Na semana passada o Ananás e Hortelã celebrou quatro anos. Estava eu a pensar que ainda eram só três. Bem, os números não contam. Contam sim as receitas que gosto tanto de aqui partilhar.
É daquelas coisas que me dá imenso prazer em fazer. Um escape à rotina, ao trabalho. Cozinhar aquilo que me faz sentir bem. Preencher os espaços vazios com momentos felizes à mesa. Planear receitas para o fim-de-semana, fotografá-las, escrever histórias sobre elas. Partilhar essas receitas com quem mais gosto, família e amigos, e adoçar-lhes a boca. Com afectos e com fatias de bolo.
Tinha de ser um bolo para celebrar mais um ano. Gosto muito de fazer bolos, assim, rústicos, toscos e imperfeitos. Mas deliciosos. As camadas vão crescendo, e o apetite por aprender mais também.
É tão bom saber que desse lado alguém me lê, alguém faz as receitas e partilha comigo essa experiência. É disso que o blog é feito, da partilha de receitas, de memórias, de sentimentos, de mim.
E é tão bom celebrar à volta de uma mesa com um bolo. Entre amigos. Escolhi um Floresta Negra, pelo chocolate que adoro e por ser a época das cerejas. Vive-se por cá ao ritmo das estações e das coisas boas que merecem ser partilhadas. Obrigada por estarem aí! Este bolo é para vocês.
Floresta Negra
(adaptado do Call me Cupcake)
Bolo:
1 e 1/4 chávena de farinha
1/3 chávena de cacau em pó Pantagruel
1 colher (chá) de fermento
1 colher (chá) de bicarbonato
1 chávena de açúcar
1 ovo grande
2/3 chávena de iogurte natural
50 gr de manteiga derretida
1/3 chávena de água quente
Cerejas em Calda:
250 gr de cerejas
1 colher (sopa) de sumo de limão
1/4 chávena de vinho do Porto
1/4 chávena de açúcar
Recheio:
150 ml natas frescas
1 colher (sopa) de açúcar
Cobertura de Chocolate:
50 gr de chocolate negro 70% Pantagruel
1/4 chávena de natas
1 colher (sopa) de manteiga
Decoração:
cerejas q.b.
raspas de chocolate q.b.
Preparação
Para o bolo: pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar e forrar o fundo de 3 formas com 15cm de diâmetro, com papel vegetal. Derreter a manteiga e deixar arrefecer. Colocar numa taça a farinha, cacau, fermento e bicarbonato e misturar bem, adicionando depois os restantes ingredientes, açúcar, ovo, iogurte, manteiga e água. Mexer muito bem até ficar uma massa homogénea.
Dividir a massa pelas formas preparadas e levar ao forno durante uns 20-25 minutos a 180ºC, até cozerem (teste do palito). Deixar arrefecer 10 minutos antes de desenformar e colocar numa rede. Usar só depois de completamente arrefecidos.
Para as cerejas em calda: descaroçar as cerejas e cortar em metades. Colocar num tacho com os restantes ingredientes e levar ao lume, deixando ferver em lume brando por uns 10-15 minutos, mexendo de vez em quando, até as cerejas amolecerem ligeiramente. Passar a mistura num coador, com uma taça por baixo para reservar o líquido. Colocar as cerejas noutra taça para arrefecer.
Fazer pequenos furos com um palito, nos bolos, e pincelar com um pouco da calda reservada das cerejas.
Para o recheio: bater as natas frescas até ficarem volumosas, espessas e firmes, adicionar o açúcar e bater mais um pouco. Manter no frio até montar o bolo.
Para a cobertura: partir o chocolate em pedaços para uma taça. Num tacho aquecer as natas e manteiga sem ferver, e colocar em seguida sobre o chocolate. Mexer até ficar liso e homogéneo. Deixar arrefecer até ficar mais consistente para a cobertura do bolo.
Montagem do bolo: colocar uma rodela de bolo num prato de servir, espalhar parte das natas batidas e colocar metade das cerejas em calda por cima. Regar com um pouco da calda e colocar algumas raspas de chocolate. Colocar a segunda rodela de bolo e repetir o mesmo processo. Depois de colocar a terceira rodela de bolo, espalhar a cobertura de chocolate e decorar com cerejas frescas e mais raspas de chocolate.
