A Ana do blog Anasbageri, lançou um desafio bastante interessante. Se pudessemos convidar uma personagem dum livro ou filme para jantar, quem seria? O que lhe serviríamos? Não foi fácil escolher num mundo tão vasto do cinema e da literatura só uma personagem para receber no meu lar. São tantas as gostaria de ver sentadas à minha mesa.
A escolha acabou por recair numa personagem bem simpática, a Amélie Poulain, do filme Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain. Um filme de Jean-Pierre Jeunet que tanto admiro, que conta a história de Amélie, uma menina que cresceu isolada de outras crianças, por pensarem sofrer de uma doença cardíaca. Uma infância isolada, a morte prematura de sua mãe e a transferência do afecto de seu pai para um gnomo de jardim, condicionaram a forma como se relaciona com os outros e com o mundo. Já em adulta, mudou-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde trabalha no café Deux Moulins, e decide reparar a vida dos outros, tentando trazer felicidade a todos que a rodeiam.
A escolha acabou por recair numa personagem bem simpática, a Amélie Poulain, do filme Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain. Um filme de Jean-Pierre Jeunet que tanto admiro, que conta a história de Amélie, uma menina que cresceu isolada de outras crianças, por pensarem sofrer de uma doença cardíaca. Uma infância isolada, a morte prematura de sua mãe e a transferência do afecto de seu pai para um gnomo de jardim, condicionaram a forma como se relaciona com os outros e com o mundo. Já em adulta, mudou-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde trabalha no café Deux Moulins, e decide reparar a vida dos outros, tentando trazer felicidade a todos que a rodeiam.
Seria um dia de Primavera solarengo. Amélie, chegaria cedo, ao início da tarde. Eu tentaria recebê-la da melhor forma possível, embora o meu francês esteja bastante enferrujado. Ambas esboçamos um sorriso tímido e iniciamos a nossa conversa.
Durante a tarde, um passeio à beira-mar que a surpreende. O vasto areal da Figueira não deixa ninguém indiferente. Aproveita para tirar uma foto ao gnomo de seu pai, na praia, para mais tarde lhe enviar a foto e o incitar à partida e descoberta de novos locais. Os salpicos do mar fazem-na sorrir e recordar momentos não vividos na infância.
Já em casa, uma limonada fresca feita com limões do meu limoeiro recebe-nos depois da caminhada longa. Ela prefere sentar-se no páteo, à sombra da laranjeira, com o meu gato ao colo. E é aí que coloco a mesa e sirvo o jantar, ao fim da tarde, para aproveitarmos a luz. Corre uma brisa suave e coloco música enquanto faço os últimos preparativos. Yann Tiersen é uma boa escolha, diz ela.
Para o jantar optei por fazer algo simples, aconchegante, usando o máximo de produtos caseiros e biológicos do meu quintal. Ela aprova, por gostar de coisas simples.
Um frango caseiro, feito no forno, acompanhado dum arroz de grelos da minha horta. Salada de tomate, cebola e orégãos (tudo da horta) numa taça à parte. Para sobremesa um leite creme queimado na hora. Sorrimos cúmplices ao quebrar a camada generosa de açúcar queimado com a ponta da colher, um prazer simples que partilhamos. Ela diz-me que está tudo do seu agrado. Aprecia os pequenos momentos da vida.
Despede-se, porque já se faz tarde, dizendo que adorou a refeição e o dia bem passado ao sol. Faz-me prometer uma visita a Paris, a tomar um chocolate quente e um croissant consigo no Deux Molins. Fica prometido, num abraço.
(como o post já vai longo, deixo apenas a receita do meu frango no forno, bastante apreciado pela Amélie e pela minha família)
Frango em Vinho e Tomate no Forno
1 frango caseiro
2 cebolas
3 dentes de alho
1 folha de louro
3 tomates
750 ml vinho branco
sal q.b.
Preparação
Partir o frango em pedaços (não muito pequenos) e remover o excesso de pele. Colocar o frango num tabuleiro. Temperar com sal. Por cima do frango colocar as cebolas às rodelas, os alhos descascados, a folha de louro e os tomates aos pedaços. Regar com uma quantidade generosa de vinho branco e levar ao forno bem quente a assar, até reduzir o vinho (+/- 1 hora).
Nota: a quantidade de vinho e o tempo total de forno vão depender do frango. Se for frango caseiro necessita de mais vinho e tempo no forno. Se for frango de aviário, demorará menos tempo e convém reduzir o vinho.
Nota: a quantidade de vinho e o tempo total de forno vão depender do frango. Se for frango caseiro necessita de mais vinho e tempo no forno. Se for frango de aviário, demorará menos tempo e convém reduzir o vinho.
Bom Apetite!
Ginjinha,
ResponderEliminarExcelente texto... E esse franguinho esta com um aspeto de comer e chorar por mais : )
Beijinhos
Acho que a Amélie ia adorar comer este teu franguinho!Que delicioso aspecto!!
