Floresta Negra para celebrar


Na semana passada o Ananás e Hortelã celebrou quatro anos. Estava eu a pensar que ainda eram só três. Bem, os números não contam. Contam sim as receitas que gosto tanto de aqui partilhar.
É daquelas coisas que me dá imenso prazer em fazer. Um escape à rotina, ao trabalho. Cozinhar aquilo que me faz sentir bem. Preencher os espaços vazios com momentos felizes à mesa. Planear receitas para o fim-de-semana, fotografá-las, escrever histórias sobre elas. Partilhar essas receitas com quem mais gosto, família e amigos, e adoçar-lhes a boca. Com afectos e com fatias de bolo.

Tinha de ser um bolo para celebrar mais um ano. Gosto muito de fazer bolos, assim, rústicos, toscos e imperfeitos. Mas deliciosos. As camadas vão crescendo, e o apetite por aprender mais também. 
É tão bom saber que desse lado alguém me lê, alguém faz as receitas e partilha comigo essa experiência. É disso que o blog é feito, da partilha de receitas, de memórias, de sentimentos, de mim.
E é tão bom celebrar à volta de uma mesa com um bolo. Entre amigos. Escolhi um Floresta Negra, pelo chocolate que adoro e por ser a época das cerejas. Vive-se por cá ao ritmo das estações e das coisas boas que merecem ser partilhadas. Obrigada por estarem aí! Este bolo é para vocês.






Floresta Negra
(adaptado do Call me Cupcake)

Bolo:
1 e 1/4 chávena de farinha
1/3 chávena de cacau em pó Pantagruel
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato 
1 chávena de açúcar
1 ovo grande
2/3 chávena de iogurte natural
50 gr de manteiga derretida
1/3 chávena de água quente

Cerejas em Calda:
250 gr de cerejas
1 colher (sopa) de sumo de limão
1/4 chávena de vinho do Porto
1/4 chávena de açúcar

Recheio:
150 ml natas frescas
1 colher (sopa) de açúcar

Cobertura de Chocolate:
50 gr de chocolate negro 70% Pantagruel
1/4 chávena de natas
1 colher (sopa) de manteiga

Decoração:
cerejas q.b.
raspas de chocolate q.b.


Preparação

Para o bolo: pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e forrar o fundo de 3 formas com 15cm de diâmetro, com papel vegetal. Derreter a manteiga e deixar arrefecer. Colocar numa taça a farinha, cacau, fermento e bicarbonato e misturar bem, adicionando depois os restantes ingredientes, açúcar, ovo, iogurte, manteiga e água. Mexer muito bem até ficar uma massa homogénea.
Dividir a massa pelas formas preparadas e levar ao forno durante uns 20-25 minutos a 180ºC, até cozerem (teste do palito). Deixar arrefecer 10 minutos antes de desenformar e colocar numa rede. Usar só depois de completamente arrefecidos.

Para as cerejas em calda: descaroçar as cerejas e cortar em metades. Colocar num tacho com os restantes ingredientes e levar ao lume, deixando ferver em lume brando por uns 10-15 minutos, mexendo de vez em quando, até as cerejas amolecerem ligeiramente. Passar a mistura num coador, com uma taça por baixo para reservar o líquido. Colocar as cerejas noutra taça para arrefecer.
Fazer pequenos furos com um palito, nos bolos, e pincelar com um pouco da calda reservada das cerejas.

Para o recheio: bater as natas frescas até ficarem volumosas, espessas e firmes, adicionar o açúcar e bater mais um pouco. Manter no frio até montar o bolo.

Para a cobertura: partir o chocolate em pedaços para uma taça. Num tacho aquecer as natas e manteiga sem ferver, e colocar em seguida sobre o chocolate. Mexer até ficar liso e homogéneo. Deixar arrefecer até ficar mais consistente para a cobertura do bolo.