Bom Apetite!
Obrigado Inês por este bolo maravilhoso. Adoro floresta negra e este ficou lindo, lindo.
ResponderEliminarE parabéns pelo blog, que continues a partilhar connosco e por muitos bons anos as tuas maravilhosas receitas e os teus textos sempre tão cheios de amor, generosidade e poesia.
Beijinhos grandes <3
https://instagram.com/annabelle_madeira/
Obrigada querida Annabelle, és sempre um amor!
Eliminarbeijinho grande
Muitos parabéns :)
ResponderEliminarO bolo ficou lindo!
Obrigada Luisa, beijinho.
EliminarQue bolinho lindo!!!! deve ser delicioso!
ResponderEliminarBeijinhos e muitos parabéns! :)
Delicioso é, só se queixaram de ser tão pequenino :) beijinho
EliminarQue bolo lindo, tão rico e tentador, perfeito para celebrar :)
ResponderEliminarParabéns!
Obrigada Marisa, beijinho.
EliminarAi que maravilha! É uma delícia! Lindo!
ResponderEliminarMuitos parabéns doce Inês! ;) Que se sigam muitos mais anos a partilhares essas delícias sempre com as fotografias lindas a que nos habituaste!
ResponderEliminarEste bolo é perfeito... está maravilhoso, como o teu blog.
bjo grande!
Linda Maria João, obrigada pelas palavras lindas que me sabem tão bem ler, um beijinho.
EliminarParabéns!
ResponderEliminarO teu bolo ficou lindíssimo.
Beijinhos
Clarinha
http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2015/06/quiche-de-delicias-do-mar-e-espinafres.html
Obrigada Clara, beijinhos
EliminarQue bolo bonito:))) gostava muito de fazer mas tenho uma dúvida, o bolo fica fofinho só com um ovo? Que medida usou, uma chávena tipo meia de leite? Obrigada
ResponderEliminarLuísa
Usei um ovo grande como na receita original e ficou fofinho sim. Atenção que parece pouco um ovo porque o bolo é de facto pequeno, 15 cm de diâmetro. Para fazer bolo grande terá de aumentar as quantidades em dobro por exemplo. Nós comemos o bolo no dia depois de ser feito e estava bastante fofo, porque também leva a calda e o recheio. A chávena que uso é de 250 ml de capacidade. Obrigada e espero ter ajudado.
EliminarOlá Ginja!
ResponderEliminarParabéns pelos 4 aos do teu blog! Que bom é aprender contigo e ler os teus maravilhosos posts! è uma verdadeira inspiração para quem gosta da cozinhar como eu.
Escolheste um bolo delicioso, mesmo à altura da comemoração! Uma verdadeira delícia!
um grande beijinho
Obrigada Paula, pela simpatia, fico contente por teres gostado do bolo!
EliminarUm beijinho.
Que bolo lindo! Está fantástico! Ainda bem que o escolheste. Acho-o lindo, tão ou mais do que o original. Parabéns por mais um ano. Eu, como seguidora agradeço-te todas as partilhas, histórias e inspirações que nos tens habituado, com tanta beleza e bom gosto.
ResponderEliminarUm beijinho grande querida! Parabéns e que venham muitos mais! ***
Sandra
Miss Cake, este bolo é tosco, mesmo à minha maneira ;) não me faças falar dos teus bolos, esses sim, obras de arte que me fazem suspirar!!
EliminarObrigada linda, por estares aí, e seres tu também uma inspiração. Beijinho.
Bolo lindo! Não podia ter sido mais bem escolhido para a ocasião :)
ResponderEliminarMuitos parabéns, continua a partilhar connosco as receitas maravilhosas, as fotos fantásticas e sobretudo a paixão que tens pela as coisas lindas da vida.
Um abraço
Sara
Obrigada Sara, é tão bom ler-te :) beijinho.
EliminarMuitos parabéns e que fantástica maneira de celebrar :)
ResponderEliminarUm grande beijinho e que continues por cá por muitos mais!
Su, obrigada e um beijinho
EliminarOlá Inês!!!!