ResponderEliminarBjoka
Rita
Querida Ginja não me queres convidar a mim também :) :) Adorei o aspecto do frango, delicioso.
ResponderEliminarBeijinho e boa semana
A Amélie teve razões para apreciar esse frango.
ResponderEliminarExcelente prato e excelente texto!
Beijinhos
Eu também ia gostar muito se tivesse sido convidada!
ResponderEliminarBjs.
Querida Ginja....Adorei a descrição deliciosa do teu dia passado com a Amélie Poulin...
ResponderEliminarSem desafio algum, tenho várias vezes este tipo de fantasias...Já que sou muito solitária. E nos meus maus momentos, são essas fantasias que me ajudam....Mas voltando ao teu belo dia, a descrição que fazes dá para sentir aromas...Ruídos...Tudo! Depois a descrição desse menu tão simples mas ao mesmo tempo tão guloso é o grande final de um dia perfeito e calmo.... As fotos não mentem...Foi um dia em grande !
Bjocas
Ginja, que belo jantar. A tua convidada só podia adorar!! :D
ResponderEliminarEu adorei. beijinhos e tem uma óptima semana!!!
Tenho a certeza que a tua convidada adorou a refeição que lhe proporcionaste, eu iria gostar imenso;)A nossa cozinha partilhada e em boa companhia, faz outro sentido;)
ResponderEliminarBeijinhos e boa semana.
uma convidada à altura deste frango :) uma óptima semana beijinhos
ResponderEliminarFiquei encantada com o teu texto... Amiga, já pensaste em escrever? É que tens jeito, a sério...
ResponderEliminarO franguinho? É como nos habituaste, uma delicia :)
um abracinho
É um dos meus filmes de eleição. As cores, a música, os cenários de Paris e, claro, Amélie. Adorei a tua participação. Poderia ser a minha :)
ResponderEliminarBeijinhos
Bem, eu confesso que vi esse filme ainda muito jovem e não gostei pois na altura não percebi o sentido.
ResponderEliminarMas garanto-te que do teu frango gostei imenso!
Beijinhos
Olá:)
ResponderEliminarParabéns! Adorei!
Fizeste uma boa escolha porque adoro o filme, as músicas, a personagem da Amélie Poulin. O jantar digno de uma pessoa como a Amélie. Tudo perfeito!
Está também escrito que até parece que faço parte da cena, um espetáculo:)
Também adoro franguinhos e outras coisinhas mais caseiras, tenho a sorte de normalmente me ofereceram esses miminhos:)
Boa semana!
Beijinhos
OLÁ MINHA QUERIDA BOA TARDE!
ResponderEliminarQUE LINDO O SEU TEXTO PARABÉNS! TENHO CERTEZA QUE A SUA CONVIDADA FICOU ENCANTADA COM TODO ESTE CARINHO E COM ESTA RECEITA DELICIOSA!
TENHA UMA SEMANA ILUMINADA!
BEIJINHOS DE ♥
Ginjinha, que escolha deliciosa a Amélie!! Esse filme é divinal, adoro-o e faz parte dos meus preferidos:)
ResponderEliminarA tua história está fabulosa (como a personagem o é) e a escolha do menu muito acolhedora, com ingredientes frescos da tua horta, de certeza que ela adoraria! E o aspecto é maravilhoso!
Gostei muito!
Um grande beijinho e uma excelente semana:)
Minha flor,
ResponderEliminarSó agora vi a tua participação e nem sabes como me deixa feliz. tal como a Ilídia, esta também podia ter sido uma das minhas convidadas.
Adorei a simplicidade do menú a forma como descreves o vosso encontro, quase me sentei à mesa convosco.
Muito obrigada por teres aceite o desafio, esperemos que este seja o primeiro mês de muitos com convidados e estórias famtásticas.
E deixo-te tb o convite para seres host deste passatempo num destes meses.
bjs e boa semana
Olá Ginja.
ResponderEliminarQue bem escolhida, a convidada e a ementa. Sobretudo com a vantagem dos ingredientes da horta. Como eu gosto dos quintais!...
Amélie faz parte do meu quotidiano. Nestes dias, e em muitos outros, é a música que Yann Tiersen fez para o filme que se vai ouvindo no trajeto casa/escola. Escolha da minha filha. Uns dias quer a Amélie, noutros a Regina Spektor.
Parabéns pela participação.
Boa semana!
Que lindo, Ginja, adorei a descrição desse jantar, queria ser convidada também, rs. Beijos!
ResponderEliminarGinjinha, a convidada não podia ser melhor...esse é um dos meus filmes preferidos! Desde a música, os cenários dessa linda cidade...à própria personagem,que, além de linda, tem uma forma de ser bem especial e uma delicadeza muito própria!