Montagem do bolo: colocar uma rodela de bolo num prato de servir, espalhar parte das natas batidas e colocar metade das cerejas em calda por cima. Regar com um pouco da calda e colocar algumas raspas de chocolate. Colocar a segunda rodela de bolo e repetir o mesmo processo. Depois de colocar a terceira rodela de bolo, espalhar a cobertura de chocolate e decorar com cerejas frescas e mais raspas de chocolate.

Bom Apetite!






78 comentários:

  1. Obrigado Inês por este bolo maravilhoso. Adoro floresta negra e este ficou lindo, lindo.
    E parabéns pelo blog, que continues a partilhar connosco e por muitos bons anos as tuas maravilhosas receitas e os teus textos sempre tão cheios de amor, generosidade e poesia.
    Beijinhos grandes <3
    https://instagram.com/annabelle_madeira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Annabelle, és sempre um amor!
      beijinho grande

      Eliminar
  2. Que bolinho lindo!!!! deve ser delicioso!
    Beijinhos e muitos parabéns! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Delicioso é, só se queixaram de ser tão pequenino :) beijinho

      Eliminar
  3. Que bolo lindo, tão rico e tentador, perfeito para celebrar :)
    Parabéns!

    ResponderEliminar
  4. Muitos parabéns doce Inês! ;) Que se sigam muitos mais anos a partilhares essas delícias sempre com as fotografias lindas a que nos habituaste!
    Este bolo é perfeito... está maravilhoso, como o teu blog.
    bjo grande!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Linda Maria João, obrigada pelas palavras lindas que me sabem tão bem ler, um beijinho.

      Eliminar
  5. Parabéns!
    O teu bolo ficou lindíssimo.
    Beijinhos
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/quiche-de-delicias-do-mar-e-espinafres.html

    ResponderEliminar
  6. Que bolo bonito:))) gostava muito de fazer mas tenho uma dúvida, o bolo fica fofinho só com um ovo? Que medida usou, uma chávena tipo meia de leite? Obrigada
    Luísa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Usei um ovo grande como na receita original e ficou fofinho sim. Atenção que parece pouco um ovo porque o bolo é de facto pequeno, 15 cm de diâmetro. Para fazer bolo grande terá de aumentar as quantidades em dobro por exemplo. Nós comemos o bolo no dia depois de ser feito e estava bastante fofo, porque também leva a calda e o recheio. A chávena que uso é de 250 ml de capacidade. Obrigada e espero ter ajudado.

      Eliminar
  7. Olá Ginja!
    Parabéns pelos 4 aos do teu blog! Que bom é aprender contigo e ler os teus maravilhosos posts! è uma verdadeira inspiração para quem gosta da cozinhar como eu.
    Escolheste um bolo delicioso, mesmo à altura da comemoração! Uma verdadeira delícia!
    um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Paula, pela simpatia, fico contente por teres gostado do bolo!
      Um beijinho.

      Eliminar
  8. Que bolo lindo! Está fantástico! Ainda bem que o escolheste. Acho-o lindo, tão ou mais do que o original. Parabéns por mais um ano. Eu, como seguidora agradeço-te todas as partilhas, histórias e inspirações que nos tens habituado, com tanta beleza e bom gosto.

    Um beijinho grande querida! Parabéns e que venham muitos mais! ***
    Sandra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Miss Cake, este bolo é tosco, mesmo à minha maneira ;) não me faças falar dos teus bolos, esses sim, obras de arte que me fazem suspirar!!
      Obrigada linda, por estares aí, e seres tu também uma inspiração. Beijinho.

      Eliminar
  9. Bolo lindo! Não podia ter sido mais bem escolhido para a ocasião :)
    Muitos parabéns, continua a partilhar connosco as receitas maravilhosas, as fotos fantásticas e sobretudo a paixão que tens pela as coisas lindas da vida.
    Um abraço
    Sara

    ResponderEliminar
  10. Muitos parabéns e que fantástica maneira de celebrar :)
    Um grande beijinho e que continues por cá por muitos mais!

