Babka de Chocolate e Avelã

 



Passo para vos desejar uma feliz e doce Páscoa. Que embora continue a ser uma Páscoa atípica, que não falte a tradição à mesa. Agarro-me às memórias e às tradições, para manter um pouco desta época viva na minha casa. Preparamos um folar e um pão-de-ló como de costume. Há amêndoas e chocolate, e flores espalhadas pela casa e pelo jardim. Os dias têm estado quentes e mais longos, e isso traz alguma esperança com eles. De dias melhores, de dias menos preocupados e mais leves.

Este ano apesar de cumprir algumas das tradições, resolvi também deixar outras entrar, e tingi uns ovos com curcuma e couve roxa, foi uma experiência mesmo gira. A felicidade das pequenas coisas. Só me lembro de tingir ovos com cascas de cebola com a minha avó, para ficarem mais laranja-acastanhados e usar nos folares caseiros, era essa a tradição. 

Fiz esta Babka (ou Pão Doce), com recheio de chocolate e avelã, e é uma das minhas receitas preferidas do momento, e perfeita para a mesa de Páscoa. A massa fica mesmo boa, e se tiverem preguiça de fazerem o creme, podem sempre usar o de compra (Nutella). Desenvolvi a receita para a Makro Portugal, e podem encontrar no perfil de instagram da Makro um vídeo reels com o passo a passo para fazer este pão doce. Resta-me desejar-vos uma boa Páscoa, que seja assim como esta Babka, bem doce.






BABKA DE CHOCOLATE E AVELÃ

Para a massa:

330 gr de farinha T65

1 colher de chá de fermento de padeiro seco

50 gr de açúcar

Raspa de ½ laranja

2 ovos

½ colher de chá de sal

50 ml de água morna

75 gr de manteiga amolecida

 

Para o creme:

(em alternativa usar uma chávena de Nutella)

125 gr de avelãs tostadas

200 gr de chocolate negro 70%

50 gr de açúcar em pó

½ chávena de avelãs picadas para polvilhar

 

Para a calda:

50 gr de açúcar

50 ml de água

 

PREPARAÇÃO

Preparar a massa, colocando todos os ingredientes excepto a manteiga na taça da batedeira eléctrica. Com o gancho de amassar colocado, começar a mexer até misturar, altura em que se começa a colocar a manteiga amolecida, em pedaços e lentamente, mexendo até incorporar. Depois bater bem a massa durante 10 minutos. Colocar num recipiente e tapar com um pano, deixando a levedar num sítio quente por cerca de 2h30, até dobrar bem o volume.

Preparar o recheio, colocando as avelãs num processador e triturar bem até formar migalhas grossas. Juntar depois o chocolate derretido e o açúcar e processar cerca de 5 minutos, até obter um creme liso.

Numa superfície enfarinhada esticar a massa levedada, com a ajuda de um rolo da massa, num rectângulo fino de 35x25cm. Espalhar o creme de chocolate na massa, por toda a extensão. Salpicar com as avelãs picadas e começar a enrolar no sentido do lado maior de rectângulo, até obter um rolinho comprido. Se usar o creme de compra, colocar este rolo no congelador cerca de 10 minutos, para facilitar o corte. Cortar o rolo no sentido do comprimento ao meio, abrir as duas partes e entrançar uma na outra, pressionando as extremidades. Colocar a babka numa forma de bolo inglês com papel vegetal antiaderente e deixar levedar cerca de 1h ou até dobrar o volume na forma.

Pré-aquecer o forno a 180ºC e colocar a babka a cozer até dourar, cerca de 30-40 minutos.

Quando tirar do forno, e ainda dentro da forma, pincelar com a calda de açúcar, que se prepara colocando ao lume o açúcar e a água até ferver por 2 minutos.

 

Bom Apetite!

 




32 comentários:

  1. Está linda e de certeza uma delícia! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. the article is very interesting. easy to understand. and very rewarding. many thanks..

    ResponderEliminar
  3. Review that youngster came into a world that was untouchable and they're looking into their existence. Play mats with strong describing edges have a significant effect in giving youngster their own special inclination space and their own world. Playmats will overall have hooped rings over that have hanging creatures - this also describes kid's world as the real thing is essentially excessively enormous for them to take in. toys in pakistan

    ResponderEliminar