ResponderEliminarA tua participação está excelente, como sempre! A receita uma delícia, o texto também...conseguiste com que eu cheirasse esse frango, sentisse o sabor do açúcar crocante do leite creme...até o entardecer eu senti...5*! Os meus parabéns!
Um grande beijinho miga e boa semana!
A convidada é perfeita... doce, sensível, um verdadeiro encanto essa personagem! O teu prato...bem, esse frango está com um aspecto maravilhoso. Parabéns pelas escolhas.
ResponderEliminarbeijinho
Um prato perfeito para receber a Amélie.
ResponderEliminarTudo muito bem escolhido.
Um beijo e boa semana
Com um pratinho assim também eu queria ser tua convidada...ficou com muito bom aspeto.
ResponderEliminarBeijinhos
Ginja, seguro que Amélie se sentiría feliz de compartir tu mesa, con ese pollo de corral y la limonada de tu cosecha... Con su espíritu libre apreciaría tu jardín y todo lo bueno que compartes con ella. A mí me impresionó en su día la película. Tal es así que la tengo bien guardada en mi estantería y la veo de vez en cuando. Brindo contigo y Amélie y comparto con vosotras ese rico flan!!! Besinos.
ResponderEliminarÓptima escolha da personagem.Magnífica escolha da receita. Parabéns. Adorei.
ResponderEliminarBeijinhos da Maria
Ingredientes da terra, tudo do melhor para uma convidada especial. Depois da infância que teve até consegui se transformar numa adulta bem equilibrada. Parabens pela participação. Excelente.
ResponderEliminarBeijinhos
Querida Ginja, até me ajeitei melhor em minha cadeira, baixei o som da tv, e me deliciei com seu desafio. Que riqueza de detalhes, tão real, e ao mesmo tempo, tão minucioso. Adoro o seu jeito de escrever Ginja, nos leva para dentro da história, seja ela real ou não. Com certeza Amélie adorou a refeição, e voltará mais vezes em seu aconchegante lar. Esse frango ficou perfeito, com um lindo visual e certamente delicioso. Parabéns amiga, voce conseguiu em um final de tarde, proporcionar momentos felizes que um dia ela tanto necessitou, e um carinho de uma amiga que nunca teve. Amei. Bjocas ótima semana
ResponderEliminarUM FRANGO DELICIOSO DE CERTEZA QUE FEZ BASTANTE SUCESSO.
ResponderEliminarBOA SEMANA
BJS
Uma personagem fantástica de um filme que me encantou:)
ResponderEliminarPenso que a Amelie gostou da tua escolha: comida simples que vem da horta. Haverá algo mais genuíno?
Beijo
Engraçado, na minha cabeça a Amélie é vegetariana :) Mas eu não sou e esse frango seria saboreado com muito gosto!
ResponderEliminaró Ginja, isso é que é criatividade!! Com este menú, não é só a Amelie que ai vai parar, mas sim toda a blogosfera. Tens é de meter a receita do leite creme também, que eu sou uma perdida... Um grande beijinho
ResponderEliminarBoa escolha para jantar, acho que a ementa conquistaria qualquer um mas decerto colocou um sorriso nesta convidada.
ResponderEliminarGostei do teu texto.
Bjs
Parece delicioso.
ResponderEliminarAdorei o texto.
Bjs
Também já vi esse desafio, e acho muito bom! Uma ideia original e criativa :) Quanto ao frango, com certeza que ela adorou, quem não adoraria? Parece fantástico. Beijinho *
ResponderEliminarGinja, adoro vir aqui no seu blog! Sempre me surpreendo com receitas, textos e ideias incríveis!
ResponderEliminarAcho muito legal essa união de vocês aí em Portugal. Posso roubar a ideia e postar esse desafio também? :)
Delícia de frango. Deve ficar muito suculento!
Grande beijo!
Ginja querida, obrigada pela preocupação, sim estou melhor das costas graças a Deus. Espero que estejas bem também. Bjos amiga, obrigada e uma execelente noite
ResponderEliminarA travessa e doce Amélie Poulain é uma convidada bem simpática (e deu o nome a uma gata que tive :)). Gostei imenso desse frango.
ResponderEliminarBeijinhos
Ginjinha, adoro esse filme, adoro a Amélie! A sua espontaneidade criativa é genial! Única!
ResponderEliminarBeijinho*
Ginja,
ResponderEliminarExcelente escolha de convidada e de receita! Gosto muito, muito da Amélie e ADORO a banda sonora do filme. Da próxima vez que comer frango assim, vou lembrar-me dela. E de ti. ;)
Um beijo*
Ficou com um aspecto fenomenal este teu franguinho e quanto a escolha da convidada, não podia ser de melhor bom gosto.
ResponderEliminarBeijinhos para ti,
Lia
Que almoço maravilhoso! Viajei junto na descrição do dia! Delicia! O frango está bem com o jeitinho de comidinha da Amelie Poulain e tenho certeza absoluta que ela adorou o passeio! Beijos, Paula
ResponderEliminar