Bolo de Limão e Sementes de Papoila com Glacê de Limão

 


Está a chegar a Primavera. Nota-se bem no ar, nos campos verdes lá fora, nas árvores de fruto em flor. Nos dias que já parecem maiores, e em tudo o que começa a renascer na natureza. Tenho feito muitas caminhadas pelo campo, pela floresta, aqui perto de casa. O tempo convida cada vez mais a estes passeios, apesar do confinamento. A minha saúde mental precisa deste alento, desta lufada de ar fresco que só aqui no campo consigo sentir. 

Caminho ao som do vento nas árvores, nas folhas, no verde. Na terra batida marco os meus passos e anseio pela próxima caminhada, por toda a natureza que cresce em mim. Vou seguindo as cores da paisagem, que nesta altura para além de verde está pintada de amarelo, tempo das mimosas e das acácias em flor. Não resisto a trazer alguns ramos comigo, para deixar a secar em cestos e jarras, para decorar os meus espaços e cenários. São mesmo mimosas.

E combinam tão bem com os limões que trago do pomar para dentro. Ando encantada com o perfume do limão. É sem dúvida um ingrediente indispensável na minha cozinha, e adoro o seu aroma na comida. Então num bolinho acabado de fazer, que leva ainda uma calda de limão e uma cobertura glacê de limão, fica mais que perfeito. A ideia era estrear a minha forma nova da Nordicware que veio da loja Le Cuine, e que estou a adorar. Surgiu então este bolinho tão bom, que combina com estes dias e com as mimosas dos campos.








BOLO DE LIMÃO COM SEMENTES DE PAPOILA E GLACÊ DE LIMÃO

4 ovos caseiros

250 gr de açúcar

120 ml de iogurte grego natural

75 gr de manteiga derretida

raspa de 2 limões grandes

1 colher de sopa de sementes de papoila

200 gr de farinha com fermento

1/2 colher de chá de fermento

 

Calda:

sumo de 1 limão

35 gr de açúcar 

 

Glacê:

100 gr de açúcar em pó

sumo de limão q.b

 

PREPARAÇÃO

Para o bolo misturar muito bem o açúcar com as raspas de limão, esfregando com as pontas dos dedos até ficar molhado. Juntar os ovos e bater muito bem, até ficar volumoso. Juntar depois o iogurte e manteiga e mexer. Peneirar a farinha e o fermento e adicionar, envolvendo na massa. Por fim juntar as sementes e envolver. Colocar na forma untada e levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até cozer.

Depois de desenformar e ainda quente, misturar o sumo de limão e o açúcar da calda e pincelar a superfície do bolo, deixando embeber. Entretanto fazer a cobertura, misturando um pouco de sumo de limão com o açúcar em pó e mexer até obter a consistência desejada (mais fluido ou mais espesso, fica ao gosto pessoal). Depois do bolo arrefecer, espalhar a cobertura por cima e salpicar com sementes de papoila.

Bom Apetite!

 


 

5 comentários:

  1. que maravilhoso. Essas formas são lindas.

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Obrigada Ruth, é delicioso este bolinho.
      Um beijinho.

      Eliminar
  3. I managed to prepare for the holiday, and in order not to write a lot of papers, there is an assistant, like this knowledge, it has writers who will help you get it easily and without problems а+

    ResponderEliminar