ResponderEliminarParabéns, que venham muitos e muitos anos de sucesso e que você continue nos presenteando com as suas receitas deliciosas!!!
Beijos mil!!!! =)
Andrea, obrigada e um beijinho
EliminarEnhorabuena por el cumple blog, espero que sean muchos mas, una tarta deliciosa para celebrarlo y unas fotos muy bonitas, besos
ResponderEliminarGracias!! um besito
EliminarParabéns Inês, por este blog que me enche os sentidos de imagens lindas e felizes. Foi dos primeiros que começei a seguir, ainda nem tinha começado o meu.
ResponderEliminarAinda ontem cá estive e hoje já voltei e voltarei sempre, adoro acompanhar as tuas receitas, delumbrar-me com as fotos e provar com os olhos os teus doces bolinhos.
Bjs
Obrigada Lenita, já me fizeste sorrir :)
EliminarFaço anos amanhã e vou aproveitar a sugestão! Está lindo!
ResponderEliminarManuela, espero que goste e que seja um dia muito feliz!!
Eliminar3 aninhos cheios de coisas boas: comidas, pessoas, descobertas! Que venham mais 3!
ResponderEliminarEu também pensava que eram 3 mas são 4 ;) passa rápido o tempo! beijinho Ondina!
EliminarUau que lindo! Belíssimas fotos... delicioso bolo! Parabéns por mais um ano!
ResponderEliminarhttp://deaprendizachef.blogspot.pt/
Obrigada, beijinho.
EliminarGinjinha querida, meus parabéns pelo seu lindo blog, ano passado fiz 4 anos de blog também e ate tinha me esquecido, vou deixar para comemorar o ano que vem hehe. Embora não te conheça pessoalmente (infelizmente) aprendi a gostar muito da sua amizade, seu carinho e seu blog que me trouxe muitas inspirações.A escolha para celebrar com esse bolo é especial. O Floresta Negra é de fato delicioso, e mesmo sendo imperfeito como disse, ele ficou perfeito, tamanho capricho que é sua marca. Ficou lindíssimo. Que se façam muitos e muitos mais 4 anos de sucesso. Beijinhos
ResponderEliminarJosy querida, acho que é sempre bom celebrar tudo o que gostamos de fazer e afinal fazer um bolinho para comer em família é o melhor pretexto para celebrar os 4 anos. Obrigada pelo seu carinho, é sempre bom ler você. Grande beijinho.
EliminarQue bolinho lindo Inês! Adoro a combinação de sabores do floresta negra e ficou perfeito para a ocasião. O tempo passa a correr, é um facto, mas como dizes, os números não interessam para nada, o que conta mesmo são os momentos e as histórias e as deliciosas receitas que aqui partilhas com quem te lê. Eu sou um admirador do teu trabalho, adoro as tuas partilhas e a tua sensibilidade para a cozinha e para a fotografia. Continua assim, a brindar-nos com os teus posts deliciosos.
ResponderEliminarBeijinho.
Estou a ler os vossos comentários e fico emocionada, tão bom de ler :) também gosto muito desta combinação de sabores, e o chocolate é um grande vício. Obrigada pelas tuas palavras, também tu me inspiras muito com as tuas receitas, sabes disso não sabes? :) beijinho.
EliminarInês querida,
ResponderEliminarnunca sei por onde começar, se pela receita, pelas palavras ou pelas fotos, complicado.
Pois é o tempo passa mesmo muito rápido e pelas minhas contas já acompanho o teu ananás quase do inicio, e é mesmo como dizes, não importa os anos mas sim tudo que envolve o blog.
Não vejo nada de tosco neste bolo, nada mesmoo, está perfeito e tão lindo, guloso claro, e tenho que confessar que esta calda das cerejas está fantástica, qual kirsch qual quê, com vinho o Porto é que é :)
Muitos parabéns Inês, que venham muitos e muitos mais anos, todos eles cheios de bons momentos, e que sejam mesmo muitos pois és sempre uma inspiração para mim, adoro cá passar.
Mereces um chocolate...
beijinhos querida
Sandrinha, hehe vinho do Porto é que é :) também és uma inspiração para mim, pela pessoa que és. Esse chocolate, já sabes que adoro! Beijinhos
EliminarTaoooo booommm!