    ResponderEliminar
  11. Olá Inês!!!!
    Parabéns, que venham muitos e muitos anos de sucesso e que você continue nos presenteando com as suas receitas deliciosas!!!
    Beijos mil!!!! =)

    ResponderEliminar
  12. Enhorabuena por el cumple blog, espero que sean muchos mas, una tarta deliciosa para celebrarlo y unas fotos muy bonitas, besos

    ResponderEliminar
  13. Parabéns Inês, por este blog que me enche os sentidos de imagens lindas e felizes. Foi dos primeiros que começei a seguir, ainda nem tinha começado o meu.
    Ainda ontem cá estive e hoje já voltei e voltarei sempre, adoro acompanhar as tuas receitas, delumbrar-me com as fotos e provar com os olhos os teus doces bolinhos.
    Bjs

    ResponderEliminar
  14. Faço anos amanhã e vou aproveitar a sugestão! Está lindo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manuela, espero que goste e que seja um dia muito feliz!!

      Eliminar
  15. 3 aninhos cheios de coisas boas: comidas, pessoas, descobertas! Que venham mais 3!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também pensava que eram 3 mas são 4 ;) passa rápido o tempo! beijinho Ondina!

      Eliminar
  16. Uau que lindo! Belíssimas fotos... delicioso bolo! Parabéns por mais um ano!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Ginjinha querida, meus parabéns pelo seu lindo blog, ano passado fiz 4 anos de blog também e ate tinha me esquecido, vou deixar para comemorar o ano que vem hehe. Embora não te conheça pessoalmente (infelizmente) aprendi a gostar muito da sua amizade, seu carinho e seu blog que me trouxe muitas inspirações.A escolha para celebrar com esse bolo é especial. O Floresta Negra é de fato delicioso, e mesmo sendo imperfeito como disse, ele ficou perfeito, tamanho capricho que é sua marca. Ficou lindíssimo. Que se façam muitos e muitos mais 4 anos de sucesso. Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Josy querida, acho que é sempre bom celebrar tudo o que gostamos de fazer e afinal fazer um bolinho para comer em família é o melhor pretexto para celebrar os 4 anos. Obrigada pelo seu carinho, é sempre bom ler você. Grande beijinho.

      Eliminar
  18. Que bolinho lindo Inês! Adoro a combinação de sabores do floresta negra e ficou perfeito para a ocasião. O tempo passa a correr, é um facto, mas como dizes, os números não interessam para nada, o que conta mesmo são os momentos e as histórias e as deliciosas receitas que aqui partilhas com quem te lê. Eu sou um admirador do teu trabalho, adoro as tuas partilhas e a tua sensibilidade para a cozinha e para a fotografia. Continua assim, a brindar-nos com os teus posts deliciosos.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou a ler os vossos comentários e fico emocionada, tão bom de ler :) também gosto muito desta combinação de sabores, e o chocolate é um grande vício. Obrigada pelas tuas palavras, também tu me inspiras muito com as tuas receitas, sabes disso não sabes? :) beijinho.

      Eliminar
  19. Inês querida,

    nunca sei por onde começar, se pela receita, pelas palavras ou pelas fotos, complicado.
    Pois é o tempo passa mesmo muito rápido e pelas minhas contas já acompanho o teu ananás quase do inicio, e é mesmo como dizes, não importa os anos mas sim tudo que envolve o blog.
    Não vejo nada de tosco neste bolo, nada mesmoo, está perfeito e tão lindo, guloso claro, e tenho que confessar que esta calda das cerejas está fantástica, qual kirsch qual quê, com vinho o Porto é que é :)
    Muitos parabéns Inês, que venham muitos e muitos mais anos, todos eles cheios de bons momentos, e que sejam mesmo muitos pois és sempre uma inspiração para mim, adoro cá passar.
    Mereces um chocolate...

    beijinhos querida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sandrinha, hehe vinho do Porto é que é :) também és uma inspiração para mim, pela pessoa que és. Esse chocolate, já sabes que adoro! Beijinhos

      Eliminar
  20. Taoooo booommm!
    Beijinhos,
    http://sudelicia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  21. Fazer mais um ano e sempre com vontade de continuar, enche a alma de quem gosta do que faz... assim és tu!
    Muitos parabéns, querida, não me esqueço que foste o primeiro blog que comecei a seguir e que tanto me inspirou!
    Mil beijos
    C

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lembro-me bem de quando começaste, que giro :) obrigada e um beijinho.

