Granola Caseira


Gosto do pequeno-almoço. Gosto de acordar devagar e dedicar algum tempo à refeição mais importante do dia. Para recolher energias e estar pronta para enfrentar desafios. Gosto de ter tempo para me sentar com calma e o saborear sem pressas, lendo até um livro ou um jornal.
Claro que às vezes é uma correria, os dias não permitem que seja sempre assim, mas nunca deixo de o tomar. E é sempre em casa. Um hábito que vem desde pequenina.
Um pequeno-almoço que me seduz naturalmente é comer numa taça de fruta aos pedacinhos, iogurte natural, granola, um fio de mel e uns pózinhos de canela. Um taça que abraça o dia logo pela manhã da melhor forma.
A granola tem de ser caseira. Gosto de a preparar, reinventar, colocar no forno e sentir os aromas a libertarem-se até que fique bem douradinha. Não resisto a prová-la ainda quente, correndo o risco de me queimar. Esta receita é a que costumo fazer, resultado de uma pesquisa e leitura de várias receitas e de pequenas variações de momento. Na sua composição entra o puré de maçã, que permite reduzir significativamente a gordura adicionada. Os frutos secos e as sementes podem ser alterados a gosto pessoal.
Já adivinham como têm sido os pequenos-almoços desta semana. Assim se começa bem o dia!



Granola Caseira

2,5 chávenas de flocos de aveia
1 chávena de frutos secos picados (amêndoas com pele, nozes, avelãs e pistachios)
1/2 chávena de sementes de girassol
1/4 chávena de sementes de linhaça e de sésamo
1/4 chávena de gérmen de trigo

1/4 chávena de puré de maçã
1 colher (sopa) de óleo
1 colher (sopa) de água
1 a 2 colheres (sopa) de mel
1 colher (sopa) de açúcar mascavado escuro
1 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de gengibre em pó

2 a 3 colheres (sopa) de passas (facultativo)


Preparação

Numa taça misturar os elementos secos (flocos, frutos secos, sementes e gérmen de trigo). Reservar.
Num tacho colocar o puré de maçã, mel, açúcar, óleo, água e especiarias e levar a lume brando mexendo até envolver bem os ingredientes. Juntar esta mistura aos secos e envolver muito bem.
Colocar a granola bem espalhada num tabuleiro e levar ao forno pré-aquecido a 160ºC, até dourar (+/- uns 30 minutos). Deve mexer a mistura de 10 em 10 minutos. O tempo total vai depender do forno e do grau de dourado pretendido.
Fora do forno e depois de fria, adicionar as passas inteiras ou cortadas ao meio e envolver. Guardar em frascos hermeticamente fechados.

Nota: para o puré de maçã costumo usar a polpa de maçãs assadas, que trituro.

Bom Apetite!


29 comentários:

  1. Deve ser muito bom memso, pois se torna um pequeno almoço muito nutritivo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. EU costumo comprar mas vou me aventurar e seguir algumas receitas como ponto de partida.A tua é das que vou tentar retirar algumas dicas....Gostei bastante!

    Bjoka
    Rita

    ResponderEliminar
  3. OLÁ MINHA QUERIDA AMIGA!
    EU NUNCA PREPAREI GRANOLA EM CASA, AGORA COM A SUA RECEITA NÃO VOU COMPARAR MAIS, GOSTEI MUITO DA SUGESTÃO.
    GRANOLA COM FRUTAS E IOGURTES É TUDO DE BOM......DELÍCIA!

    FICA COM DEUS!
    BJS..♥

    ResponderEliminar
  4. Nunca fiz nem nunca provei, mas confio no teu bom gosto Ginjinha....bjokitas

    ResponderEliminar
  5. Amiga tu andas muito dedicada na alimentação :) Nunca fiz granola porque não sou apreciadora e apesar do pequeno almoço ser a refeição mais importante do dia eu falho muito vezes :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Ginja isso é mais um almoço pelo menos seria para mim mas é muito bom comer assim o pequeno almoço...um beijinho desculpa não tenho vindo aqui mas esta semana tem sido muito hospital e ainda tenho que ir mais um dia esta semana!!!

    ResponderEliminar
  7. Ginja, que maravilha! Eu também sou assim, adoro saborear com calma o pequeno-almoço e tomo-o sempre em casa, sentada à mesa, mas no meu caso a ver o telejornal:) Também é um hábito que tenho desde pequena, menos o de ver o telejornal, dantes era mais os "bonecos":):)
    Adorei a tua versão com o puré de maçã (e eu que gosto tanto de maçã!!!) e adorei a tua apresentação, está um encanto! E agora ficou a apetecer-me esse pequeno-almoço, isso não se faz!!!
    Um grande beijinho:)

    P.S. Gostei da tua dica de congelar o puré de abóbora, muito bem pensado!!

    ResponderEliminar
  8. Ginjinha, também sou como tu, acho que o pequeno almoço é das refeições mais importes do dia.
    E acordar com calma para poder saborear uma maravilha destas... ainda melhor!
    :D
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Sim, o pequeno almoço deve ser a grande refeição do dia.
    Espectacular esta ideia. Muito melhor que aqueles cereais que tanta gente compra e que estão carregados de açúcares e porcarias. O meu médico diz que eles só engordam.
    Por isso, de manhã eu prefiro frutas e iogurte simple, aos quais junto passas, e algumas nozes e amêndoas. E depois, claro, a minha bica enquanto leio o jornal, sem pressas, no café.
    Mas vou dar a receita à minha filha que ela vai fazer, de certeza.
    Obrigada pela dica.