ResponderEliminarBeijinhos,
http://sudelicia.blogspot.pt/
Obrigada Susana, um beijinho
EliminarFazer mais um ano e sempre com vontade de continuar, enche a alma de quem gosta do que faz... assim és tu!
ResponderEliminarMuitos parabéns, querida, não me esqueço que foste o primeiro blog que comecei a seguir e que tanto me inspirou!
Mil beijos
C
Lembro-me bem de quando começaste, que giro :) obrigada e um beijinho.
EliminarQue lindo bolo,...é uma receita que estou para fazer já há algum tempo e depois de ver este fiquei com vontade de o fazer,....parabéns por mais um aniversário de blog e que contes com muitos mais!
ResponderEliminarBeijinhos,
Espero por ti em:
http://strawberrycandymoreira.blogspot.pt/
https://www.facebook.com/omeurefugioculinario
Gosto muito de Floresta Negra e estava aqui a faltar uma receita no blog, e na época das cerejas juntei o doce ao agradável :) obrigada, beijinho.
EliminarOlá, Inês.
ResponderEliminarUm bolo lindo, a condizer com o blogue que celebra o 4º aniversário. É sempre um prazer passar por cá, ver as tuas fotos e ler os teus textos de celebração dos bons momentos passados à mesa. Que a inspiração e a motivação nunca te faltem. Longa vida ao Ananás e Hortelã!
Beijinhos,
Ilídia
Ilídia, que saudades tuas! Espero que estejas bem, a tua família e os teus gatinhos, e a tua horta :) obrigada por estares aí, um beijinho.
EliminarFelicidades Inés, por estos 4 años de blog!!!
ResponderEliminarUn saludo ♥
Muchas gracias Mercedes, um besito.
EliminarInês,
ResponderEliminarQuando criei o meu blog andava à procura de bogs onde me inspirar, onde pudesse encontrar aquela coisa que me permitia seguir e construir o meu próprio percurso. Encontrei o teu, foi logo dos primeiros, e confesso-te que é sem dúvida dos meus favoritos. Aprendi mesmo muito a ler o Ananás e Hortelã, a ver (e a babar) com as tuas fotografias. A Ovelha Negra cresceu sem dúvida ao inspirar-se em ti :) Muito Obrigada por tudo, por seres sempre tão simpática, e por seres tão criativa
Um beijinho enorme,
Teresa | A Cozinha da Ovelha Negra
Teresa, tem sido muito bom acompanhar-te também :) gosto muito da Ovelhinha e das tuas receitas e fotos, tão bom saber disso! agora fiquei de coração cheio, beijinho.
EliminarE que festejo!! O teu maravilhoso blog merecia um bolo destes :) Muitos parabéns!
ResponderEliminar-
Diogo Marques
Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram
-
Obrigada Diogo, um beijinho!
EliminarOlá! Está para nascer o dia que aqui venha e que fique indiferente às tuas partilhas.
ResponderEliminarConsegues fazer tudo ter tão bom aspecto! Parabéns! :)
Este bolo não é excepção, essa fatia está a chamar por mim.
Beijinhos
Ana Filipa Costa || Petiscana
E olha que este ficou mesmo tosco hehe ;) obrigada e já ia uma fatia já. Beijinho
EliminarOlá! Primeiramente, parabéns por mais um ano de blog e sucesso, lhe acompanho há mais de um ano, mas admiro como os que estão aqui desde o princípio. Desejo que continue sempre inspirada com essas receitas encantadoras e deliciosas, para que possas sempre nos trazer um pouco mais de alegria através de suas postagens! Parabéns <3
ResponderEliminarBeijos, Carol!
www.blogcaroltvrs.blogspot.com.br
Obrigada Carolina, tão bom de ler :) um beijinho
EliminarMuitos Parabéns Inês pelo lindo blog que criaste.
ResponderEliminarÉ sempre um prazer enorme passar por aqui e deliciar-me com as tuas belas receitas e maravilhosas fotos!
Amei o cenário! O bolo está mais que perfeito, encantador e combina com o teu lado ginja :)
Um grande beijinho ♥
Obrigada Patrícia, és um amor de pessoa. Pois combina com a ginja :)
EliminarUm beijinho.