      Eliminar
  22. Que lindo bolo,...é uma receita que estou para fazer já há algum tempo e depois de ver este fiquei com vontade de o fazer,....parabéns por mais um aniversário de blog e que contes com muitos mais!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
    https://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto muito de Floresta Negra e estava aqui a faltar uma receita no blog, e na época das cerejas juntei o doce ao agradável :) obrigada, beijinho.

      Eliminar
  23. Olá, Inês.

    Um bolo lindo, a condizer com o blogue que celebra o 4º aniversário. É sempre um prazer passar por cá, ver as tuas fotos e ler os teus textos de celebração dos bons momentos passados à mesa. Que a inspiração e a motivação nunca te faltem. Longa vida ao Ananás e Hortelã!

    Beijinhos,

    Ilídia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ilídia, que saudades tuas! Espero que estejas bem, a tua família e os teus gatinhos, e a tua horta :) obrigada por estares aí, um beijinho.

      Eliminar
  24. Felicidades Inés, por estos 4 años de blog!!!

    Un saludo ♥

    ResponderEliminar
  25. Inês,
    Quando criei o meu blog andava à procura de bogs onde me inspirar, onde pudesse encontrar aquela coisa que me permitia seguir e construir o meu próprio percurso. Encontrei o teu, foi logo dos primeiros, e confesso-te que é sem dúvida dos meus favoritos. Aprendi mesmo muito a ler o Ananás e Hortelã, a ver (e a babar) com as tuas fotografias. A Ovelha Negra cresceu sem dúvida ao inspirar-se em ti :) Muito Obrigada por tudo, por seres sempre tão simpática, e por seres tão criativa
    Um beijinho enorme,
    Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teresa, tem sido muito bom acompanhar-te também :) gosto muito da Ovelhinha e das tuas receitas e fotos, tão bom saber disso! agora fiquei de coração cheio, beijinho.

      Eliminar
  26. E que festejo!! O teu maravilhoso blog merecia um bolo destes :) Muitos parabéns!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
    -

    ResponderEliminar
  27. Olá! Está para nascer o dia que aqui venha e que fique indiferente às tuas partilhas.
    Consegues fazer tudo ter tão bom aspecto! Parabéns! :)
    Este bolo não é excepção, essa fatia está a chamar por mim.
    Beijinhos
    Ana Filipa Costa || Petiscana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E olha que este ficou mesmo tosco hehe ;) obrigada e já ia uma fatia já. Beijinho

      Eliminar
  28. Olá! Primeiramente, parabéns por mais um ano de blog e sucesso, lhe acompanho há mais de um ano, mas admiro como os que estão aqui desde o princípio. Desejo que continue sempre inspirada com essas receitas encantadoras e deliciosas, para que possas sempre nos trazer um pouco mais de alegria através de suas postagens! Parabéns <3

    Beijos, Carol!
    www.blogcaroltvrs.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  29. Muitos Parabéns Inês pelo lindo blog que criaste.
    É sempre um prazer enorme passar por aqui e deliciar-me com as tuas belas receitas e maravilhosas fotos!
    Amei o cenário! O bolo está mais que perfeito, encantador e combina com o teu lado ginja :)
    Um grande beijinho ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia, és um amor de pessoa. Pois combina com a ginja :)
      Um beijinho.

