspecto, a fazer coisas novas, a conhecer pessoas novas, a consolidar amizades. Com ele aprendi muita coisa, e até enfrentei medos. Fui feliz em pequenos momentos, que guardo no meu coração. Fui feliz por ter ao meu lado pessoas boas e a família. O que nos dá força.

Vivi um dia de cada vez, saboreando o melhor que ele me dava. Apesar de nem sempre ter sido fácil, sei que chego ao fim do ano de coração cheio. Por saber que fiz o meu melhor, ajudei imensos animais, cozinhei coisas novas, viajei na medida do possível, li muitos livros, cometi algumas loucuras (mas das boas), e sigo para o novo ano com esse espírito. Continuar sempre, nunca desistir, tentar ser feliz.
Desejo a todos os leitores do Ananás e Hortelã um bom ano! Esperança. E aproveitem os bons momentos.




Lollipops de Parmesão
(receita de Baking Made Easy, de Lorraine Pascale)

80 gr de parmesão
1 colher (sopa) de sementes de papoila
1 colher (sopa) de sementes de sésamo (usei brancas e pretas)


Preparação

Pré-aquecer o forno a 220ºC. Forrar com papel vegetal antiaderente um tabuleiro grande (ou dois).
Ralar o parmesão grosseiramente e numa taça misturá-lo com as sementes.
Colocar um aro redondo (6-9cm de diâmetro) em cima do papel vegetal e colocar dentro dele um pouco da mistura de queijo, de forma a preencher um círculo plano.
Retirar o aro e colocar um palito próprio (os de cake pops ou os de espetadas) sobre o queijo. A extremidade superior do palito deve ficar a meio do círculo. Cobrir essa parte do palito com mais um pouco da mistura do queijo, para que ele fique aderido a ele durante o tempo de forno.
Colocar novamente o aro afastado (pois o queijo ao derreter espalha um bocadinho) e repetir a operação até a mistura de queijo acabar.
Levar ao forno durante uns 5 minutos, ou até o queijo dourar.
Retirar do forno e aguardar 1-2 minutos até o queijo assentar e ficar com aspecto crocante.
Com cuidado remover cada um, com ajuda de uma espátula se necessário.
Servir e petiscar!

Bom Apetite!






44 comentários:

  1. Um feliz 2014 também para ti e que seja melhor ainda que o ano que passou :)! Quanto a esses Lollipops ..... salivei...... ;)

    Sem Jeito Nenhum Blog

    ResponderEliminar
  2. Feliz 2014!! Adorei a ideia dos lollipops!!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Querida e linda Ginja,

    Também não sou muito de festas, mas adoro as celebrações em família. Ter a mesa cheia de gente e comida caseira, feita por nós. Não há nada que me dê mais prazer do que o retorno dos estômagos aconchegados dos meus gulosos familiares. E esses teus lollipops são uma deliciosa sugestão salgada para saborear entre as conversas cúmplices. Viciada na Lorraine, já os tinha testado num aniversário e o sucesso foi imediato. Por isso, acredito que aí por casa o sucesso se mantenha.
    As fotos, não me canso de falar, são lindas. Imprimo as tuas receitas tal com as apresentas, com as imagens e os teus textos lindos e guardo-as carinhosamente nos meus arquivos.
    Neste altura do ano, o tempo é de balanço. E a ti desejo que tudo o que passou te torne ainda mais forte e esperançosa, num ano novo que te traga novas receitas e aventuras e mantenha a tua inspiração em tudo o que fazes.
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  4. É a vida, assim sempre cheia e imensa e rica. Não só de coisas boas, já se sabe, mas completa. :)
    Um beijinho para ti, que 2014 te traga momentos felizes e muitas alegrias!

    ResponderEliminar
  5. Querida Ginja
    Adoro parmesão e achei muito criativo os teus lollipops!
    Desejo que o teu 2014 continue com muito trabalho, mas sem adoecer-se! Te desejo muitas belas realizações e muitas alegrias!
    Bjim com karim
    Léia

    ResponderEliminar
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  7. Realmente as tradições acabam por ser um "pretexto" para a reunião familiar ou entre amigos... E não há melhor ocasião para experimentar coisas novas e ouvir opiniões... Aposto que os lollipops foram apreciados! Eu adoro sementes de papoila e sementes de sésamo por razões diferentes: As sementes de papoila dão um toque muito engraçado a qualquer coisa, bolos, muffins, iogurte e já cheguei até a por nas papas de aveia. Dá um ar festivo! Ponho sempre várias sementes no iogurte, nem que seja para ficar bonito :P . As sementes de sésamo tem um sabor que eu aprecio bastante, além de serem crocantes e então tostadas... Ficam mesmo boas!

