Quadradinhos de Laranja




Adoro bolos e bolinhos! Quando tenho uma folga ao fim-de-semana gosto sempre de fazer um bolo para os lanches e pequenos-almoços. Não há nada mais agradável que passar uma bela tarde com amigos partilhar um bolo e chá enquanto se põe a conversa em dia.
Esta receita vem directamente do caderninho de receitas da família. Um bolo de laranja e iogurte que pode ser feito em forma de chaminé ou nesta versão de quadrados. Aproveitei desta maneira as muitas laranjas que ainda abundam no pomar da minha avó! É um bolo bastante fofo, húmido e aromático. Impossível comer só um pedaço!





Quadradinhos de Laranja

4 ovos
3 copos medida de açúcar
1 iogurte natural
1/2 copo medida de óleo
raspa e sumo de 2 laranjas
3 copos medida de farinha
1 colher de chá de fermento
(copo medida=copo iogurte)

Calda
sumo de 2 laranjas
3 colheres de sopa de açúcar

Preparação:


Untar um tabuleiro com margarina, forrar com papel vegetal e voltar a untar. Pré-aquecer o forno a 180ºC. Num recipinte colocar o açúcar e as raspas de laranja e misturar com as pontas dos dedos para aromatizar bem o açúcar. Juntar os ovos inteiros e bater com a batedeira até duplicar de volume (uns 3 a 5 minutos). Depois juntar o óleo, o iogurte e o sumo e mexer bem. Por fim, a farinha previamente peneirada e o fermento. Envolver. Colocar no tabuleiro e vai ao forno até cozer (teste do palito). Para a calda, misturar o sumo com o açúcar ( a quantidade de açúcar pode ser a gosto e depender da acidez da laranja). Quando retirar o bolo do forno, picar com um garfo e colocar a calda por cima. Esperar que arrefeça e então cortar em quadradinhos e desenformar.

Bom Apetite!

7 comentários:

  1. Não há nada como um bolo feito com iogurte, ficou com uma cor linda :)

    ResponderEliminar
  2. Apetece-me uma fatia, já ia uma!!!

    ResponderEliminar
  3. Olá, o teu cantinho é maravilhoso e este bolo ficou fantástico...um beijinho

    ResponderEliminar
  4. Obrigado Natércia! Também aprecio muito o teu blog. Um beijinho e volta sempre.

    ResponderEliminar
  5. Olá Ginja, obrigada pela tua visita, desejo-te muitas felicidades para o teu blog, por aqui está tudo muito gostoso, parabéns!
    Beijocas.

    ResponderEliminar
  6. Se o arroz doce ficou bom, estes quadrados ficaram melhor. Recomenda-se o bolo: fácil, fofo e húmido.Tirei o açucar da calda, não é necessário.

    ResponderEliminar