      Eliminar
  30. Inês minha querida,
    que maneira maravilhosa de celebrar mais um ano de vida do seu cantinho com
    este bolo lindo e irresistível!
    Já vi muitos bolos floresta negra mas lindo assim ainda não, rsrs.
    Parabéns e que o seu cantinho continue sendo fonte de inspiração pra todos nós!

    Sucessos sempre, adoro vc!
    Bom final de semana!
    Bjs ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andréa, muito obrigada pelas palavras e carinho. Beijinho.

      Eliminar
  31. Parabéns Inês, pelo blogue e pelas receitas maravilhosas que aqui partilhas. Tem vezes que as faço, tem outras que serve de inspiração, porque tal como tu, também gosto de ir ao ritmo das estações :)
    Este bolo está fenomenal, mas eu não conseguiria fazer um assim, quase de certeza se desfazia no meio do processo :))

    Beijinhos e a muitos mais anos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nuno, obrigada, também tu és uma inspiração, adoro as tuas fotos cheias de luz, e acreditas que o bolo quase que caía? :) mas lá se aguentou!
      Um beijinho.

      Eliminar
  32. Parabéns Inês, pelo blog! Cada visita me inspira e fico com água na boca!
    Lindas fotos e que vontade de provar este bolo contigo!
    Bjs da Croácia,
    Marília

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marilia sempre tão simpática, muito obrigada por estar aí, um beijinho.

      Eliminar
  33. Que lindos e inspiradores 4 anos minha querida!
    Estás de parabéns! Sou tua fã desde sempre como sabes e espero sinceramente que por aqui continues muito tempo. Adoro tudo o que fazes, desde as receitas, às tuas palavras e fotografias e estou sempre a fazer receitas tuas cá em casa (a ultima foi o gelado de cheesecake de cerejas que voou do congelador num ápice).
    Esse bolo está maravilhoso e falta-me a sorte de ter um marido que goste de chocolate, senão já o tinha feito ;)
    Beijinho grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia linda :) obrigada. Esse gelado de cheesecake é tão bom.
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  34. Parabéns Inês! Que o teu blog, tão lindo e doce quanto tu, continue a crescer e a maravilhar-nos com as tuas palavras e receitas deliciosas, que parecem não servirem na minha cozinha mas onde encontro sempre inspiração :) Obrigada por todas as partilhas! :) um beijinho grande*

    E esse bolo...pffff...lindo de morrer!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Patrícia #veggiepolice, obrigada por estares aí, mesmo que nem sempre as receitas de cá, se possam fazer por aí. Aprendi já muito contigo, e espero continuar.
      Um beijinho (e no more sacos provocadores!)

      Eliminar
  35. Adorava conseguir fazer uns bolos assim. Está fantastico só apesar devorar o ecrã.
    Muitos parabéns pelo blog é de uma docura incrivél ;)

    ResponderEliminar
  36. Muitos parabéns Inês. É sempre um prazer passar por aqui para ver as tuas maravilhosas receitas e os textos tão bem escritos. Este bolo ( tal como sempre) ficou lindíssimo e foi uma excelente maneira de celebrar o aniversário do blogue. Que venham muitos mais anos de sã camaradagem e partilhas.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  37. Toscos e imperfeitos?! O bolo está simplesmente lindo, e nem costumo achar muita piada aos florestas negras! Adoro bolos altos e maravilhosos como esse!
    Parabéns pelos anos, espero que mantenhas o blog por muitos mais - tanto as receitas como as fotos são uma inspiração :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Avelã, hehe obrigada linda. Continuo a achar meio tosco, mas não é isso que importa verdadeiramente, nada tem que ser perfeito para ser bonito ou saboroso.
      Um grande beijinho.

      Eliminar
  38. Parabéns Inês!! Adorei a escolha do bolo, até fiquei com vontade de fazer um também :) E está lindíssimo, tive de vir comentar este post! Adoro como ficou o recheio, branco e vermelho a ver-se por fora! A muitos anos cheios de bolos deliciosos como este ;) Beijinhos

    ResponderEliminar