    ResponderEliminar
  8. Boa noite, Ginja!
    Gostei muito da sugestão, simples e deliciosa... também já a tinha visto e está na minha lista... ;)
    Desejo-te um 2014 cheio de felicidades e obrigada pela tua companhia ao longo dos últimos tempos!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Querida Inês: uma ideia bastante original e sem dúvida divertida, a desses lollipops com queijo. Devem ser tão bons e estaladiços. Também gosto muito das receitas da Lorraine e esta não conhecia.
    Desejo-te um feliz ano novo e que os teus sonhos se concretizem.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  10. Adorei esta sugestão. Muito engraçada.. a ver se faço para amanhã levar para a passagem.
    Em relação às tuas conquistas, fico imensamente feliz por ter sido uma das pessoas que te acompanhou e que viu grandes evoluções. E tenho a certeza que alguns mais abanões e ficas com'ó aço!!!! A forte ginja está a chegar! Eheheheh
    Relativamente à saúde, come mais queijinho que esqueces tudinho.... ihihi
    E por fim minha doce Ginja, um beijo enorme. Cada dia que passa gosto mais de ti!

    ResponderEliminar
  11. Ai que rodinhas mais lindas ;-)
    E que fáceis são de fazer. De certeza o meu forno vai receber umas todinhas dessas.
    Um feliz 2014, Ginja. Obrigado por tudo o que ensinaste e vê se descansas um pouco no próximo ano.
    Beijinhos querida

    ResponderEliminar
  12. Ui... Em cima era rodinhas e não todinhas... Sorry
    Jinhos

    ResponderEliminar
  13. o teu passa a voar e quando nos damos quanto já estamos no final do ano.
    gostei muito de partilhar pequenos momentos de 2013 contigo, espero que seja apenas o começo :)
    um ano 2014 mais-que-feliz e muitos cozinhados!

    ResponderEliminar
  14. Olá Inês,
    Desejo um feliz 2014, que venha cheio de coisas boas! E quanto às coisas menos boas, há que aprender com estas e seguir em frente, com mais força ainda!
    Espero que seja neste novo ano que combinamos um encontro de bloggers mais a sul ;)
    Bjinhos e tudo de bom!

    ResponderEliminar
  15. Que lindos!!!
    Boas entradas!!!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. ai a Lorraine hehe
    obrigada por fazeres parte do meu 2013 querida :) desejo que 2014 te traga tudo o que mais desejares, e da cor que mais desejares hehehe
    que seja um grande ano em todos os aspectos! eu vou continuar por cá ;)
    beijinhos*+

    ResponderEliminar
  17. Querida Inês,

    não sou grande apreciadora da passagem de ano inclusive passarei a ceia a trabalhar, mas ainda espero chegar a tempo de me deliciar com um assado que por cá se faz.
    Nem sempre tudo acontece como desejamos mas eu gosto de pensar que as coisas menos boas são o pronuncio que melhores estão para vir, aprendi com as situações menos boas que não há necessidade de fazer grandes planos para o futuro e tal como tu entro em 2014 com esse espírito e com a necessidade de abrandar mais o ritmo, e no que me toca Inês fizeste-me muito feliz à distância e sem te conhecer.
    Espero que 2014 seja um ano cheio e coisas e momentos bons, cheios de alegria e muita saúde.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Olá Inês. Este ano decidi não fazer balanços de final de ano, até porque, como sou professora habituei-me tanto aos anos escolares que quase me esqueço dos civis. Durante o meu tempo de secundário e de universidade saía bastante e não havia passagem de ano sem vestido e sapatos novos e festas aqui e ali. Agora, opto pela família e aprendi a selecionar os amigos. Tudo tem o seu tempo. Será sinal de velhice? Vejo-o como maturidade. É mesmo importante sentirmo-nos bem, connosco próprios, darmos importância às nossas pessoas e fazermos os outros felizes. Acredita que acabamos por receber tudo a dobrar.
    Que 2014 te reserve tudo de bom, tanto a nível pessoal como profissional e que o Ananás e Hortelã continue a ser um escape para um mundo muito especial, assim como é para mim o Foodwithameaning.
    Um abraço aqui do meio do mar.
    Patrícia

    ResponderEliminar
  19. Passei para te desejar um 2014 cheio de positivismo e de conquistas pessoais!!!Muita saúde acima de tudo e muita energia para poderes concretizar todos os teus desejos...
    Bjokas
    Rita

    ResponderEliminar
  20. Olha, nem sei o que te dizer. Acho que o melhor é não dizer muito pois bem sabes o que te desejo. E em 2014 continuarei por cá, a acompanhar-te. Ou deste lado do ecrã ou nas nossas passeatas. Feliz Ano Novo, Inês querida :*

    ResponderEliminar
  21. bom ano, inês! que as lições de 2013 te tragam um 2014 ainda melhor. e com muitos mais animais salvos e deliciosas receitas partilhadas, é tudo o que te desejo. beijinhos

    ResponderEliminar
  22. que aspecto bonito e cativante :)
    espero que as festas tenham sido boas e um bom 2014.
    beijinho

    ResponderEliminar
  23. Um bom ano para ti minha Ginja. Que o novo ano te traga o dobro dos livros deste ano, com muita alegria à mistura e alguns encontros como os que passaram. Quanto aos chupas... o que dizer? Ando com uns desejos desses malvados!