Inês minha querida,
ResponderEliminarque maneira maravilhosa de celebrar mais um ano de vida do seu cantinho com
este bolo lindo e irresistível!
Já vi muitos bolos floresta negra mas lindo assim ainda não, rsrs.
Parabéns e que o seu cantinho continue sendo fonte de inspiração pra todos nós!
Sucessos sempre, adoro vc!
Bom final de semana!
Bjs ♥
Andréa, muito obrigada pelas palavras e carinho. Beijinho.
EliminarParabéns Inês, pelo blogue e pelas receitas maravilhosas que aqui partilhas. Tem vezes que as faço, tem outras que serve de inspiração, porque tal como tu, também gosto de ir ao ritmo das estações :)
ResponderEliminarEste bolo está fenomenal, mas eu não conseguiria fazer um assim, quase de certeza se desfazia no meio do processo :))
Beijinhos e a muitos mais anos :)
Nuno, obrigada, também tu és uma inspiração, adoro as tuas fotos cheias de luz, e acreditas que o bolo quase que caía? :) mas lá se aguentou!
EliminarUm beijinho.
Parabéns Inês, pelo blog! Cada visita me inspira e fico com água na boca!
ResponderEliminarLindas fotos e que vontade de provar este bolo contigo!
Bjs da Croácia,
Marília
Marilia sempre tão simpática, muito obrigada por estar aí, um beijinho.
EliminarQue lindos e inspiradores 4 anos minha querida!
ResponderEliminarEstás de parabéns! Sou tua fã desde sempre como sabes e espero sinceramente que por aqui continues muito tempo. Adoro tudo o que fazes, desde as receitas, às tuas palavras e fotografias e estou sempre a fazer receitas tuas cá em casa (a ultima foi o gelado de cheesecake de cerejas que voou do congelador num ápice).
Esse bolo está maravilhoso e falta-me a sorte de ter um marido que goste de chocolate, senão já o tinha feito ;)
Beijinho grande.
Patrícia linda :) obrigada. Esse gelado de cheesecake é tão bom.
EliminarUm grande beijinho.
Parabéns Inês! Que o teu blog, tão lindo e doce quanto tu, continue a crescer e a maravilhar-nos com as tuas palavras e receitas deliciosas, que parecem não servirem na minha cozinha mas onde encontro sempre inspiração :) Obrigada por todas as partilhas! :) um beijinho grande*
ResponderEliminarE esse bolo...pffff...lindo de morrer!
Patrícia #veggiepolice, obrigada por estares aí, mesmo que nem sempre as receitas de cá, se possam fazer por aí. Aprendi já muito contigo, e espero continuar.
EliminarUm beijinho (e no more sacos provocadores!)
Adorava conseguir fazer uns bolos assim. Está fantastico só apesar devorar o ecrã.
ResponderEliminarMuitos parabéns pelo blog é de uma docura incrivél ;)
Obrigada Alexandra, um beijinho.
EliminarMuitos parabéns Inês. É sempre um prazer passar por aqui para ver as tuas maravilhosas receitas e os textos tão bem escritos. Este bolo ( tal como sempre) ficou lindíssimo e foi uma excelente maneira de celebrar o aniversário do blogue. Que venham muitos mais anos de sã camaradagem e partilhas.
ResponderEliminarBjn
Márcia
Márcia, obrigada pelas palavras. Beijinho.
EliminarToscos e imperfeitos?! O bolo está simplesmente lindo, e nem costumo achar muita piada aos florestas negras! Adoro bolos altos e maravilhosos como esse!
ResponderEliminarParabéns pelos anos, espero que mantenhas o blog por muitos mais - tanto as receitas como as fotos são uma inspiração :)
Avelã, hehe obrigada linda. Continuo a achar meio tosco, mas não é isso que importa verdadeiramente, nada tem que ser perfeito para ser bonito ou saboroso.
EliminarUm grande beijinho.
Parabéns Inês!! Adorei a escolha do bolo, até fiquei com vontade de fazer um também :) E está lindíssimo, tive de vir comentar este post! Adoro como ficou o recheio, branco e vermelho a ver-se por fora! A muitos anos cheios de bolos deliciosos como este ;) Beijinhos
ResponderEliminar