    ResponderEliminar
  10. Também eu gosto de acordar devagar, sentar à mesa e saborear...geralmente só acontece quando não se trabalha, mas sabe tão bem....!! Como tu, o meu pequeno almoço também é sempre em casa, desde pequena!
    Eu gostei imenso da tua granola, acho que ficou maravilhosa e o puré de maçã só aumentou ainda mais a delícia!! Vale bem a pena o trabalho, a recompensa está à vista! As fotos estão LINDAS!
    Um grande beijinho amiga :)

    ResponderEliminar
  11. Ginja querida cada vez que venho ao seu cantinho encontro uma surpresa mais gostosa que outra. Adoro granola, e nunca me arrisquei em fazê-la, mas parece tão fácil!! Gostei por demais dessa sua receita, vou tentar, por que no meu café da manhã sempre gosto de um iogurte feito em casa, com frutos secos, ou granola comprada. Fora que além de tudo, nada como receitas caseirinhas. Amei amiga. Ah, a milharina são flocos de milho pré-cozidos sim Ginja, são mais finos, parece uma farinha de milho grossa. Bjos querida. Bom final de dia

    ResponderEliminar
  12. Eu também tenho que começar o dia assim... comer bem e sentada! sem pressas... bjks

    ResponderEliminar
  13. Ginja, este é um pequeno almoço que gosto muito. Acabei a granola que tinha feita com os cookies da Dorie, tenho que fazer mais, e vou adoptar a tua sugestão de adicionar puré de maçã para diminuir a gordura.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  14. Gostei imenso da receita... também já pensei em fazer mas esqueço-,e sempre.
    Ficou linda a tua, lindas fotos também

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. NUNCA FIZ, COSTUMO COMER CEREIAS OU PAPAS DE AVEIA COM SEMENTES DE LINHAÇA , BAGAS DE GOJI OU ENTÃO SEMENTES CHIA.
    MAS ACHEI A TUA SUGESTÃO BEM INTERESSANTE.
    BJS

    ResponderEliminar
  16. caseira...ainda melhor! Nigella Lawson utiliza muito granola nas receitas, bjs:)

    ResponderEliminar
  17. Humm...ora aqui está algo muito interesssante :) Deve ser mesmo bom, e caseiro fica sempre melhor :)

    ResponderEliminar
  18. Que optima sugestão. Deve ser mt bom
    Beijinho

    ResponderEliminar
  19. Que bonita que ficou, por vezes compro no Celeiro, mas é carissimo, acho que também terei que fazer.
    As fotos estão lindas parabéns.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  20. Ultimamente tenho assistido a um desfile de receitas de granola/muesli caseiros que é uma maravilha. Gostei do puré de maçã mas tenho uma questão: a tua granola mantém-se boa durante quanto tempo? O puré da maçã não faz com que prazo seja mais curto?

    ResponderEliminar
  21. E essa granola ficou muito bonita, também tomo sempre o pequeno almço.. e sempre em casa. Acho que toda a gente deveria ter esse hábito: saudavel e economico :) *

    ResponderEliminar
  22. Desconhecia este preparo, mas parece delicioso! Deve ficar muito bom nos iogurtes :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  23. Adoro granola e nunca a preparei em casa mas acho que esta na altura de o fazer...
    Beijocas,
    Lia

    ResponderEliminar
  24. É uma opção bem simpática para começar o dia, sem muitos gastos e com muito sabor! Obrigado pelos comentários :)
    Um beijinho grande a todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia e parabéns pelo seu blog :) Queria apenas perguntar-lhe como faz o puré de maçã para a granola. Obrigada e continue a alindar-nos os dias com receitas bonitas e apetitosas :)

      Eliminar
    2. Muito obrigado. Fico muito feliz ao ler este comentário. Para o puré de maçã geralmente utilizo a polpa de maçãs assadas que trituro (no inverno como ligo o fogão a lenha, tenho sempre fornadas de maçãs assadas)com a varinha mágica. Poderá também usar aqueles purés de maçã de sobremesas de bebé já preparados. Um abraço.

      Eliminar
  25. Deve ficar maravilhosa, e nem dar trabalho! Puxa! brigadão.
    Granola é super caro nos supermercados. Você está nos ajudando a economizar um bom trocado e a ter uma alimentação que nos impeça de nos tornarmos vítimas em postos de saúde, por problema de alimentação. Fique com DEUS. e continue nos dando dicas.

    ResponderEliminar
  26. Postei ainda pouco e esqueci de perguntar se posso trocar o óleo por azeite de oliva extra virgem e o que pode substituir a canela em pó, já que alguns estudos dizem que a canela não boa para quem tem problema de pressão alta.?
    Brigadão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas palavras. Sim, esta granola é bastante mais saudável do que muitas de compra, por ter menor quantidade de gorduras. Sim, pode trocar o óleo por azeite, que ainda ficará mais saudável. Poderá somente omitir o uso de canela e aplicar só o gengibre, ou colocar 1/2 colher de chá de cardamomo em pó por exemplo. Um abraço.

      Eliminar