    ResponderEliminar
  24. Com a confusão das festas ainda não tinha conseguido passar por aqui para deixar um beijinho e desejar-te do fundo do coração que tenhas um ano 2014 cheio de alegrias!

    ResponderEliminar
  25. Passo aqui para te desejar um fantástico 2014!
    Adorei os teus lollipops de parmesão. Já conhecia a receita da Lorraine e achei super interessante.
    Lindas fotos, Inês!
    Beijinho grande

    ResponderEliminar
  26. Amiga,

    Espero que o teu Natal tenho sido muito feliz, com toda a tua familia e com muitos docinhos ! :)
    Também que tenhas entrado no novo ano de forma serena e faço votos para que este 2014 seja bem especial para ti, pleno de concretizações e sucessos pessoais e profissionais !
    Lindos estes teus docinhos, pegava já num para me deliciar e depois outro e a seguir outro ! :)
    Irresistíveis ! :)

    Um beijinho grande para ti !*

    ResponderEliminar
  27. Olá Ginja,
    Estes lollipops são um excelente petisco ao fim do dia.
    Cá em casa de certea serão bem apreciados, pois todos adoramos e queijo e sementes nunca faltam na despensa.
    Gostei da ideia
    Desejo-te um feliz ano novo e que realize todos os teus desejos
    Bjns
    Isabel

    ResponderEliminar
  28. Ai que bom aspecto!! Descobri o teu blog hoje e estou adorar as coisinhas boas que fazes!! :) *

    ResponderEliminar
  29. Olá Ginja.. esses Lollipops devem ser um vicio do melhor que há.. não se deve conseguir comer só um.
    beijinhos e um execlente ano 2014
    Mafalda

    http://masterchefdealgibeira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  30. A vida e os anos, sao feitos de pequenos momentos!
    E a cada ano que passa, para trás deixamos o mau, e esperamos que o bem venha a caminho! Sempre na esperança de encontrar a felicidade ou algo que para tal contribua!
    Atrasada, mas nao importa!
    Espero que este 2014 que ja deu os primeiros passos, te continue a trazer o que mais desejas! E que os bons momentos sejam aqueles que guardes sempre na tua memoria!
    Um beijinho
    Mena.

    ResponderEliminar
  31. Bom dia Ginja,
    Adorei a ideia, muito interessante e prática, sem dúvida é capaz de encantar todos os que os saboreiam.
    Boa semana, beijo,
    Vânia

    ResponderEliminar
  32. Um excelente e rápido petisco e muito bonito!
    Bom Ano 2014 para ti e toda a tua família, bjs
    Susana

    ResponderEliminar
  33. Olá, adorei esta ideia.
    Espero que tenhas tido boas festas e que este novo ano seja repleto de coisas maravilhosas :)

    ResponderEliminar
  34. Ando há imenso tempo para experimentar, tem mesmo bom aspecto
    Um bom ano :)

    ResponderEliminar
  35. Ginja minha amiga, linda!
    O ano que passou eu tbm tive alguns contra-tempos, porém teve alegrias
    tbm, as expectativas desse ano já estão começando a brotar graças a Deus.
    Desejo que pra vc e sua família seja um ano de paz, saúde e muitas alegrias!

    Esse queijo no palito ficou um espetáculo, adorei!

    Feliz 2014 e feliz semana, sucessos sempre ♥
    Bjs

    ResponderEliminar
  36. Minha querida :)
    Que verdadeira maravilha! Eu adoroooo queijo! Acho que seria impossível ficar só com um!
    Estas semanas são sempre cansativas, mas tão boas! Estamos com a família, com quem mais gostamos! Sabe mesmo bem... :)
    E desejo-te tudo de bom minha querida, com trabalho (não em demasia), sem problemas de saúde, com muitas amizades, muita felicidade e alegria :)
    Um beijinho grande

    ResponderEliminar
  37. Minha linda,
    Que bom que acabas o ano de coração cheio, pois o que há a reter dos anos que passam são os momentos bons e felizes e o resto, o menos bom, o melhor é esquecer. Eu tive um momento bom, lindo e feliz contigo em Aveiro em 2013 e esse está cá guardadinho na minha memória, mais o camarão que deixámos no prato no Bairro :((())))...
    Lindos os teus lollipops amiga e linda que tu és!!
    Feliz 2014 para ti e família,
    Lia.

    ResponderEliminar
  38. Estes lollipops devem ser deliciosos ;)
    E de certeza que não se consegue ficar só por um...

    R de Rita

    ResponderEliminar